Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

Compartilhar a notícia

Os quadros têm o poder de valorizar um ambiente e trazer personalidade. E por que não usar referências cinematográficas para fazer sua decoração com quadros?

27 de junho de 2022

Atualizado: 30 de junho de 2022 6 min de leitura
quadros filmes shutterstock

Colaboração de Marcela Guimarães

Sabe aquela frase “uma imagem fala mais que mil palavras”? Assim acontece quando você escolhe um quadro para compor a decoração de um ambiente. Temas de filmes podem imprimir ainda mais personalidade, já que vêm carregados de mensagens subliminares e histórias. 

“Normalmente, os quadros entram durante o processo, complementando o design.  Mas também é permitido inverter essa ordem e utilizar a peça como elemento central. Assim será possível transformá-la no ponto de partida para a decoração”, sugere Vini M Furtado, arquiteto responsável pelo time de design de interiores da Loft.

Quantas pessoas não saíram do cinema com ao menos uma vontadezinha de ter nas mãos - ou nas paredes - uma das pinturas de Frida Kahlo ou de Diego Rivera, exibidas no filme Frida? A explosão de cores e formas mostradas no filme inspiram, divertem e também trazem à tona sentimentos como paixão, raiva e tristeza. O famoso autorretrato da artista, com destaque para as sobrancelhas que se juntam, tornou-se um link direto para a obra cinematográfica. E ganhou versões de diversos artistas, em formatos e cores diferenciadas, facilmente encontradas em lojas e sites. 

Os amantes da sétima arte ou fãs de histórias em sagas, como Star Wars, Vingadores ou O Poderoso Chefão, vão se divertir preenchendo as paredes com símbolos que remetem às obras. Pode ser um poster do filme, fotos de personagens centrais ou gravuras que fazem link direto com a obra.

Um bom exemplo é o clássico Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick. A engrenagem com ponto preto no centro, formando um olho, o chapéu estilo Chaplin ou a bengala, remetem diretamente ao personagem principal, o alucinado Alex.

laranja mecanica quadro filme
Quadro faz referência ao filme Laranja Mecânica. Foto: Fanart

Em uma rápida navegação na internet, é possível encontrar gravuras e ilustrações do título em português ou inglês - A Clockwork Orange - para colocar na parede. E não tem regra: sozinho, em pares ou compondo uma galeria, o importante é que a peça tenha sentido para quem mora ali e quer trazer o filme como protagonista do décor.

Inspire-se numa galeria de arte

Se a sua ideia é transformar o quadro do seu filme favorito em personagem central da decoração de um ambiente, ele precisa ser destacado. Uma maneira eficiente de  fazer isso é investir na forma exposição, como fazem as galerias de arte.

“A forma mais simples é ter uma parede neutra e usar o quadro como destaque caprichando na iluminação”, sugere Vini. Spots direcionados para os quadros, arandelas, fitas de LED e abajures. Há várias formas de trazer destaque usando a iluminação.

quadro star wars estante
Ao lado de uma luminária branca, o quadro de Star Wars ganha destaque. Foto: Amazon

Parede neutra não quer dizer sem graça. “Podemos ir desde o básico branco até uma textura como tijolo, passando cimento, ou um painel de madeira liso”, exemplifica o arquiteto.

frida quadro parede tijolo
O fundo de tijolo branco destaca as cores do quadro de Frida Kahlo. Imagem ilustrativa: Quadrorama

Use cores para dar destaque

Não apenas o branco funciona para realçar um quadro na parede. Preto, cinza ou tons claros de outras cores também funcionam bem. “O cinza é a cor que mais destaca as demais”, diz o arquiteto Vini.

marilyn monroe quadro
Fundos coloridos destacam imagens mais suaves e transformam o quadro em protagonista. Foto: Quadrorama

“Podemos trabalhar também outros fundos coloridos, mas é importante que eles se relacionem com o quadro escolhido de alguma forma”, diz Vini. “Uma boa estratégia é escolher uma cor que esteja no quadro, e usar um tom acima ou abaixo. Isso vai fazer com que você tenha um pano de fundo colorido, mas que se relaciona com o quadro”.

cadeira amarela quadro decoração
O quadro com tons de cinza se destaca na parede com tonalidade mais forte da mesma cor. Foto: Unsplash

Outra possibilidade é usar o círculo cromático para encontrar a paleta ideal para compor o fundo do quadro, usando as cores análogas (próximas) ou opostas. Se o quadro tem tons de amarelo forte, a cor oposta é o azul. Essa composição dará o protagonismo desejado à obra escolhida.

circulo cromatico shutterstock
O círculo cromático ajuda a escolher cores análogas e opostas para a composição de cores do quadro escolhido e os demais objetos de design. Foto: Shutterstock

Faça composições e cenários

Mesmo quando o quadro escolhido é o protagonista de um ambiente, ele não precisa necessariamente impor um estilo de design. Do clássico ao moderno, tudo vai depender do estilo que você deseja. A obra vai se encaixar perfeitamente no décor escolhido.

Criar um cenário para o tema do filme também é uma solução. Isso costuma ser bem comum em quartos, principalmente de adolescentes. Os pôsteres de heróis que estrelam a série de filmes dos Vingadores costuma enlouquecer os fãs da Marvel. Não faltam opções de imagens interessantes, que podem ir da foto do personagem a objetos usados por eles, e ainda atitudes e frases. A decoração pode ser complementada por canecas, bonecos, luminárias e jogos de cama. 

Quem não quiser criar um cenário, mas ainda focar no filme preferido e emoldurado, vale absorver a estética usando algum objeto que se conecte com o tema. Uma almofada, por exemplo, pode fazer um link com o quadro temático de maneira sutil.

almofada laranja mecanica minimalista
Foto: UrbanArts

Crie maneiras diferentes de apresentar seus quadros

Que tal sair do óbvio? O quadro não necessariamente precisa estar pendurado na parede. “Um pegada mais moderna é usá-lo o apoiado no piso, principalmente se a peça for grande”, aconselha o arquiteto Vini. Mas, para que a composição fique bacana, é importante que o quadro escolhido seja grande. “O recomendável é usar peças acima de 90 centímetros de altura”, complementa. Apoiar as obras em móveis também é uma solução interessante. Além de destacar o quadro, vai valorizar aquela peça de mobiliário imponente. 

fight club quadro chao
Apoiar o quadro no piso é uma tendência e traz destaque para a obra. Foto: Enquadrart

Saiba mais:

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos colaboradores da Loft especialistas em economia, decoração, mercado imobiliário e estilo de vida. São profissionais altamente capacitados e com anos de experiência em produção de conteúdo para te ajudar nas suas principais dúvidas.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.