Dicas de como anunciar um apartamento para vender mais rápido

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Quer vender um apartamento mas não sabe por onde começar? Veja aqui algumas dicas para vender rapidamente ao deixar seu anúncio mais atrativo

03 de junho de 2022

Atualizado: 31 de janeiro de 2024 7 min de leitura
sala de apartamento co paredes pintadas de cor de rosa, quadros e sofá

As plataformas digitais vieram para revolucionar o mercado imobiliário e facilitar a vida de quem busca o imóvel dos sonhos para comprar, e também para quem quer anunciar um apartamento. Por outro lado, nem sempre é rápido vender. Uma pesquisa do departamento de vendas da Loft em 2021 mostrou que um terço dos vendedores está desmotivado. A grande queixa é a demora para fechar uma venda. Muitas vezes um anúncio do imóvel mal planejado é a pedra no caminho desse cliente.

Elaboramos essa lista com algumas dicas do que se atentar na hora de criar seu anúncio de imóvel. Veja abaixo:

Fotos boas são essenciais para anunciar um imóvel

Dicas de foto para anunciar apartamento
Sem pessoas! Não pode aparecer ninguém nas fotos do anúncio. Foto: Fly

A grande vitrine são as fotos. As pessoas compram com os olhos e, se não tiver uma boa vitrine, a gente não consegue encontrar comprador. A foto é a alma do negócio para criar esse interesse no cliente, principalmente a foto de capa, porque é um chamariz. Precisa ser uma foto da sala que introduza a visão do apartamento e dê uma amplitude interessante para aquele imóvel.

Variedade

É bom ter uma sequência de, pelo menos, 20 fotos com os cômodos da casa e as áreas comuns do prédio;

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Iluminação

Ninguém quer um apartamento escuro. Tire as fotos de manhã e acenda as luzes;

Organização

Nada de bagunça! Papéis sobre a mesa, roupa no varal, cama desarrumada, louça suja ou brinquedos espalhados passam uma sensação ruim para o comprador. Deixe para tirar as fotos em um dia em que a casa estiver limpa e organizada;
Impessoalidade: não pode ter ninguém nas fotos! Se possível, evite deixar fotos, objetos pessoais ou objetos religiosos à vista. Itens médicos, como camas hospitalares, não podem aparecer. E cuidado com os espelhos!

Condomínio

Imagens da piscina, da academia, salão de festas, da fachada do prédio e da garagem ajudam o comprador a entender como é aquele condomínio. E aqui tem que ser foto mesmo, não vale usar aqueles projetos em 3D que a incorporadora usa no material de divulgação. Cuidado, também, para não mostrar o rosto ou a placa do carro de algum vizinho;

Qualidade

Se possível, chame um fotógrafo. As fotos profissionais têm mais relevância no portal e, com isso, o anúncio acaba tendo mais visualizações. Mas as imagens amadoras também são aceitas, desde que sigam os critérios acima.

Fotos de cachorro chamam a atenção no anúncio, mas cuidado para não exagerar! (imagem: Shutterstock)
Fotos de pet chamam a atenção no anúncio, mas cuidado para não exagerar! Foto: Shutterstock

Dica de Ouro

Uma curiosidade: fotos com animais de estimação tendem a ter mais acesso. Então o pet pode aparecer, mas sem exageros. “A gente não gostaria que todas as fotos tivessem bichinho, porque senão parece que é uma plataforma de vendas de bicho. Pode tirar o foco do imóvel”, avisa Naty.

Anúncio do imóvel bem escrito

Assim como as fotos, o texto do anúncio precisa contar uma história, mostrar os pontos fortes e ser claro e informativo, afinal quem está buscando um apartamento quer ter o máximo de informações possível.

“Fazer uma boa descrição e trazer também um pouco mais de humanização. Fazer com que o cliente entenda como é esse bairro, o que tem de interessante. Um roteiro com começo, meio e fim”, orienta Naty.

Informações fundamentais de como anunciar apartamento

Tamanho

É preciso deixar claro quantos metros quadrados o apartamento tem de área privativa, ou seja, quanto mede a área interna. A área externa não entra nessa conta;

Assinatura

Conte para o interessado se o apartamento foi assinado por um arquiteto ou designer de interiores;

Amenidades

Explique as facilidades que o bairro oferece e qual é a distância até elas. Metrô, parques, escolas e praias são algumas das atrações que podem conquistar o interessado;

Posição

Qual a posição do imóvel no prédio? Ele fica de frente ou tem uma vista emparedada? Aqui também cabe dizer se o apartamento está em um andar alto ou se tem uma vista agradável;

Garagem

Quantas vagas de garagem o apartamento tem? O estacionamento é um fator importante para o comprador, que também quer saber se a garagem é coberta e se as vagas no condomínio são fixas;

Iluminação e posição do sol

A apartamento recebe o sol da manhã ou o sol da tarde. Essa informação pode ser decisiva, principalmente em cidades mais quentes;

Despesas

Não deixe de informar o valor do IPTU e do condomínio do apartamento.

Prós e contras

“É super importante a transparência para o comprador. Logo no anúncio, ele precisa entender os prós e contras. Até porque provavelmente vai fazer uma visita antes de comprar esse imóvel. E tudo que for surpresa vai ser ruim”, alerta a gerente da Loft.

Coloque um preço justo no apartamento

E falando em informação verdadeira, o preço também precisa ser real. Por mais que o vendedor queira valorizar o imóvel, ele só vai ser vendido se o valor do metro quadrado estiver adequado para aquele bairro.

“É um ponto em que a gente tem batido bastante. Porque muitos proprietários querem trabalhar com o preço num valor emocional, especulando um pouco o mercado”, lembra Naty Carnaval.

Também é preciso considerar que há carência de informações públicas disponíveis que ajudem o vendedor a definir melhor o preço do seu imóvel. Estudos da Loft mostram que pode passar de 30% a diferença média entre os valores anunciados dos imóveis em relação aos preços efetivamente transacionados em bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Loft tem uma ferramenta de avaliação de imóveis para ajudar a chegar ao valor de mercado do apartamento, sem especulação.

É importante manter o anúncio sempre atualizado. Informe sempre na plataforma sobre mudanças no preço, reformas no apartamento ou no prédio e se o imóvel está alugado.

Cuidados com a privacidade dos vizinhos: evite postar fotos com placas de carro no anúncio (imagem: Loft)
Cuidados com a privacidade dos vizinhos: evite postar fotos com placas de carro no anúncio. Foto: Loft

Agenda de visitas livre

Quanto mais visitas o imóvel receber, maior a chance de ser vendido rapidamente.

“É importante que ele deixe essa agenda o mais aberta possível para que receba mais visitas, porque quanto mais visitas, mais possibilidades de negociação”, explica a gerente da Loft.

A sugestão é a disponibilidade de 20 horas durante a semana e, pelo menos, uma hora no fim de semana. E evite cancelar as visitas. Os cancelamentos podem fazer o anúncio perder relevância na plataforma e aparecer menos para os compradores.

E para receber os interessados no apartamento, a lógica é a mesma das fotos: sem bagunça! Deixe o imóvel fresco e agradável. Para isso vale abrir as janelas ou ligar o ar condicionado, tirar o lixo e até colocar um aromatizador no banheiro.

“Sabe aquele dia posterior à faxina, em que a casa está bem clean e organizada? É assim que tem que estar no dia da visita. Tem que deixar a casa super nos trinques”, encerra Naty.

Gostou das dicas? Então veja também como cadastrar seu apartamento para divulgar seu imóvel na Loft.

Head de SEO da Loft com mais de 10 anos de experiência construídos através de passagens pelo varejo e mercado financeiro. Eleito um dos 3 melhores profissionais de marketing digital do Brasil em 2021 pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

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