Saiba como ter ganho com aluguel ou venda de imóveis em ebook gratuito

Compartilhar a notícia

Estudo com dados inéditos mostra qual perfil de imóvel traz mais retorno para cada tipo de investidor

06 de fevereiro de 2024

Atualizado: 06 de fevereiro de 2024 3 min de leitura

Os apartamentos menores e fora dos bairros centrais de São Paulo trazem mais retorno para o investidor que pensa em obter renda com aluguel. Já os imóveis maiores, em áreas centrais, trazem mais retorno para quem pensa na compra e venda.

Essa é uma das conclusões de uma série de estudos feita pela startup imobiliária Loft que avaliou o retorno para investidores que pensam em atuar com imóveis.

Foram utilizados dados oficiais, como os do Banco Central e da Prefeitura de São Paulo, além de análises com base no modelo próprio de precificação, a Calculadora de Preços Loft, treinada com mais de 10 milhões de anúncios.

O estudo, feito pelo economista, pesquisador da FEA/USP e fundador da RBA Consultoria Econômica, Rodger Campos, pode ser conferido na íntegra no e-book “Investimento Inteligente: explorando ilhas de oportunidades no mercado de imóveis”. Clique aqui para acessar o ebook.

A análise mostra que os apartamentos menores conseguem um retorno médio anual de 7,5% do seu preço de venda em aluguel. Já os imóveis maiores têm retorno menor, de 5,95% (métrica conhecida como “rental yield”).

Para a divisão de tamanho, os imóveis foram divididos em três grupos (menores, médios e maiores), cada um com 33% do total de imóveis na cidade.

Retorno anual com aluguel, por tamanho de apartamento

MenoresMédiosGrandes
7,5%6,56%5,95%
Fonte: Calculadora de Preços Loft; considera a razão entre o preço de venda e a renda potencial com aluguel no ano

Em relação à localização, áreas mais distantes do centro expandido, como Artur Alvim e Itaquera, trazem retorno maior do que Jardim Europa e Paraíso –como há maior déficit habitacional nas regiões periféricas, o aluguel fica mais atrativo.

Mapa: regiões da cidade de São Paulo com maiores/menores retornos com aluguel

(áreas azuis tendem a ter menos retorno, e as vermelhas, maiores)

Fonte: Calculadora de Preços Loft

O estudo mostra, porém, que sempre há ilhas de oportunidades, mesmo em áreas não usuais. Regiões dos Jardins, Higienópolis e Santa Cecília, bairros centrais, por exemplo, tendem a ter retorno com aluguel entre os maiores da cidade, especialmente com apartamentos maiores.

Anúncios

Retorno de compra e venda

Nos últimos cinco anos, cerca de 10 mil apartamentos foram vendidos duas vezes no período na cidade. Essa amostra permite medir a variação do preço entre as duas transações (ou seja, a valorização com a compra e venda).

Os dados foram analisados a partir da base do ITBI, da Prefeitura de São Paulo, que informa o valor dos imóveis transacionados na cidade, além do volume de imposto pago.

O perfil do retorno é diferente do verificado com aluguel. Na compra e venda, são os apartamentos maiores que possuem maior valorização (14% comparando as duas vendas, ante 9,1% dos menores).

Valorização com venda de imóveis, por tamanho de apartamento

MenoresMédiosGrandes
9,1%10,9%14%
Fonte: Calculadora de Preços Loft; considera diferença de preços entre vendas, entre 2019 e 2023

E são nos bairros mais centrais que a valorização é mais acentuada (no Itaim Bibi e na Sé ficam na casa dos 25%).

O estudo destaca, porém, que o investidor também precisa considerar fatores como gastos com manutenção dos imóveis e risco de inadimplência, ao montar sua carteira –o ideal é conseguir diversificar as apostas.

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.