Conheça os principais pontos e documentos do processo de compra e financiamento de imóvel e como a Loft te ajuda com tudo isso!
Melhor começar avisando, né? Evitar 100% da burocracia para comprar um imóvel é impossível, inclusive porque ela existe também para proteger os direitos das duas partes (vendedora e compradora). Mas dá para diminuir a dor de cabeça, com certeza!
Qual a burocracia para comprar um imóvel?
A burocracia para comprar um imóvel tem basicamente 4 partes:
- Verificar se o imóvel tem pendências jurídicas/financeiras
- Verificar se o vendedor tem pendências jurídicas/financeiras que podem afetar esse imóvel
- Contratar um financiamento imobiliário (se for o caso)
- Documentar a compra publicamente no cartório (com escritura pública e registro na matrícula do imóvel)
Principais documentos para compra segura de imóveis
De compradores
- Cópias de RG e CPF
- Cópia da certidão de estado civil
- Comprovantes de renda atualizados (como holerites ou Declaração de Imposto de Renda)
- Comprovante de residência
- Certidão negativa de ações cíveis ou federais
- Certidão negativa de interdição, tutela e curatela
- Certidões Negativas de Débitos das Fazendas Estadual e Municipal
De vendedores
- Cópias de RG e CPF
- Cópia de certidão de estado civil
- Certidões negativas de ações cíveis ou federais
- Certidão negativa de interdição, tutela e curatela
- Certidões Negativas de Débitos das Fazendas Estadual e Municipal
Do imóvel
- Cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis
- Certidão atualizada de ônus reais (se ele tem ou não alguma ação tipo hipoteca, usufruto, penhora)
- Certidão negativa de IPTU
- Declaração de inexistência de débitos condominiais
- Declaração de saldo devedor, se o imóvel for financiado
Como fazer um contrato para compra de imóvel
Um contrato para compra de imóvel (conhecido como CCV) não é obrigatório, mas é (muito) recomendável. É um contrato normal de compra e venda, que deve conter as informações básicas do imóvel, de quem vende e de quem compra, o preço acordado e as condições de pagamento.
E a recomendação é que não seja um contrato de gaveta, como são chamados os contratos informais: você terá mais segurança se ele for registrado em cartório.
Lembrando que só assinar um contrato não significa que o imóvel agora é seu, isso só acontece depois de assinada a escritura pública e feito o registro na matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis. Mas no contrato você pode prever uma multa caso os proprietários desistam da venda, isso vai te dar ainda mais segurança.
Como obter financiamento para compra de imóvel
Aqui você tem os documentos básicos que qualquer credor vai demandar:
- Documentos pessoais (RG e CPF)
- Certidão de estado civil
- Documentos pessoais de cônjuge (caso se aplique)
- Documentos específicos para usar FGTS (caso se aplique)
- Recibo de Declaração de Imposto de Renda
Com eles no sistema, o credor vai começar seu processo de análise de crédito, que é basicamente uma grande pesquisa sobre seu histórico de gastos e pagamentos. Em seguida, ele vai verificar sua renda e calcular quanto você pode receber de empréstimo (normalmente equivale a 30% da renda).
No fim, com a aprovação, vai chegar para você uma proposta de financiamento imobiliário com o valor proposto (até 80% do valor total do imóvel), o prazo para pagamento (que pode chegar a mais de 30 anos) e a taxa de juros para seu perfil.
Se você decidir aceitar e contratar aquele financiamento, surgem outras burocracias para comprar imóvel, como a vistoria do imóvel em questão (feita por um parceiro do credor) e o envio de documentos extras (Matrícula do imóvel e certidão do IPTU)
Para saber mais: Quais são os documentos necessários para fazer um financiamento imobiliário?
Como ter segurança em uma transação imobiliária
Faça um bom planejamento financeiro
É importantíssimo planejar-se para comprar um imóvel, já que essa não é uma compra que se faz no impulso e nem que se encerra rapidamente (pelo menos não se você optar por um financiamento imobiliário).
Então para que você precisa se planejar financeiramente?
Tem a entrada, que é uma parte (cerca de 20% do preço) que precisa ser paga à vista. Tem também uma quantia que precisa ser separada para pagar impostos e custos de cartórios e acaba somando 4-5% do valor do imóvel.
E aí tem os custos mensais para adequar no seu orçamento, como os custos fixos daquele imóvel (condomínio, IPTU, etc.) e da compra em si (a parcela do financiamento imobiliário, se for o seu caso).
Ah, e aqui vão duas dicas que os especialistas não se cansam de repetir:
- Seus custos com moradia deveriam ser no máximo 30% da sua renda mensal (incluindo a parcela do financiamento)
- Para ter mais segurança financeira, é útil ter entre 3 e 6 meses de custos fixos separados em um fundo de emergência
Leia também: 5 razões para você se planejar para sair do aluguel
Acesse informações seguras
Uma compra desse porte – seu próprio apê! – merece ser 100% compreendida. Se você tiver dúvidas, não jogue nenhuma para baixo do tapete: pesquise tudo e também procure o conselho de pessoas que sabem do que estão falando, como corretores e advogados.
Além disso, é super importante conhecer o checklist de documentos que a parte vendedora pode apresentar para que você tenha certeza de que aquele negócio é confiável. Sempre peça as certidões negativas para evitar riscos.
Leia também: Golpe de financiamento imobiliário: veja como fugir das armadilhas
A Loft te ajuda com toda essa burocracia de um jeito moderno e descomplicado
A Loft surgiu para descomplicar e agilizar as transações imobiliárias brasileiras e hoje trabalha com compra e venda de apartamentos residenciais em SP, Rio, BH e Guarulhos, além de prestar assessoria gratuita de financiamento imobiliário para todo o Brasil.
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