Grupo Loft aumenta receita em 40% com ganho de eficiência, ajuste de custos e foco na entrega de tecnologia para as imobiliárias

Compartilhar a notícia

23 de maio de 2023

Atualizado: 21 de julho de 2023 5 min de leitura
  • Companhia integrou diferentes serviços e passou a focar crescimento via parcerias com imobiliárias
  • Marketplace de compra e venda registra aumento de 85% nos negócios distribuídos pelas imobiliárias parceiras no 1o tri de 2023
  • Custo para aquisição de clientes tem redução de mais de 70%
  • Credpago supera 250 mil contratos de fiança locatícia, desempenho puxado pelo contexto favorável do mercado de aluguéis.
  • Aumento de receita e diminuição de despesa nos últimos 12 meses permitem companhia prever break even no segundo semestre deste ano

O Grupo Loft, startup do mercado imobiliário que usa tecnologia para facilitar a compra, a venda, o financiamento e o aluguel sem fiador, registrou nos 12 meses encerrados em março de 2023 um aumento de receita de 40% em relação a igual período de 2022. O resultado foi puxado pelas verticais de fiança locatícia e marketplace de compra e venda por meio das parcerias imobiliárias (B2B), e ocorre após um processo de integração, ganho de eficiência, ajustes de custos e priorização.

“Passamos por um processo de ganho de eficiência e ajustes de custos  em que as escolhas que fizemos somadas ao foco do time foram fundamentais para continuarmos com nossa trajetória de crescimento”, afirma Marcel Régis, que assumiu o comando da operação há nove meses.

O ganho de eficiência veio com o aperfeiçoamento de processos internos, como a melhoria do conteúdo entregue a quem faz uma busca do site. Trata-se de um conjunto de medidas que resultou numa redução do CAC (custo de aquisição de clientes) superior a 70%,  na comparação dos últimos 12 meses terminados em março deste ano com os 12 meses anteriores. 

“Na outra ponta, a do crescimento, fizemos um trabalho de priorização, com um forte aumento do nosso foco no segmento B2B”, afirma o COO. As imobiliárias parceiras passaram a utilizar o marketplace da Loft e outras ferramentas da companhia. 

Com as mudanças, o número de transações fechadas no site da Loft com intermédio das imobiliárias parceiras saltou 85% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.

A vertical de fiança locatícia, em que atua a CredPago – maior empresa de aluguel residencial sem fiador do Brasil, presente em mais de 600 cidades – também registra resultados positivos. Ela acaba de superar a marca de 250 mil contratos sob gestão, desempenho puxado pelo contexto favorável do mercado de aluguéis.

Houve também despriorização. A vertical de aluguel de períodos curtos e a de reforma foram descontinuadas.

Com estes ajustes e resultados, o Grupo Loft está no caminho do equilíbrio financeiro. “Estamos trabalhando para atingir o break even em algum ponto do segundo semestre”, diz Regis. 

Integração e foco no B2B –  O marketplace de compra e venda da Loft, a fiança locatícia da CredPago, a originação de financiamento imobiliário da Credihome e o CRM e inteligência de dados imobiliários da Vista agora compõem uma solução unificada. O Grupo Loft como um todo atende a um número recorde de clientes do B2B: 7 mil imobiliárias. Trata-se de um dos maiores volumes de clientes de B2B do mercado nacional.

Esta integração aumenta as oportunidades de cross sell, visto que a sobreposição de clientes de B2B é muito baixa. “Hoje todo o Grupo Loft está focado em ajudar as imobiliárias a crescerem rapidamente, fornecendo soluções baseadas em tecnologia e dados”, diz Regis.

Um dos últimos lançamento de dados voltados para as imobiliárias foi a Calculadora de Preços. Apresentada aos parceiros no mês passado, ela é um modelo de machine learning treinado com mais de 10 milhões de informações imobiliárias, alcançando índices de acerto compatíveis com os melhores modelos de precificação do mundo. A ferramenta permite que as imobiliárias precifiquem de forma mais precisa os imóveis anunciados de seus clientes.

A Calculadora também tem como diferencial um documento de “explicabilidade”, que mostra como foi definido o preço sugerido, o que ajuda a imobiliária a convencer o vendedor a eventualmente ajustar o preço. 

Em outra frente de apoio às imobiliárias parceiras, a Loft criou um sistema antifraude na corretagem, que protege a imobiliária e os corretores da prática conhecida no mercado como bypass. Ele visa dar mais segurança aos negócios que começam na plataforma, mas eventualmente são fechados por vendedores e compradores fora do seu sistema, para evitar o pagamento da corretagem. 

O sistema, lançado há seis meses, já começou a recuperar os valores devidos. A empresa cruza informações internas com fontes externas para mapear casos que apresentam indícios da prática e também conta com um canal de denúncias (https://loft.com.br/institucional/portal-de-denuncias). 

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.