Como é morar no bairro Interlagos - SP?

Compartilhar a notícia

Está considerando morar na região de Interlagos, em São Paulo? Conheça as principais características desse tradicional bairro da Zona Sul!

11 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de dezembro de 2023 12 min de leitura
Como é morar no bairro Interlagos - SP

Interlagos é um dos bairros mais tradicionais da capital paulista. A região é repleta de belos sobrados e possui uma vizinhança tranquila. Ainda, o local dispõe de espaços públicos bem arborizados, o que confere ao local os típicos traços de um bairro residencial agradável.

Além disso, Interlagos conta com uma infraestrutura robusta, possuindo diversas opções de saúde, lazer, educação, gastronomia e transporte. Desse modo, o bairro pode ser uma alternativa vantajosa para quem deseja morar em uma região que beneficie a sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre Interlagos? Continue a leitura deste artigo e conheça as características desse bairro de São Paulo!

Onde é localizado Interlagos, em São Paulo?

Localizado na Zona Sul da capital paulista, Interlagos recebeu esse nome por estar situado entre duas grandes represas, Billings e Guarapiranga. O bairro faz parte do distrito de Socorro, ficando sob responsabilidade da prefeitura regional da Capela do Socorro.

Ao seu redor, estão situados os bairros Jardim Santa Helena, Vila Lisboa, Santo Amaro, Cidade Dutra, dentre outros. No entanto, mesmo que esteja posicionado no extremo sul paulista, os moradores de Interlagos possuem fácil acesso a outras regiões da cidade. 

Por exemplo, o Aeroporto de Congonhas está a cerca de 10 km de distância do bairro. Caso o morador queira ir para o centro da cidade, pode ter que percorrer 20 km de distância.

Qual é a história do bairro Interlagos?

Para entender a dinâmica do bairro, é válido que você saiba a sua origem. Interlagos foi projetada pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson, que adquiriu os lotes que compõem a região na década de 1920. 

Em parceria com o urbanista francês Alfred Agache, Sanson tinha como objetivo arquitetar um polo turístico que atendesse à elite paulistana. O objetivo era construir um balneário na represa Guarapiranga, um resort de luxo e outras opções de lazer, como um estádio de futebol.

Para ter essa ideia, o urbanista europeu identificou a semelhança da região paulistana com uma cidade turística da Suíça. O local europeu é chamado Interlaken, cuja tradução do alemão para o português significa “entre lagos”. Entretanto, o objetivo não se concretizou por completo devido à crise da bolsa em 1929.

Anúncios

Quais são as características de mobilidade urbana na região?

Além das características geográficas da região, um ponto positivo de Interlagos é sua mobilidade urbana. O bairro oferece diversas possibilidades de locomoção para os moradores e turistas, seja por meio do transporte público ou privado.

Se você deseja se deslocar utilizando automóveis, pode acessar facilmente as inúmeras opções de estabelecimentos da região. Isso acontece porque o bairro possui diversas avenidas bem estruturadas, facilitando o trânsito de veículos entre as zonas residenciais e comerciais.

A avenida Interlagos, por exemplo, é uma das principais de São Paulo. Afinal, os seus 6,5 km de extensão são compostos por variados pontos de comércio, que vão desde shoppings até universidades. Dessa maneira, os moradores não precisam realizar grandes deslocamentos no dia a dia.

A região também tem acesso a diversas rodovias e avenidas relevantes, auxiliando os motoristas a circularem para outras regiões da cidade com mais facilidade. Entre elas, estão:

  • Avenida Washington Luiz;
  • Marginal Pinheiros;
  • Avenida Nossa Senhora do Sabará;
  • Avenida Yervant Kissajikian;
  • Avenida Atlântica (apesar de não possuir ligação, ela está localizada a menos de 1 km de distância da Avenida Interlagos).

Caso você precise ou opte por se locomover por meio dos transportes públicos, Interlagos também proporciona opções abundantes. Isso porque a região está próxima das estações Grajaú, Primavera-Interlagos, Autódromo, Jurubatuba e Socorro — todas da Linha Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Ainda, Interlagos é atendido por uma vasta malha de ônibus. Por meio deles, você consegue tanto circular pelo bairro quanto acessar outras regiões da cidade.

Quais são as atrações de cultura e lazer de Interlagos?

Você viu que Interlagos possui boas opções quando o assunto é transporte e locomoção. Essa característica é fundamental para o bairro, uma vez que ele oferece incontáveis alternativas de entretenimento.

Confira as principais opções de cultura e lazer que estão presentes em Interlagos!

Autódromo de Interlagos

É impossível falar de Interlagos e não citar o Autódromo José Carlos Pace. Inaugurado em 1940, ele é o principal circuito de automobilismo do país, recebendo eventos como corridas, shows, festivais e exposições durante boa parte das semanas do ano.

Confira algumas das atrações de destaque que são sediadas pelo Autódromo!

Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1

O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é um dos principais eventos anuais do país. Em 2022, por exemplo, a prefeitura de SP revelou que o evento trouxe um retorno de R$ 206,4 milhões em impostos, além de ter recebido 236 mil pessoas nos seus 3 dias de duração. 

O GP do Brasil desperta o interesse de pessoas de todo o mundo — especialmente, dos fãs de automobilismo da América do Sul. Vale saber que o Brasil é o único país do continente a receber uma corrida de Fórmula 1. 

Além disso, Interlagos é uma das pistas mais tradicionais da competição, uma vez que o autódromo já sediou mais de 40 provas do campeonato — a primeira vez foi em 1972. Em 2020, a prefeitura de São Paulo renovou o contrato para receber o evento até 2025.

Lollapalooza Brasil

O autódromo de Interlagos recebe festivais de grande porte, como o Lollapalooza. Esse evento anual de música alternativa é sediado pelo autódromo desde 2014.

O Lolla, como também é chamado, costuma ocorrer durante 3 dias no mês de março. Ele se tornou bastante tradicional graças ao seu line up repleto de bandas de sucesso nacional e internacional.

The Town

Idealizado pelos mesmos organizadores do Rock in Rio, o The Town é outro festival de música que ocorre em Interlagos. Diferentemente do Lollapalooza, a ideia desse festival é acontecer a cada 2 anos.

A primeira edição do The Town foi em 2023. Para entreter o público, o festival conta com atrações musicais de diversos gêneros e ainda traz restaurantes e brinquedos como tirolesa, roda-gigante e montanha-russa.

Primavera Sound

Em 2023, o autódromo também recebe, pela primeira vez, o festival de música internacional conhecido como Primavera Sound. No ano anterior, o evento aconteceu no Anhembi, porém, foi realocado para Interlagos devido à sua melhor estrutura para receber um festival de grande porte.

Represa Guarapiranga

Além de ser um relevante reservatório de abastecimento de água potável, a represa Guarapiranga oferece uma excelente alternativa de lazer para a população. Ela conta com diversas praias públicas apropriadas para banho em sua orla, assim como uma variedade de restaurantes e hotéis.

A represa Guarapiranga também permite realizar atividades, como:

  • passear de lancha pela represa;
  • praticar wakeboard e wakesurf;
  • conhecer o Parque Ecológico Guarapiranga.

Sesc Interlagos

O Sesc Interlagos pode ser uma boa opção recreativa para os frequentadores da região. Ele é composto por uma área com mais de 500 mil metros quadrados, contando com uma área de Mata Atlântica preservada com centenas de espécies de animais silvestres.

Dessa forma, ele se torna uma ótima escolha para quem deseja apreciar a natureza sem precisar sair da capital. Fora isso, o Sesc Interlagos realiza shows, workshops, cursos e exposições, além de contar com espaços de leitura, churrasqueiras e salas de jogos.

Praças e parques públicos

Interlagos também possui diversas praças públicas em seu território. Dessa maneira, os habitantes têm acesso a espaços abertos de convívio social e lazer, podendo acessá-los de forma prática e gratuita no dia a dia.

Entre as praças e parques mais populares da região, estão:

  • Praça Cecília Apolinário Trapiá;
  • Praça Escolar;
  • Praça Geraldo Sylvestre Pacheco;
  • Praça Luiz Pereira Bueno;
  • Parque Linear Castelo;
  • Parque Linear Nove de Julho.

Quais são as principais opções gastronômicas do bairro?

Fora as opções de lazer e entretenimento já citadas, Interlagos proporciona vastas possibilidades gastronômicas. Independentemente se você estiver procurando uma opção mais simples ou sofisticada, é provável que a região poderá suprir a sua necessidade.

A seguir, conheça algumas das principais opções gastronômicas do bairro de Interlagos e região!

Prainha

Localizado à beira da represa de Guarapiranga, o Prainha Bar e Grill é um dos restaurantes mais populares da região. O local tem um clima praiano e conta com um cardápio variado, servindo opções como peixe, frutos-do-mar, petiscos e massas.

Esse restaurante é uma opção agradável para pessoas que estejam procurando um local que fuja do padrão da cidade de São Paulo. Nele você poderá tomar drinks e ouvir música ao vivo apreciando a bela vista da represa. 

Casa da Pizza

Uma das pizzarias mais tradicionais da região, a Casa da Pizza oferece um rodízio com mais de 27 sabores de pizzas doces e salgadas. O local costuma estar entre os preferidos dos moradores das proximidades, graças a sua qualidade e aos preços acessíveis.

Armazém da Fazenda Atlântica

O Armazém da Fazenda Atlântica é um restaurante especializado em cozinha mineira que funciona no sistema buffet self service. Além disso, os pratos quentes são servidos no fogão a lenha e preparados na hora, conforme a preferência do cliente.

Opções para todos os gostos

Fora as opções já citadas, Interlagos oferece alternativas gastronômicas capazes de suprir os mais variados gostos. Nas principais vias, como a Avenida Interlagos e Avenida Atlântica, é possível encontrar desde redes populares de fast foods até restaurantes especializados em culinárias de outros países.

Como é a infraestrutura de saúde em Interlagos?

Após você conhecer as opções recreativas e gastronômicas aos arredores de Interlagos, é interessante saber mais sobre a infraestrutura de saúde proporcionada pela região. Veja quais são algumas das principais instituições de saúde dispostas nas proximidades do bairro!

Centro Clínico Interlagos

O Centro Clínico Interlagos é uma instituição de saúde privada que está situada na Avenida Interlagos, próximo ao shopping. O centro médico oferece diversos serviços como atendimento clínico, consultas pediátricas, geriátricas, ginecológicas, dentre outros.

Hospital Maternidade Interlagos

Gerenciado pelo SUS, o Hospital Maternidade Interlagos é uma instituição de saúde localizada próxima ao autódromo, uma região movimentada do bairro. Fundado em 1955, ele tem ambulatório, maternidade e unidade neonatal.

CEMA Interlagos

A CEMA Interlagos é uma clínica instalada no Shopping Interlagos e realiza uma série de consultas e exames, além de disponibilizar um pronto-atendimento em casos de menor gravidade. Sua boa localização pode oferecer uma alternativa prática aos moradores de Interlagos.

Hospital Geral da Pedreira

O Hospital Geral da Pedreira é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM). Por sua vez, ela possui um contrato de gestão com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. O hospital, na verdade, fica localizado a poucos quilômetros de Interlagos, no bairro Vila Campo Grande.

Hospital Moriah

Apesar de estar instalado em Moema, o Hospital Moriah tende a ser uma boa opção para os residentes de Interlagos. Essa instituição oferece atendimentos especializados e fica apenas 30 minutos do bairro, podendo ser acessada por meio das Avenidas Interlagos e Washington Luiz.

Como é a infraestrutura de educação no bairro?

Outro fator de infraestrutura que faz Interlagos se destacar se refere à educação. O bairro conta com inúmeras instituições de ensino infantil, fundamental e médio. Fora isso, o acesso a escolas de idiomas e universidades é fácil. 

Veja quais são algumas das principais instituições de ensino da região:

  • Colégio A. Einstein;
  • Colégio Adventista de Interlagos;
  • Colégio Exato;
  • Colégio Salgueiro;
  • Escola Luminova Interlagos;
  • Escola Pinheiro.

Afinal, vale a pena morar em Interlagos?

Agora que você conheceu as principais características do bairro de Interlagos, talvez esteja se perguntando se vale ou não a pena morar na região. Como você viu, o local apresenta boa mobilidade, uma infraestrutura diferenciada em educação e vastas alternativas de lazer.

Além disso, o bairro é indicado para famílias que queiram melhorar a qualidade de vida. Afinal, a região tem diversos parques, é bem arborizada e está localizada próxima a áreas de preservação ambiental.

Sendo assim, os moradores podem ter contato com a natureza, mas sem perder os benefícios de acessibilidade de uma metrópole.

Neste artigo, você foi apresentado às principais particularidades de Interlagos e entendeu quais são os possíveis benefícios de morar na região. Dessa forma, quando for escolher um imóvel, você estará apto a decidir se esse bairro é adequado ou não ao seu estilo de vida.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre outras regiões da zona sul da cidade de São Paulo? Veja como é morar no bairro Campo Belo!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.