Kitnet: A onda dos apartamentos compactos veio para ficar

Compartilhar a notícia

29 de janeiro de 2020

Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
kitnet-loft

Apartamentos pequenos lideram a lista de lançamentos em São Paulo há algum tempo. Saiba as vantagens de investir neste tipo de imóvel e como montar um lar funcional e confortável mesmo com pouca metragem

Sair da casa dos pais é uma grande realização. Acontece que, em boa parte das vezes, comprar o primeiro apartamento significa adquirir uma kitnet ou, como é mais comum hoje em dia, um studio. Este tipo de apartamento tem o tamanho ideal para quem vai morar sozinho ou é recém-casado.

Em apartamentos tipo kitnet, a pouca metragem não precisa ser um problema. Basta que você encare de cabeça aberta o desafio de aproveitar cada centímetro para montar uma casa confortável e funcional. Um projeto de marcenaria sob medida será fundamental para criar um lar organizado, assim como procurar não acumular objetos desnecessários.

kitnet bege da loft
O Desafio dos espaços compartilhados pode inclusive trazes soluções interessantes em conceito de decoração

Alguns truques são frequentemente usados por arquitetos e designers de interiores para dar sensação de amplitude a espaços pequenos. Espelhos na sala de jantar, transparências em cortinas e cores neutras nos acabamentos fazem parte da lista. 

“Deixe a personalidade se manifestar de outra maneira, pois a cor errada numa parede de um apartamento pequeno pode trazer um mal estar grande no dia a dia. Há móveis específicos para esse tipo de ambiente hoje, que trazem características marcantes e mais de uma possibilidade de uso para o ambiente”, indica André Oliveira, arquiteto que trabalha na Loft.

Inspire-se em projetos de decoração para kitnet

O que é kitnet - o famoso conjugado

Diferente do que se imagina, o apartamento kitnet não tem necessariamente uma metragem pequena. O que define o que é kitnet é o fato do imóvel ter apenas um cômodo, fora o banheiro. Antigamente conhecida como apartamento conjugado, a kitnet tem sala e quarto integrados e uma compacta cozinha.

“São comuns kitnets com metragem máxima de 50 m². A metragem está mais relacionada às leis construtivas da cidade onde o apartamento se encontra”, explica André. Em agosto deste ano, os imóveis com menos de 45 m² foram os mais comercializados em São Paulo, de acordo com pesquisa do SECOVI-SP (Sindicato da Habitação). Cerca de 3200 unidades foram vendidas e mais de 4300 novos apartamentos foram lançados no mercado.

No caso de kitnet com metragem reduzida, muitas incorporadoras já preveem, no projeto do condomínio, áreas para lavanderia comunitária e espaço pet. Afinal, mesmo em uma kitnet, você pode realizar o sonho de ter um cachorro em apartamento.

Kitnet ou studio: bom negócio para quem vai morar sozinho

O apartamento kitnet ou studio pode ser definido, a grosso modo, como um loft pequeno. São ótimas opções tanto para quem está comprando o primeiro apartamento para morar sozinho quanto para quem quer começar a investir no mercado imobiliário.

Além do valor mais acessível devido à menor metragem, esses apartamentos costumam estar localizados em áreas centrais e repletas de serviços, como bares, restaurantes e shoppings. Tudo isso atrai um público jovem, que está começando a vida e deseja fazer o bom negócio de morar próximo a muitas opções de lazer. 

kitnet-conjugado-loft
Na decoração de kitnet, aposte em tons neutros e cores claras para paredes e acabamentos, assim terá maior sensação de amplitude

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o Plano Diretor da capital paulista é um dos responsáveis pela maior oferta de apartamentos pequenos, especialmente em áreas mais adensadas, como os bairros de Pinheiros e Vila Madalena. O plano estabelece que prédios no entorno de corredores de ônibus e estações de metrô tenham, no máximo, uma vaga de garagem por apartamento – o que leva à construção de unidades menores, onde morem no máximo duas pessoas. 

O objetivo é justamente desestimular o uso de carros em áreas mais povoadas, onde há oferta de transporte público. Mas quem mora em Pinheiros, especialmente o público mais jovem, dificilmente precisa tirar o carro da garagem, já que há quatro estações de metrô no bairro, além de ciclovias e corredores de ônibus.

É hora de investir? De olho no preço metro quadrado em SP

Para fazer um bom negócio é preciso acompanhar o preço do metro quadrado em SP, mais especificamente do bairro onde quer morar. Em Moema, por exemplo, o valor está na casa dos 12 mil reais, diz a VEJA. O setor imobiliário elevou os preços, mas é possível negociar melhores condições para quem está se planejando para uma compra.

O Secovi mostra que os lançamentos de novos empreendimentos bateram recorde em agosto, com 6.064 unidades lançadas. O estudo indicou a comercialização de 4.405 imóveis novos. 

Somente em dezembro de 2021, foram lançadas 29.105 unidades e vendidas 8.620 unidades, ambos os resultados mostram queda sutil em relação ao mesmo período de 2020, mas sooam como uma retomada se comparado aos meses anteriores à dezembro.

Encontre o apartamento ideal com a Loft

A Loft já tem centenas de opções de imóveis em algumas das maiores cidades do Brasil, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro. Além dos diversos anúncios no site, você também pode usar os filtros para escolher seus bairros favoritos e características que considera importante no seu futuro espacinho.

Aqui você encontra os conteúdos produzidos pelos colaboradores da Loft especialistas em economia, decoração, mercado imobiliário e estilo de vida. São profissionais altamente capacitados e com anos de experiência em produção de conteúdo para te ajudar nas suas principais dúvidas.

Veja também

Comunicados

05 de julho de 2022

Grupo Loft reorganiza sua operação

bancada-varanda-gourmet-luminaria

Morar com estilo

05 de julho de 2022

Decoração de varanda: aprenda 7 ideias de inspiração

Fachada da estação Faria Lima, uma das 11 da linha amarela do metrô

Mercado imobiliário

04 de julho de 2022

Proximidade com metrô valoriza imóveis em São Paulo

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.