Cozinhas pequenas: como decorar e deixar o ambiente organizado

Compartilhar a notícia

As cozinhas pequenas têm o desafio de aliar estilo, funcionalidade e preservar a organização do ambiente. Veja dicas para criar a sua e ter tudo isso na prática

07 de março de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de março de 2023 6 min de leitura

A cozinha é sem dúvidas um dos espaços que exige mais atenção na hora de decorar. Isso porque é neste ambiente que atividades essenciais para os moradores é feita, e é preciso praticidade e conforto, além da funcionalidade. O desafio fica ainda maior quando falamos de cozinhas pequenas. 

Não há como fugir dessa realidade, especialmente para quem mora em grandes centros urbanos. Os apartamentos pequenos à venda ou para alugar já são uma tendência e todos os espaços são reduzidos – inclusive a cozinha. 

Fazer a decoração da cozinha, mesmo em metragens menores, não é impossível, mas precisa de alguns cuidados extras. A seguir, separamos dicas para não errar na hora de criar o seu projeto de cozinha pequena. 

Como decorar cozinhas pequenas?

Cozinha minimalista assinada pela Aurora Arquitectos. Crédito da foto: Divulgação
Cozinha minimalista assinada pela Aurora Arquitectos. Crédito da foto: Divulgação

O mais importante na hora de fazer a decoração de espaços pequenos é pensar em como tirar o máximo proveito e adequar à rotina do morador no ambiente. 

É possível criar uma cozinha pequena simples e sem grandes gastos, mas como fazer isso na prática? A seguir, confira algumas dicas!  

Cozinha planejada pequena

Apostar em um projeto de marcenaria é a melhor solução para conseguir aproveitar todo o espaço disponível para a sua cozinha. Aposte em diferentes tipos de armários, com prateleiras e também gaveteiros para guardar utensílios, pano de prato, avental e mais elementos.

Cozinha pequena com ilha assinada por Jasper Morrison. Crédito da foto: Divulgação
Cozinha pequena com ilha assinada por Jasper Morrison. Crédito da foto: Divulgação

Um projeto de cozinha planejada pode ter um custo elevado, entre R$ 9 mil e R$ 20 mil, se você não dispor de toda essa verba, pode tentar tirar as medidas e verificar os modelos de cozinhas moduladas, que são vendidas em lojas de varejo de móveis. 

Anúncios

Faça uma bancada ampla

Ter uma cozinha planejada pequena com bancada é o segredo para garantir mais espaço para a hora de preparar os alimentos. Deixe a bancada ampla e funcional pegando a cozinha de ponta a ponta. Para quem gosta de cozinhar e tem uma horta no apartamento, a bancada ampla é uma aliada e tanto na preparação das refeições da casa.

Escolha bem os eletrodomésticos

Se você pretende comprar eletrodomésticos novos para a cozinha, é importante escolhê-los bem. Preste atenção na medida dos equipamentos para não comprometer a circulação ou até mesmo tirar espaço do que poderia ser mais um armário. 

No caso do fogão, você pode substituí-lo por um cooktop e forno embutido que ficam totalmente adequados ao projeto que for criado. 

Aposte em cores claras

A cozinha preta é o sonho de muitos, mas para espaços pequenos ela pode não ser a melhor opção. Busque por uma paleta de cores mais clara para trazer amplitude para a sua cozinha. 

Verticalize

Apostar em prateleiras contribui para dispor itens decorativos e utensílios na cozinha pequena. Crédito da foto: Unsplash
Apostar em prateleiras contribui para dispor itens decorativos e utensílios na cozinha pequena. Crédito da foto: Unsplash

Usar o espaço da parede é uma verdadeira tendência, e é bastante necessário quando se trata de uma cozinha pequena. Prateleiras, nichos, suportes para temperos ou até ganchos para colocar utensílios de cozinha serão bem-vindos.

Iluminação

Por se tratar de um local em que as pessoas passam a maior parte do tempo, é importante ter uma atenção especial para a iluminação da cozinha. Aposte em janelas amplas e lâmpadas mais potentes para trazer mais amplitude para o espaço e atenção. Você pode brincar com diferentes temperaturas, mas o ideal é deixar ao menos uma parte central com luz branca.

Como organizar uma cozinha pequena

Cozinha assinada por Jasper Morrison. Crédito da foto: Divulgação
Cozinha assinada por Jasper Morrison. Crédito da foto: Divulgação

Conseguir espaço para todos os elementos que são necessários em uma cozinha em um espaço pequeno desafia a organização, isso porque é comum muitos armários e gavetas acumularem várias funções. 

Disposição dos armários

Pense bem na disposição dos armários e na profundidade, variando o tamanho das divisórias para comportar mais ou menos em alguns espaços. Para as gavetas, você pode adquirir organizadores de acrílico para facilitar a rotina.  

Dispensa de alimentos

Deixar um espaço reservado só para os alimentos é importante, já que essa dispensa será acessada várias vezes ao dia. O ideal é contar de um armário inteiro só para isso e fazer a separação da maneira que faz mais sentido na sua rotina. 

Itens essenciais mais acessíveis 

Deixe os itens mais usados no dia a dia (como panelas, pratos, escorredores, tábuas, etc.) em um local de fácil acesso. Armários muito altos podem dificultar a rotina, então deixe os utensílios menos usados em cima, onde é mais difícil de pegar,  e o que é mais rotineiro nos armários mais baixos.

Deixe alguns itens na sala de jantar

Cozinha integrada com sala de jantar assinada por Gabriel Fernandes para a CASACOR São Paulo 2022. Crédito da foto: Denilson Machado
Cozinha integrada com sala de jantar assinada por Gabriel Fernandes para a CASACOR São Paulo 2022. Crédito da foto: Denilson Machado

Para quem possui pouco espaço nos armários, uma dica é investir em um aparador para a sala de jantar e colocar as louças ali. Dessa forma, você deixa os pratos e copos em um local acessível e libera mais lugares nos armários da cozinha. 

Ideias para cozinhas pequenas

Se você ainda tem dúvidas de como decorar a cozinha pequena, existem alguns estilos de cozinha que foram pensados justamente para espaços pequenos. 

A seguir, separamos algumas fotos e inspirações de cozinha pequena para você identificar a que melhor se adequa ao seu cantinho. Confira!

Cozinha pequena com ilha

As ilhas são elementos típicos de cozinhas americanas, que por sua vez, são os sonhos de consumo de muitas pessoas, mas há quem diga que não são indicadas para cozinhas pequenas. 

O ideal é criar uma ilha proporcional ao espaço disponível e fazê-la integrada com a decoração da sala. O lado de dentro da ilha, ou seja, o que está virado para a cozinha, pode ser aproveitado como armário e virar uma dispensa. 

Cozinha em L pequena

Cozinhas em L são ótimas para distribuir melhor o espaço da cozinha. Crédito da foto: Unsplash
Cozinhas em L são ótimas para distribuir melhor o espaço da cozinha. Crédito da foto: Unsplash

As cozinhas em L são ótimas para espaços estreitos, já que se curvam e trazem mais funcionalidade. É também um modelo apropriado para quem deseja manter o fogão tradicional, que pode ocupar justamente o espaço curvo. 

Esse modelo permite uma capacidade maior de pessoas no cômodo realizando atividades. 

Cozinha moderna pequena

Cores e formatos orgânicos ajudam a trazer uma atmosfera mais moderna para a cozinha. Crédito da foto: Pinterest
Cores e formatos orgânicos ajudam a trazer uma atmosfera mais moderna para a cozinha. Crédito da foto: Pinterest

Adotar elementos modernos que garantam estilo é possível mesmo em uma cozinha pequena. Para isso, aposte em itens funcionais e práticos, mas que sejam decorativos para dispor no balcão da cozinha. 

Colaboração de Yeska Coelho

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Comentários

Lucineide Silva santana

Lindo esse projeto cozinha!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.