O que é Canto alemão e como escolher

Compartilhar a notícia

Esse tipo de banco acomoda mais pessoas e ainda economiza espaço. Pode ser um baú, ter armários ou gavetas e as opções de materiais são diversas. Se você tem pouco espaço, o canto alemão é para você!

13 de setembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de agosto de 2023 4 min de leitura
canto alemao com assentos bau mesa da sala

Senta aqui! É só empurrar para o lado que cabe mais um. Essa é a ideia do canto alemão. Você já ouviu falar por aí?

O que é canto alemão?

Trata-se de um banco contínuo que substitui algumas cadeiras de uma mesa de refeições. Em geral, ele forma um L justamente para aproveitar todos os espaços, mas também pode ser apenas um banco reto posicionado rente à parede.

Origem do nome

A ideia tem sobrenome alemão porque surgiu nos bares e pubs da Alemanha com o objetivo de preencher os espaços dos cantos e, assim, acomodar mais pessoas. Aqui no Brasil e pelo mundo todo, com as metragens enxutas, o canto alemão passou a ser uma das estratégias cada vez mais utilizadas.

o que é canto alemão
Nessa sala de jantar integrada, a arquiteta Marina Carvalho projetou o canto alemão para dispor de mais assentos no projeto. A marcenaria acompanhou a tonalidade do piso e o tecido das almofadas foi o mesmo empregado nas cadeiras. Crédito: Evelyn Müller
Anúncios

Vantagens e desvantagens do canto alemão

A principal vantagem do canto alemão é que você consegue aproximar a mesa da parede ao trocar a cadeira por um banco e assim ganhar espaço. Uma cadeira precisa de, no mínimo, 60 cm de distância para que você possa se afastar para levantar e sair. Esse é o mínimo, já que o ideal seria 80 cm. No canto alemão, essa medida cai para 45 cm. A desvantagem, no entanto, é justamente a falta de conforto para as pessoas que precisam pedir licença para sair.

vantagens do canto alemão
Nesse projeto, assinado pela Liv’n Arquitetura, o canto alemão foi posicionado na pilastra entre a sala de estar e a cozinha. Os tons caramelo, presentes no estofado do banco e na cadeira, brincaram com estilo industrial do apartamento Crédito: Guilherme Pucci

Modelos de canto alemão

Canto alemão pode ser feito de muitos tipos de materiais, no entanto, o mais usado é a madeira. “O projeto de marcenaria permite a execução da medida exata e da escolha de acabamentos e outras funcionalidades”, diz a arquiteta May Lee Chaves. Por exemplo, é possível optar por um banco baú para guardar objetos com estofamento para garantir mais conforto.

como escolher o canto alemão
Neste projeto da arquiteta Marina Carvalho, a posição da mesa de jantar determinou o canto alemão em ‘L’, complementado por mais três cadeiras com igual estofado. Crédito: Evelyn Müller

Como escolher o canto alemão

A arquiteta Cristiane Schiavoni compartilha as dicas profissionais para que o projeto seja um sucesso:

Opte por mesas com pé central

A mesa com quatro pés dificulta a entrada e a saída das pessoas que estão sentadas no banco. Escolha uma opção com pé ou base central para evitar mais um empecilho.

Projete o encaixe para os pés

A base do banco deve ser, de preferência, um pouco recuada. Dessa forma, a pessoa tem a opção de não ficar o tempo todo na posição ereta com as pernas em 90 graus. Ter um lugar para apoiar os pés traz conforto e faz muita diferença.

Atenção para a profundidade

O ideal é projetar o canto alemão com 40 cm de profundidade. A altura pode variar entre 43 e 45 cm, que são medidas usadas nas cadeiras. Atenção: essa é a medida final. Se optar por um estofamento, por exemplo, não esqueça de levar em consideração no cálculo.

Incline o encosto

O encosto, se for possível, deve ser levemente inclinado. Não é uma regra, já que muitas vezes não há espaço para isso. Mas se o objetivo é melhorar o conforto, o encosto levemente inclinado vai bem.

Considere o todo

Trata-se de um móvel grande e robusto. Por isso, leve em consideração todos os acabamentos para compor a decoração. Há pontos importantes como a iluminação, centro de mesa, almofadas, toalhas, quadros e tapetes que fazem muita diferença no contexto geral.


Colaboração de Bruna Menegueço

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Comentários

Duarte

Excelente matéria e veio em boa hora, mas... Dúvidas: 1 - a inclinação do encosto é em sentido à mesa ou parede? 2 - como fazer um apoio para os pés? Obrigado

Maria Angélica Rezende Gonçalves

Gostaria de saber qual a distância entre a mesa e o banco alemão. Desde já agradeço.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.