Loft lança ferramenta para melhorar em larga escala precificação de imóveis no país

Compartilhar a notícia

23 de maio de 2023

Atualizado: 21 de julho de 2023 3 min de leitura
bairros mais caros de BH imagem aerea

O Grupo Loft, startup do mercado imobiliário que usa tecnologia para facilitar a compra, a venda, o financiamento e o aluguel sem fiador lançou uma ferramenta que ajudará imobiliárias de São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre a encontrarem o preço ideal de imóveis de seu portfólio, com informações adicionais que possam ajudar a convencer os donos dos apartamentos a ajustarem os valores pedidos –aumentando a chance de fechar negócio.

A falta de informações públicas sobre os preços reais dos imóveis no Brasil é um dos principais fatores que levam a venda de casas e apartamentos se arrastarem por cerca de 16 meses em média no país, segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. Nos Estados Unidos, por exemplo, leva-se menos de três meses para se fechar negócio, em média.

Estudo da Loft mostra que um valor ajustado chega a quadruplicar  a chance de venda do imóvel.

Na tentativa de ajudar o mercado a encontrar o preço ajustado à realidade, a startup lançou a Calculadora de Preços Loft para Imobiliárias, que possui um público potencial de mil imobiliárias nessas quatro capitais. 

O modelo de machine learning que sustenta a calculadora foi treinado com mais de 10 milhões de anúncios e 5 mil transações. O índice de acerto é compatível com os melhores modelos de precificação dos EUA, como da Zillow. 

“Ter a ferramenta oferecida via imobiliárias permite massificar rapidamente esse ajuste na precificação nas cidades”, afirmou Talles Dantas, vice-presidente de Estratégia da Loft. 

A ideia é que as imobiliárias tenham avanços em duas frentes. A primeira é justamente encontrar o preço ajustado para todos seus imóveis listados. “O que não é algo trivial, num mercado tão carente de informações. Nós podemos ajudar muito por termos um dos maiores times de tecnologia da América Latina”, afirmou Dantas. 

Além disso, o serviço oferece um PDF para cada imóvel analisado, explicando o porquê daquele preço, mostrando como foi a venda recente de imóveis semelhantes e como estão os anúncios na região. “O corretor terá muito mais argumento para convencer a pessoa que anuncia a ajustar seu preço, que em geral é definido por fatores muito imprecisos, como conversa com amigos ou com o porteiro.” 

A Calculadora já foi utilizada de forma experimental pela imobiliária Foxter, de Porto Alegre. Apenas no primeiro mês da campanha, ela conseguiu que em 38% dos imóveis considerados sobre-precificados os vendedores baixassem o preço pedido (em média, em 10%). A estimativa é que tenha havido oito vendas adicionais com o uso da calculadora.

Passada a etapa do piloto, a Foxter está analisando seu portfólio para dar mais destaque aos imóveis com os preços mais ajustados. E também vai distribuir para seus consultores (corretores) os materiais explicativos da precificação dos imóveis.

“O nosso consultor  vai ter uma ferramenta muito mais poderosa para mostrar para o vendedor o preço que o mercado realmente está absorvendo”, afirmou Fernando Erhart, sócio-diretor da Foxter. 

A Calculadora poderá ser utilizada por imobiliárias que usam o sistema de gerenciamento Vista, que faz parte do Grupo Loft. 

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.