Mauá é uma cidade rica em cultura, contando com diversas atrações imperdíveis. Com um forte patrimônio histórico e uma cena cultural em constante evolução, o município oferece opções para todos os gostos — tanto para visitantes quanto para os moradores.
O município fica na Região Metropolitana de São Paulo, próximo a Santo André e a uma distância inferior a 30 quilômetros da capital paulista. Então essa pode ser uma opção interessante para quem deseja viver na região com tranquilidade, mas sem abdicar da proximidade com a metrópole.
Neste post, você encontra uma seleção de 10 lugares interessantes para visitar em Mauá. Confira as opções para relaxar, aprender, aventurar-se ou apenas passear!
1. Mauá Plaza Shopping
Em sua jornada por Mauá, considere uma visita ao Mauá Plaza Shopping, um grande centro de compras com uma ampla gama de lojas, bares e restaurantes. O local conta com duas áreas para refeições e estacionamento protegido. O shopping também dispõe de cinemas e prestação de serviços diversos.
2. Cinematográfica Araújo
A Cinematográfica Araújo, localizada no Mauá Plaza Shopping, é um cinema que exibe lançamentos de filmes em suas salas no formato stadium, 3D, premium e digital. Ela pertence ao grupo Cine Araujo, de Botucatu, fundado em 1926.
3. Museu Barão de Mauá
Reconhecido como patrimônio histórico da cidade, o Museu Barão de Mauá é um ponto imperdível na cidade. A estrutura tem traços rústicos e remonta ao século XVIII, exibindo a autêntica arquitetura bandeirista.
No local, é possível admirar um rico acervo com diversas peças, documentos e fotos que narram a evolução da região. O museu apresenta mostras temporárias de diversos temas, sempre realçando o percurso cultural da cidade.
Além das exposições, os visitantes têm acesso a atividades como lançamentos de livros e debates. O funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 16h, e fins de semana, das 10h às 16h, com entrada gratuita.
4. Parque da Juventude
Na sua rota por Mauá, não deixe de conhecer o Parque da Juventude, situado no centro da cidade. O espaço tem pouco mais de 24 mil metros quadrados, oferecendo uma variedade de atividades recreativas, como:
- pista de skate;
- área poliesportiva;
- parque infantil;
- academia ao ar livre;
- trilhas para caminhadas.
O visitante também pode usar a pista de bicicross ou BMX, conhecer o espaço para atrações culturais e fazer uma refeição na lanchonete. Para quem procura um lugar de descanso e prática de exercícios, o parque é ideal e fica aberto todos os dias.
5. Parque Ecológico Alfredo Klinkert Júnior
O parque é conhecido popularmente como Guapituba, mas leva o nome de Alfredo Klinkert Júnior por ter sido fundado no antigo terreno da fazenda dele, em 1996. O local passou por uma revitalização em 2003 com o apoio da Petrobrás, expandindo suas áreas de lazer e fortalecendo a segurança.
Desse modo, o parque se consolidou como um dos principais pontos de recreação e esporte da cidade. Visitar o local é uma ótima escolha para desfrutar de um espaço ao ar livre repleto de árvores, gramados, lagos, jardins, pomares, barragens e pedreiras.
Para quem preferir, o Guapituba oferece visitas guiadas, com as quais é possível aprender sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica e da Mata de Araucárias. Herança de sua origem como propriedade privada, o local mantém algumas edificações antigas, museus e um centro ecológico, além de receber performances em seus teatros ao ar livre durante o ano.
6. Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia
Mauá ainda conta com mais um destino turístico ao ar livre: o Parque Ecológico da Gruta Santa Luzia, inaugurado em 1975. A área costuma ser usada como ponto de encontro para os residentes de Mauá, especialmente nos dias mais quentes, com paisagismo projetado por Burle Marx.
O local preserva uma porção de floresta nativa e áreas designadas para reflorestamento. O parque também abriga fontes de rios, lagos, jardins, uma diversidade de árvores e trilhas para caminhadas.
Por fim, ao circular pelo parque, você pode encontrar diferentes espécies de animais, incluindo esquilos, saguis, aves e répteis, como lagartos e tartarugas. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 17h, e aos domingos, das 7h às 13h.
7. Pesqueiro Vista Alegre
O pesqueiro Vista Alegre é mais um espaço da cidade de Mauá que proporciona lazer aos moradores. Com funcionamento diário até as 17h, o local permite a pesca esportiva e por quilo.
Também há loja de conveniência e restaurante no pesqueiro, assim como espaços para a realização de churrasco. Em alguns dias da semana são oferecidos eventos com música ao vivo.
8. Praça 22 de Novembro
Situada no centro de Mauá, a Praça 22 de Novembro é patrimônio histórico devido à sua relevância cultural para o município. O nome dela remete ao referendo de 22 de novembro de 1953, data em que a cidade de Mauá obteve sua emancipação política e administrativa.
Historicamente, o local teve outros nomes, como Tanque dos Morelli, homenageando o industrial ceramista Bernardo Morelli e, mais tarde, Praça Senador Flaquer. Moradores e visitantes podem aproveitar a feira de artesanato existente nessa área.
9. Teatro Anselmo Haraldt Walendy
O Teatro Anselmo Harald Walendy é um marco significativo na região do Grande ABC Paulista, conhecido como Teatro Municipal de Mauá. Esse espaço, inaugurado em 2001, é composto por um auditório amplo e contemporâneo, com capacidade para mais de 500 espectadores.
Diversos eventos e atuações de artistas consagrados da música e do teatro já passaram pelo estabelecimento. O complexo cultural também abriga uma Pinacoteca, que exibe uma variedade de obras de artistas locais.
10. Teatro SESI – Mauá
O teatro SESI é um espaço bem equipado para acolher variadas produções teatrais e promover a expressão artística em múltiplas linguagens. O auditório tem capacidade para receber 106 espectadores.
Os projetos se estendem às artes cênicas, música, literatura, artes visuais e audiovisual. O objetivo é enfatizar o multiculturalismo e a pluralidade de tendências e expressões artísticas — enriquecidas por ações educativas.
Como você viu, Mauá é repleta de cultura, riqueza histórica e belezas naturais. Essas características fazem do local uma excelente opção para aqueles que desejam residir próximo da cidade de São Paulo, mas sem se distanciar da maior metrópole do Brasil.Quer ajuda para encontrar o lar ideal na região? Veja as opções de imóveis à venda na cidade de Mauá!
Comentários
José Castro
Realmente o PARQUE DA JUVENTUDE é um ótimo lugar, se utilizado da forma correta, para lazer e com acompanhamento de órgãos municipais e PM, para garantir a segurança do público frequentador, pena que não tem acontecido desta forma, não existe fiscalização nem segurança no local, à noite existe um grande número de ações acontecendo por lá, consumo e venda de alcool e drogas, pois não existe iluminação nem policiamento no local. Esperamos que alguma autoridade aja, enquanto há tempo. Cada vez esta ficando pior, estão demarcando o espaço do parque para uso de alguns indivíduos enquanto a população fica restrita nestes espaços "tomados", a prefeitura não trabalha depois das 17:00 nem no feriado e muito menos aos finais de semana, não existe policiamento preventivo, realmente esta "largado".
Deixe seu comentário