Saiba como é morar em Santo André - SP

Compartilhar a notícia

Você tem interesse em morar em Santo André, em SP? Confira um pouco da sua história, infraestrutura e se o município é uma boa opção para viver!

03 de setembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de setembro de 2023 6 min de leitura
Saiba como é morar em Santo André - SP

Morar próximo de grandes capitais pode ser uma forma de acessar uma boa infraestrutura sem necessariamente ter um alto custo de vida. Por exemplo, quem reside em Santo André tem rápido acesso à capital paulista e a outros municípios relevantes do estado de São Paulo (SP).

Entretanto, antes de tomar a decisão de se mudar para essa cidade, é importante explorar as suas principais características e conhecer um pouco mais sobre a região. Assim você saberá se ela atende às suas necessidades e poderá decidir se esse é um destino atraente para viver.

A seguir, confira como é morar em Santo André, em SP, e veja se vale a pena comprar um imóvel nesse local!

Qual é a história de Santo André? 

Santo André é um município que integra o chamado ABC Paulista ou região do Grande ABC, localizado na zona sudeste da Grande São Paulo. As outras cidades que fazem parte desse grupo São Bernardo do Campo e São Caetano.

A história de Santo André teve início em 1553, a partir de uma ocupação de indígenas e portugueses no planalto paulista.

A princípio, o seu nome era Vila de Santo André da Borda do Campo. Contudo, o povoamento sofria constantes ataques dos tamoios. Com isso, em 1560, a região foi abandonada e seus residentes se mudaram para a Vila de São Paulo de Piratininga, a atual cidade de São Paulo.

Com o fim da Guerra dos Tamoios, em 1567, a população andreense pôde retornar para o seu local de origem. Em 1717, surgiu a fazenda São Bernardo, de monges beneditinos. Um século depois foi fundada a freguesia de São Bernardo, a qual foi transformada em município em 1889.

O nome Santo André ressurgiu em 1910, com a criação de um distrito de mesmo nome às margens da estação de trem São Bernardo, da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Em 1938, o distrito se tornou a sede do município de São Bernardo por sua prosperidade durante o ciclo do café.

A independência de Santo André se deu no ano seguinte e seu desenvolvimento ao longo dos anos resultou em uma cidade bastante industrializada e moderna.

Como é a infraestrutura da cidade?

Depois de conferir um pouco da história de Santo André, é interessante avaliar como é a infraestrutura da cidade. O município possui mais de vinte bairros ao longo de sua extensão, localizados em seus três distritos: Santo André, Capuava e Paranapiacaba.

A seguir, veja mais detalhes sobre a infraestrutura do município!

Anúncios

Mobilidade urbana

Para quem tem veículo próprio, a cidade conta com saídas para a capital paulista e demais regiões do ABC — a exemplo das avenidas dos Estados, Dom Pedro I, Pereira Barreto e Prestes Maia.

Pela cidade ainda passam 3 rodovias importantes. São elas:

  • SP-21 (Rodoanel Mário Covas);
  • SP-31 (Rodovia Índio Tibiriçá);
  • SP-122 (que liga Paranapiacaba a Ribeirão Pires).

Para quem utiliza o transporte público, a região do ABC é atendida por inúmeras linhas de ônibus municipais e intermunicipais. Além disso, você pode chegar à Santo André de trem, pelas estações Prefeito Celso Daniel, Utinga e Prefeito Saladino da Linha 10 — Turquesa e do Expresso ABC.

Serviços

Outro ponto vantajoso é a oferta de serviços públicos, como abastecimento de água e tratamento de esgoto em 100% do município, segurança e coleta de lixo. Essa infraestrutura contribui para a qualidade de vida dos moradores.

No que diz respeito a serviços, Santo André conta com uma variedade de estabelecimentos, abrangendo grandes e pequenos comércios. É o caso de alternativas como:

  • academias;
  • salões de beleza;
  • clínicas médicas;
  • agências bancárias;
  • farmácias;
  • supermercados;
  • lojas de departamento.

Saúde e educação

Na área da saúde, Santo André conta com uma rede hospitalar bem estruturada, com hospitais, UBS (Unidades Básicas de Saúde) e clínicas de qualidade. A educação também é um destaque, com renomadas escolas de ensino fundamental, médio e de ensino superior.

Quais são as opções de lazer em Santo André?

Além de uma boa infraestrutura, Santo André oferece uma grande variedade de opções de lazer para todas as idades. Em seus quase 175 km² de extensão é possível encontrar diversos parques e áreas verdes para fazer atividades ao ar livre.

O Parque Central é um dos principais pontos de encontro de Santo André, com amplas áreas para caminhadas, ciclovias, quadras esportivas e playgrounds para as crianças. Já o Parque Regional da Criança é uma opção que costuma atender a quem tem filhos, com espaços para piqueniques, trilhas e até um zoológico.

A cidade também possui uma rica vida cultural, com teatros, cinemas e espaços para exposições artísticas. No Teatro Municipal, você pode acompanhar apresentações de peças de teatro, concertos musicais e dança.

Quem se interessa por esportes conta com diferentes quadras poliesportivas, campos de futebol e piscinas públicas no município. Por outro lado, há clubes esportivos privados que oferecem atividades como natação, tênis e musculação.

Para compras e cinemas, a cidade conta com diferentes alternativas. Os principais centros de compra são:

  • Grand Plaza Shopping;
  • Atrium Shopping Santo André;
  • Shopping ABC.

No quesito gastronomia, você pode desfrutar da culinária brasileira, italiana, mexicana, japonesa ou portuguesa nos variados restaurantes espalhados pela cidade. Também há bares e pubs para atender a diferentes públicos.

Vale a pena morar em Santo André, em SP?

Ao chegar até aqui você já conferiu diferentes características de Santo André, mas talvez esteja se perguntando se efetivamente vale a pena morar na cidade, não é mesmo?

Como você viu, a cidade oferece uma infraestrutura completa, serviços públicos eficientes e uma ampla gama de opções de lazer. Por ser uma área industrializada, há grande oferta de empregos e oportunidades de carreira em Santo André. 

Ainda, vale destacar a localização privilegiada, próxima a São Paulo. Essa característica facilita o acesso a outras regiões, seja com veículo próprio ou com o transporte público, como ônibus e trem.

No entanto, a decisão se vale a pena morar na cidade dependerá da análise das suas necessidades. Caso entenda que as características do município atendem às suas demandas, você ainda precisará encontrar as melhores oportunidades de negócios imobiliários.

Para isso, vale contar com a Loft, uma plataforma especializada na compra e venda de imóveis em mais de 34 cidades do Brasil. Nela, você tem a melhor experiência de compra, documentação sem burocracia e assessoria gratuita para seu financiamento.

Neste artigo, você acompanhou como é morar em Santo André em SP. Agora, é mais fácil decidir se vale a pena mudar para o município, considerando as suas expectativas e necessidades do dia a dia.

Quer encontrar as melhores ofertas na cidade? Confira os imóveis para comprar em Santo André disponíveis na Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.