Qual é o melhor momento para financiar um imóvel?

Compartilhar a notícia

21 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 7 min de leitura
melhor-momento-para-financiar-imovel

Uma pergunta passa pela cabeça de muita gente que está pensando em dar aquele salto de vida e garantir seu apê ou casa para a vida toda: afinal, qual é o melhor momento para financiar um imóvel? Ainda mais em tempos nos quais a inflação e os juros estão em alta?

Nesse artigo, vamos ver com você se esse tal momento ideal existe - e, claro, vamos mostrar o quanto vale a pena financiar seu imóvel em um momento de alta de taxas de juros e da inflação, quais critérios ter em consideração para esse planejamento e uma dica que pouca gente se dá conta na hora de se organizar para o financiamento.

Financiar um imóvel em tempos de inflação e juros altos vale a pena?

Em tempos nos quais a inflação e os juros estão altos, como no fim de 2021, muita gente que está pensando em fazer um financiamento imobiliário se questiona se vale a pena assumir um compromisso desses ao ver taxas mais altas e menor poder de compra. Na prática, afinal, é ou não é um bom momento para financiar?

O fato é que, nos momentos em que a inflação está alta, os diferentes indexadores de crédito imobiliário também podem estar passando por mudanças rápidas. O financiamento, a curto prazo, também sente. Como um “remédio” para a inflação alta é o aumento da taxa Selic, que é a base dos juros no país, isso também encarece operações de crédito como empréstimos e financiamentos.

Em um momento como o fim de 2021 e o início de 2022, quem mais sente o baque é quem vinculou as parcelas do financiamento imobiliário ao IPCA, o índice oficial da inflação. Com a Selic também em alta, bancos e instituições que fazem financiamentos repassam taxas mais altas. Então o fato é que a operação tende a ficar mais cara no curto prazo - o que pode tornar o uso da taxa referencial (TR) mais vantajoso na correção no curto prazo. 

Se você já tem um planejamento feito para financiar um imóvel, não é um ciclo de alta dos juros que vai tornar o momento inviável para seguir em frente: ao mesmo tempo que os juros encareceram, muitas oportunidades de comprar imóveis mais baratos vêm surgindo, contam especialistas. Ou seja, possibilidades até mais interessantes de desconto podem estar à espera.

“Quando os juros sobem, os preços ficam mais caros e a demanda por imóveis diminui naturalmente. Ao esfriar a demanda, também há uma redução na pressão sobre o preço pelo lado da procura, do cliente, e como efeito o preço pode não subir no mesmo ritmo que subiria com a demanda explodindo”, disse ao Infomoney Eduardo Zylberstajn, head de pesquisa e inovação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

E aí, qual o melhor momento para financiar um imóvel?

Para além de questões da economia brasileira, que afetam o financiamento, o mercado imobiliário nunca para e nem deixa de trazer oportunidades. Então, como saber qual o melhor momento para financiar um imóvel?

Na prática, o momento certo é quando você fez um planejamento financeiro cuidadoso. A organização vai ser sempre a palavra-chave, independente de se economistas e analistas apontarem qual o melhor momento para financiar um imóvel. 

Como a gente já contou aqui no blog, vale desde cedo acumular um patrimônio bom para servir de reserva para a entrada, rendendo (seja em contas remuneradas, Tesouro, fundos, CDB, poupança) sem grandes riscos. Também é crucial entender que as parcelas mensais não deverão ultrapassar 30% da renda mensal - mais do que isso, o banco já torna o crédito inviável. Estudar cada etapa da tomada de crédito e ter uma assessoria também ajudam.

E, sobretudo ao procurar o imóvel ideal, lembre-se: não entrar por impulso. 

“Planejar a compra, para que seja sem traumas, exige muita conversa com a família, consultoria especializada e, também, com o gerente do banco que for financiar o imóvel. Outro ponto é que as pessoas reservem de 3% a 5% do valor do imóvel para custos acessórios, como ITBI e taxas cartorárias”, indica o Secovi-SP, maior sindicato do mercado imobiliário da América Latina.

Vamos ver com a Loft como funciona o financiamento imobiliário?

Critérios para ajudar a saber se chegou a hora de fazer seu financiamento

Tudo bem: você já viu que não existe exatamente um melhor momento para financiar um imóvel, e sim que depende mais de como está o seu planejamento do que como estão as circunstâncias do momento. Vamos então ver alguns critérios e planejamentos para te ajudar a saber se chegou a hora de sair do aluguel e financiar seu próprio apê?

  1. Meu planejamento financeiro está adequado? Monte uma boa reserva para conseguir pagar uma entrada maior. Você pode pagar 50% do valor do imóvel de vez, em vez do percentual mínimo de 20%. Também é importante nunca ultrapassar 30% da sua renda mensal com o valor das parcelas. E tome cuidado para não acumular dívidas simultâneas, porque elas dificultam uma boa oferta de crédito;
  2. Meu nome está limpo? Garanta que você está com tudo pago em dia e com bom score de crédito para garantir boas ofertas. Ah, e documentação em dia também, hein!;
  3. A escolha do imóvel parece certa? O tipo de imóvel que estou buscando me será útil no longo prazo? Será que vou criar família mais para frente? Devo continuar trabalhando no mesmo lugar por muitos anos? Essas são questões que valem ser consideradas;
  4. O preço e as condições de financiamento estão bons? Se você encontrou aquela opção (ou aquelas opções) que parece a ideal, agora tem que levar em consideração o preço a se pagar e como vai financiar. 

Considerando que você passa por esses critérios e planejamentos, a situação fica bem mais clara para dar o passo adiante!

Uma dica importante para financiar seu apê é contar com apoio especializado

Mesmo que você esteja se organizando por conta própria para fazer um planejamento, tem sempre um limite de o quanto você é capaz de dar conta de tudo. Por isso, vale muito a pena fazer seu financiamento com apoio de uma assessoria de crédito. Elas são um caminho para que você possa comparar as taxas oferecidas por vários bancos para o seu perfil, levando em conta os índices de correção monetária, taxas administrativas e seguros.

Comprando seu apê com a Loft, você tem acesso a uma assessoria de crédito gratuita, que te arranja as melhores condições do mercado para financiar sem estresse. Afinal, dificilmente você vai ter um profissional independente para consultar caso financie diretamente com os bancos.

Nossos especialistas em financiamento imobiliário orientam você e sua família ao longo de todas as etapas do processo de financiamento. A gente encontra os bancos que têm as melhores condições para a sua operação de crédito, e cuida de toda a burocracia necessária para que esse crédito seja liberado com tranquilidade.

Ah, e a gente dá suporte integral para seu financiamento, centralizando toda a comunicação com os bancos, o envio de documentos, o preenchimento de formulários e tudo mais que te facilita o caminho adiante. Você nem precisa sair de casa ou se preocupar com a papelada. Essa assistência, sem custos, é toda pensada no que você prefere e escolhe.

Conheça nosso portfólio e compre seu apê dos sonhos com a Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.