Morar em Copacabana significa morar em um dos bairros mais famosos do mundo, situado entre Leme e Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Neste post, você vai aprender mais sobre:
- Como é morar em Copacabana
- O que fazer em Copacabana
- A história Praia de Copacabana
- Ótimos apartamentos à venda em Copacabana
Como é morar em Copacabana
Morar em Copacabana significa morar também nas páginas da história do país. Afinal, é lá que se deu tanto a Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, quanto a estreia de Elis Regina nos palcos e o surgimento da bossa nova – os músicos cantavam baixinho em apartamentos da área para não atrapalhar os vizinhos.
E não há ninguém no Brasil que não reconheça o ondulado tão característico de seu calçadão, perfeito para começar ou terminar o dia: são mais de 4 quilômetros que se estendem até a Praia do Leme. Ao longo do percurso estão as estátuas de três brasileiros notáveis: Clarice Lispector, Dorival Caymmi e Carlos Drummond de Andrade.
Estabelecida como bairro urbano desde os anos 1920, Copacabana possui ótima infraestrutura de comércio, serviços e transporte. Há dezenas de linhas de ônibus cruzando a região e 3 estações de metrô: Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde.
Morar em Copacabana também significa ser vizinho de bairros como Leme, Botafogo, Ipanema e Leblon, garantindo fácil acesso ao centro e ao restante da Zona Sul do Rio de Janeiro. Segundo o censo mais recente, cerca de 120 mil pessoas moram no bairro, um terço delas idosos que desfrutam da qualidade de vida local.
Por sua localização privilegiada – uma das mais valorizadas da cidade – Copacabana é considerada um bairro seguro no Rio de Janeiro. Recentemente, em janeiro de 2020, também recebeu o programa Segurança Presente, para reforçar o policiamento.
Onde morar em Copacabana
Segundo pesquisa de imobiliárias cariocas, duas das ruas mais desejadas no Rio de Janeiro ficam em Copacabana: a Rua Fernando Mendes e a Rua Constante Ramos. Para quem quer morar de frente para o mar – o sonho de muitos! –, a resposta é a Avenida Atlântica.
Confira algumas opções de apartamentos em Copacabana:
- Rua Barata Ribeiro 255
- Rua Carvalho de Mendonça 12
- Rua Ministro Viveiros de Castro
- Avenida Nossa Senhora de Copacabana
- Avenida Prado Júnior
- Rua Ronald de Carvalho 147
O que fazer no bairro de Copacabana
Além de todos os mercadinhos, lojas, farmácias e agências bancárias por perto para facilitar a rotina de quem mora em Copacabana, não há motivo para tédio.
Quem gosta de acordar cedo, por exemplo, pode ir até o Posto 6 (considerado o melhor posto de Copacabana) e comprar peixes fresquinhos das mãos de pescadores locais, que estão na ativa até hoje!
Já quem prefere cair na água, o mar nos arredores do Forte de Copacabana é calmo e, por isso, muito bom para fazer natação, bodyboard e stand up paddle. No calçadão, é possível caminhar, correr, andar de bike ou patins.
Os fãs de música vão adorar o Beco das Garrafas, na Rua Duvivier, onde ficam pequenas casas de show onde estrearam artistas da estirpe de Elis Regina, Simonal e Jorge Ben – e seguem atraindo novas vozes.
Aos domingos e feriados, aproveite a Avenida Atlântica para lazer e pedale com tranquilidade apreciando a vista. Para fechar, visite o Boteco Belmonte e escolha uma (ou mais!) das deliciosas empadas locais.
Onde comer: restaurantes e bares em Copacabana
Há muitas opções nos arredores das ruas Bolívar e Siqueira Campos, como Barraca da Chiquita, Adega Pérola, Bar Pavão Azul, Amir e Galeto Sat’s, todos tradicionalíssimos para os cariocas. Outro estabelecimento nessa lista é o Cervantes Bar e Restaurante, eleito Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro – e aberto até as 4 horas da manhã!
Copacabana também tem ótimas opções para momentos especiais, como o restaurante MEE e o Pérgula, ambos dentro do (quase) centenário Copacabana Palace. O brunch no hotel, por exemplo, é lendário.
Também não dá para deixar passar o Forte de Copacabana, erguido no século 19 e onde fica a deliciosa Confeitaria Colombo, aberta em 1894.
Praia de Copacabana: charme e espaço para todos
Considerada uma das praias mais famosas do mundo, com mar muito azul, a Praia de Copacabana é também berço do frescobol, hoje presente em qualquer faixa litorânea do país. E também tem gente jogando peteca e futevôlei todos os dias!
É nas areias da Praia de Copacabana que acontecem os grandes eventos gratuitos da cidade como, por exemplo, missas do Papa Francisco e shows de Rolling Stones e Rod Stewart.
E na virada de 31 de dezembro para 1º de janeiro, como é o réveillon em Copacabana? Há a mundialmente famosa queima de fogos de Ano Novo, um espetáculo de quase vinte minutos e muita beleza.
Nas semanas seguintes, o agito continua: entre janeiro e fevereiro, é a vez dos blocos de carnaval colorirem a orla. E para ver um bom pôr do sol em Copacabana todos os dias, basta ir para as areias da praia. Quanto mais perto da Pedra do Leme, melhor!
A Loft te ajuda a encontrar o melhor apartamento em Copacabana!
Encontrar o apartamento perfeito deveria ser fácil, rápido e gostoso, certo? É o que a Loft acha!
O objetivo da empresa é transformar positivamente a experiência de compra e venda de imóveis, da primeira visita à contratação de financiamento imobiliário, através de tecnologia e serviços altamente especializados.
Conheça nosso portfólio de apartamentos à venda em Copacabana e marque sua visita!