São Paulo tem o título de maior cidade da América Latina e ele não veio à toa. De fato, a capital paulista é gigante em tamanho, quantidade de habitantes e em cultura. É preciso muito empenho para conhecer todos os cantos da cidade e encontrar seus tesouros escondidos. A Zona Leste de SP é uma detentoras da efervescência cultural de São Paulo, com a reunião de pessoas de ascendência japonesa e italiana, além de angolanos e sírios.
A região conta com toda a infraestrutura para uma vida confortável: comércio, restaurantes, shoppings e transporte público. A mobilidade realmente é um ponto que chama a atenção sobre a Zona Leste de São Paulo, já que a área é atendida por diversas linhas de ônibus, além de estações da linha 3-Vermelha do metrô e as linhas 11-Coral e 12-Safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Como é morar na Zona Leste de São Paulo?
Em desenvolvimento acelerado nos últimos dez anos, a Zona Leste de São Paulo tem sido procurada por investidores e por quem deseja morar em condomínios com lazer completo. Isso porque a região abriga muitos empreendimentos novos, em que é possível comprar um apartamento na planta.
Os moradores da Zona Leste são, em sua maioria, jovens casais ou famílias com crianças, que buscam uma vizinhança mais silenciosa. Ainda há muitas casas nos bairros da Zona Leste e, assim, menor quantidade de habitantes do que o Centro de SP, por exemplo, o que contribui para um trânsito mais tranquilo. E em poucos minutos de carro ou transporte público, é possível chegar ao trabalho na região central da cidade.
Conheça os bairros da Zona Leste de SP
A região da Zona Leste agrega as Subprefeituras de Aricanduva, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, Itaquera, Mooca, Penha, São Mateus, São Miguel Paulista, Sapopemba e Vila Prudente. Mooca, por exemplo, além do bairro de mesmo nome, abriga ainda Brás, Belém e Tatuapé, bairros com boas opções de apartamentos para famílias e para quem busca o primeiro apartamento.
De acordo com o censo 2010 do IBGE, cerca de 4 milhões de pessoas moram na Zona Leste de São Paulo. As regiões mais populosas são Itaquera, Penha e Mooca, que juntas reúnem 14 bairros: Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio, Parque do Carmo, Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari, Tatuapé, Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde.
Como você viu aqui no artigo, a Zona Leste vive um momento de crescimento imobiliário, com novos empreendimentos surgindo todo o tempo. Em geral, são condomínios com lazer completo e vaga de garagem, próprios para atender quem busca conforto e comodidade. Isso faz com que os bairros da região sejam bons destinos para quem quer fazer um investimento no mercado imobiliário, seja para morar, seja para alugar.
Quanto custa morar na Zona Leste de São Paulo?
Quem já andou procurando apartamentos para comprar, com certeza percebeu que os preços variam bastante – especialmente se o proprietário é apegado ao imóvel ou não está antenado aos preços atuais do mercado. Outros fatores que influenciam na precificação são a localização, a idade do imóvel e as comodidades do condomínio e do bairro.
Na Zona Leste de São Paulo, é possível encontrar apartamentos de diferentes plantas, desde studios até apês de dois ou três dormitórios, com ou sem suíte. Geralmente, quanto mais próximo ao centro da cidade for o bairro, mais elevado é o valor do metro quadrado. Mas isso não é uma regra infalível.
De acordo com a Exame Invest, o valor médio do metro quadrado na Zona Leste de SP é de R$ 5 mil. Mas há muita variação entre um bairro e outro, já que a região é muito extensa e populosa. No Tatuapé, por exemplo, o valor pode chegar a R$ 8 mil o metro quadrado, segundo a Folha de S.Paulo.
Encontre imóveis nos melhores bairros da Zona Leste
Seja para investir ou para morar, a região leste de São Paulo tem boas opções de apês, tanto reformados, quanto aguardando uma reforma do seu jeito. O site da Loft reúne apartamentos à venda em todos os bairros da Zona Leste de SP, adequados para qualquer orçamento e momento de vida.
Você pode procurar seu próximo lar utilizando os filtros de busca para refinar a pesquisa por bairros e agendar visitas presenciais ou virtuais com um de nossos corretores parceiros. Encontrou o apartamento ideal? A Loft também te ajuda com o financiamento de imóvel, se for o caso.
A Loft tem uma assessoria de crédito especializada, que procura os principais bancos do país para garantir a você o acesso às melhores taxas do mercado para o seu perfil. E não precisa se preocupar com o envio de documentação e com as burocracias da negociação – nosso time cuida de todos os trâmites necessários de forma gratuita, para que a compra do seu apartamento seja a mais tranquila possível.
O melhor lugar para compra e venda de imóveis em São Paulo é na Loft!