Guia da Zona Norte de SP: conheça os bairros e as particularidades da região

Compartilhar a notícia

Descubra por que a Zona Norte de SP pode ser seu novo endereço, quais são as qualidades da região e quanto custa morar lá

25 de dezembro de 2021

Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
morar-zona-norte-sp

Há quem diga que dá para morar em São Paulo por muitos anos e não esgotar os cantos da cidade que ainda precisa conhecer. A Zona Norte é uma das joias da capital paulista, com diversos bairros tranquilos que, ao mesmo tempo, contam com a infraestrutura necessária para uma vida confortável. 

A mobilidade é outro ponto que chama a atenção sobre a Zona Norte de São Paulo. A região é atendida por diversas linhas de ônibus, além de estações da linha 1-Azul do metrô e a linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

Os bairros são bem servidos de comércio, então dá para resolver muita coisa a pé. E também há facilidade de acesso às principais vias para quem vai tirar o carro da garagem, como a Marginal Tietê e a avenida Tiradentes. 

Quem são os moradores da Zona Norte de SP?

O rio Tietê é o ponto de partida para a divisão de boa parte da capital paulista. A Zona Norte de São Paulo fica acima do rio, onde estavam localizadas as históricas ferrovias e estradas velhas que conectavam o município às cidades vizinhas. 

A região é subdividida em duas áreas menores, nordeste e noroeste, e cada uma proporciona experiências diferentes - consequentemente, são procuradas por perfis de moradores distintos. Na região nordeste estão bairros como Santana e Tucuruvi, nos quais o comércio é melhor desenvolvido. Já a região noroeste, com os bairros Freguesia do Ó e Pirituba, está acelerando o processo de urbanização, com oferta de novos empreendimentos.

Quem deseja mais tranquilidade e morar com muitas casas em volta, pode preferir a região noroeste. Já a área nordeste é muito procurada por quem não abre mão de ter toda a infraestrutura e serviços a poucos metros de casa.

Conheça os bairros da Zona Norte de São Paulo

A região da Zona Norte é composta por algumas Subprefeituras: Casa Verde, Freguesia do

Ó, Jaçanã, Perus, Pirituba, Santana e Vila Maria. Santana, por exemplo, além do bairro de mesmo nome, abriga ainda Tucuruvi e Mandaqui, dois bairros com ótimas opções de apartamentos para famílias e para quem busca o primeiro apê.

parque-da-juventude-zn
O Parque da Juventude é uma das opções de lazer para moradores da Zona Norte

Vila Maria está acompanhada da Vila Guilherme e da Vila Medeiros, e juntos formam uma área que ainda abriga muitas casas, além de condomínios de alto padrão. Já na Subprefeitura da Casa Verde estão os bairros do Limão e Cachoeirinha, bons destinos para quem quer investir no mercado imobiliário tanto para morar, quanto para alugar.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a Zona Norte possui 12 bibliotecas públicas para uso dos moradores da região, além de praças e parques, como o Lions Clube, no Tucuruvi, o Parque do Trote, na Vila Guilherme, e o Parque da Juventude, no Carandiru.

Confira algumas opções de apartamentos à venda na Zona Norte de SP:

- Rua Jorge Valim, Casa Verde

- Rua Baião Parente, Freguesia do Ó

- Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, Pirituba

- Rua Doutor Olavo Egídio, Santana

- Rua Borges, Tucuruvi

Quanto custa morar na Zona Norte de SP?

Se você já tem alguma familiaridade com a busca por apês para comprar, sabe que os preços costumam variar bastante. Localização, idade do imóvel e as comodidades do condomínio são alguns dos fatores que influenciam no valor de venda, sem falar na expectativa de lucro do vendedor. 

Na Zona Norte de São Paulo, as plantas dos imóveis também costumam variar, indo de studios ainda na planta a apartamentos novos ou antigos com mais de três dormitórios. Dá para ter uma ideia dos preços na região pelo preço do metro quadrado em Santana. De acordo com o Índice FipeZap, em agosto de 2021, um apartamento no bairro custava, em média, R$ 7.422 o metro quadrado. 

A Loft te ajuda a encontrar um apê nos bairros da Zona Norte

Seja para investir ou para morar, a região norte de São Paulo tem boas opções de apês, tanto reformados, quanto aguardando uma reforma do seu jeito. O site da Loft reúne apartamentos à venda em todos os bairros da Zona Norte de SP, adequados para qualquer orçamento e momento de vida. 

Você pode procurar seu próximo lar utilizando os filtros de busca para refinar a pesquisa por bairros e agendar visitas presenciais ou virtuais com um de nossos corretores parceiros. Encontrou o apartamento ideal? A Loft também te ajuda com o financiamento de imóvel, se for o caso.

A Loft tem uma assessoria de crédito especializada, que procura os principais bancos do país para garantir a você o acesso às melhores taxas do mercado para o seu perfil. E não precisa se preocupar com o envio de documentação e com as burocracias da negociação - nosso time cuida de todos os trâmites necessários de forma gratuita, para que a compra do seu apartamento seja a mais tranquila possível.

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.