Chat GPT no mercado imobiliário: o que é e como usar?

Compartilhar a notícia

O Chat GPT é uma inteligência artificial que vem ganhando cada vez mais destaque. Saiba o que é e como usar no mercado imobiliário!

21 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de março de 2024 8 min de leitura
chat-gpt-no-mercado-imobiliario

A inteligência artificial chegou para revolucionar a maneira como as empresas vendem seus serviços e produtos. O Chat GPT, por exemplo, pode ser aplicado no mercado imobiliário com ótimos resultados, seja nas estratégias de marketing digital ou no atendimento ao cliente. 

Trata-se de um algoritmo que oferece ao usuário um modo rápido de conversar e obter respostas sobre qualquer assunto. Porém, quem pensa que somente grandes empresas podem utilizar a ferramenta está enganado. Isso porque a facilidade de acesso faz com que muitos corretores recorram à ferramenta.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, você entenderá o que é Chat GPT e como utilizá-lo no mercado imobiliário. Confira!

O que é Chat GPT?

O Chat GPT é uma ferramenta criada e lançada pela OpenAI, uma empresa americana fundada em 2015. A sigla GPT significa “generative pretrained transformer” – em tradução livre, transformador generativo pré-treinado. 

Isso significa que o modelo foi alimentado por informações e sucessivamente treinado até chegar à versão lançada. Além da assertividade e velocidade em entregar respostas a perguntas complexas, a ferramenta é capaz de fazer planejamentos, dar conselhos, corrigir códigos de programação e até criar histórias.

Um dos pontos que mais chamam a atenção sobre o Chat GPT é a sua capacidade de criação. Afinal, esse tipo de inteligência artificial consegue ter uma conversa e gerar explicações que consideram o contexto da pergunta.

Como essa ferramenta funciona?

Agora que você conhece o que é o Chat GPT, vale entender como ele funciona. O algoritmo foi treinado com base no Reinforcement Learning from Human Feedback. Trata-se de uma técnica que utiliza o feedback humano para ajustar a base de resposta dessa inteligência artificial. 

Logo, ele é capaz de facilitar a rotina das pessoas, tanto profissional quanto pessoal, elaborando e reescrevendo textos, contando histórias, contextualizando assuntos e mais. Além disso, o funcionamento do Chat GPT pode ser dividido em três etapas.  São elas:

Anúncios

Pré-treinamento

A ferramenta é pré-treinada com uma abundância de dados textuais para aprender a estruturar a linguagem e a relação semântica entre as palavras. Isso ocorre por meio de um modelo de linguagem de autossupervisão, que consegue prever a próxima palavra em uma frase.

Fine-tuning

Nessa fase, o Chat GPT é refinado em um conjunto de dados específicos para tarefas em particular. Por exemplo, caso você use a tecnologia para responder perguntas sobre determinado assunto, ela será treinada em um conjunto de perguntas e respostas relacionadas a tal conteúdo.

Dessa forma, o Chat GPT faz com que ocorra uma adaptação ao vocabulário e ao contexto específico da tarefa em questão.

Geração de respostas

Aqui, o Chat GPT gera respostas para as mais diversas perguntas. Assim, a ferramenta é capaz de compreender o contexto da conversa, o assunto abordado e fornecer explicações coerentes.

Em relação ao usuário, o funcionamento é bem intuitivo e simples. Após acessar o site e cadastrar uma conta gratuita, basta iniciar uma conversa com o Chat. Nele, basta fazer perguntas ou dar instruções sobre uma tarefa a ser executada.

Como usar o Chat GPT no mercado imobiliário?

Considerando seu funcionamento e capacidades, o Chat GPT se tornou bastante popular em diferentes negócios e nichos. Entre os setores, a plataforma tem se tornado comum também no mercado imobiliário.

Muitos corretores já utilizam o Chat GPT para descrever anúncios de imóveis, realizar ou otimizar o atendimento ao cliente e redigir e-mails, por exemplo. Vale mencionar, também, que existem ferramentas de inteligência artificial voltadas especificamente para o mercado de imóveis.

Entretanto, devido ao sucesso do Chat GPT, vale saber como ele pode ser usado por um profissional da imobiliária. Veja, a seguir, algumas aplicações!

1Atendimento ao cliente

A ferramenta pode ajudar as imobiliárias a responder perguntas frequentes enviadas ao negócio, fornecendo informações sobre os serviços e produtos oferecidos. Além disso, você pode utilizá-la para desenvolver relatórios financeiros e de vendas.

2- Descrição de anúncios de imóveis

Uma tarefa essencial do processo de atração de clientes é escrever boas descrições de imóveis. No dia a dia, é comum não ter muita inspiração ou tempo para realizar essa explicação.

Nesse sentido, o Chat GPT pode ser um aliado. Ao digitar apenas algumas palavras-chave do imóvel, é possível ter um texto base, que pode ser aprimorado conforme as suas preferências. A ferramenta também pode trazer inspiração, facilitando o processo de criar anúncios.

3- Elaboração de contratos imobiliários

Você também pode elaborar contratos de aluguel, compra e venda utilizando o Chat GPT. Para tanto, basta solicitar à ferramenta que ela produza esse tipo de texto em um formato burocrático, descrevendo as informações que devem estar presentes em detalhes.

Nesse caso, é importante realizar uma revisão atenta, detectando espaço para possíveis alterações ou inclusão de detalhes. Ainda, o suporte de um profissional jurídico é essencial para corrigir eventuais erros e evitar problemas. 

4- Elaboração de posts para as redes sociais

O Chat GPT também é capaz de criar legendas e até sugerir posts para as redes sociais da imobiliária, como para o Instagram, por exemplo. Ao descrever o contexto e tom de voz desejada, a ferramenta pode elaborar um texto base de divulgação.

Exemplo de prompts para Chat GPT

Para obter bons resultados com o Chat GPT, é necessário dar bons “prompts”, isto é, comandos. Isso significa escrever orientações estratégicas e complexas para que a ferramenta gere respostas satisfatórias.

Nesse sentido, detalhe ao máximo a tarefa, especificando a persona (inquilino, proprietário) e o formato em que deve vir a resposta (ex: contrato de aluguel, anúncio de imóvel, roteiro para vídeo, etc.). Também vale conversar com o chat para aperfeiçoar o conteúdo gerado.

Confira abaixo alguns exemplos de comandos para aplicar no dia a dia da sua imobiliária!

Prompt para descrição de imóveis

Crie uma descrição para o anúncio do seguinte imóvel:

  • [detalhes da casa ou apartamento, como quantidade de quartos, banheiros, bairro, etc.]
  • [detalhes da localização, estabelecimentos nos arredores, acesso, deslocamento]
  • [comodidades do imóvel e condomínio (armários, churrasqueira, piscina, playground, espaço pet]
  • [informações comerciais, aluguel, venda, financiamento, etc.]
  • [informações de contato]

Prompt para ideias de conteúdo para seu perfil nas redes sociais

Liste 5 ideias de conteúdos para o Instagram da [nome da imobiliária], que trabalha com [especialidade da empresa]. Os conteúdos devem ter [tipo de público] como foco e entregar o máximo de valor. 

Prompt para criar uma campanha de marketing digital

Sou uma [descrever a empresa], preciso criar uma campanha de marketing digital personalizada e eficiente. Considere as seguintes informações para desenvolver a campanha:

  • [segmento de atuação] 
  • [localização geográfica]
  • [público-alvo]
  • [objetivos da campanha (ex: aumentar as vendas, melhorar a visibilidade da imobiliária, etc.)]

Inclua estratégias para redes sociais, e-mail marketing e anúncios. Indique métricas para acompanhar o desempenho da campanha e ofereça orientações sobre como otimizar os resultados. 

Quais cuidados tomar ao utilizar o Chat GPT?

Apesar de ser um modelo de linguagem muito avançado, ainda existem dúvidas em relação ao uso da ferramenta. A verdade é que, na prática, o ChatGPT — ao menos, por enquanto — não consegue substituir a capacidade humana.

Logo, existem alguns riscos que você deve ficar atento, como:

  • os textos entregues pelo Chat podem apresentar erros ou frases sem sentido;
  • a ferramenta tem um conhecimento de mundo mais limitado para eventos a partir de 2021;
  • o Chat GPT pode entregar textos enviesados e instruções perigosas;
  • o Chat pode apresentar informações incorretas e dados que não existem;
  • os textos gerados podem não ter diferenciais em relação a outros conteúdos, tendo em vista que usa informações já publicadas em suas respostas.

Outro ponto importante é que cada imobiliária tem seu público-alvo, objetivos, estratégias e desafios específicos. Logo, não é possível transmiti-los cem por cento em um comando para o Chat GPT. Isso inviabiliza a realização de algumas tarefas de maneira consistente e personalizada.

Para evitar essas questões, é muito importante que você leia, confira as informações, corrija e revise tudo o que for realizado por essa inteligência artificial. Mas, sem dúvidas, o Chat GPT pode ser um ótimo aliado como suporte, facilitando diferentes atividades do seu dia a dia no mercado imobiliário.

Aproveite os benefícios da tecnologia!

Neste conteúdo, você descobriu o que é Chat GPT, como ele funciona e como a ferramenta pode ser usada no mercado de imóveis. Ele pode ser um grande aliado do corretor de imóveis no dia a dia, na elaboração de contratos, descrições de imóveis e muito mais.

Por isso, domine comandos e nunca esqueça de revisar todo o conteúdo gerado pela ferramenta. Assim, você pode aproveitar as vantagens do Chat GPT com tranquilidade e eficiência.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.