Se você está planejando construir um imóvel, seja para morar, alugar ou vender, é de suma importância entender o que é uma construtora. Afinal, a construção de uma propriedade, independentemente do tipo ou tamanho, costuma ser uma tarefa bastante desafiadora, não é mesmo?
Ela envolve muitos estudos, análises, pesquisas, projeções e investimentos. Logo, para evitar maiores problemas nesse processo, faz sentido contar com um auxílio profissional. Desse modo, além de reduzir contratempos e prejuízos, você ainda potencializa as chances de sucesso da obra.
Quer saber mais sobre o que é uma construtora, como ela funciona e quais as suas atribuições? Então continue a leitura e confira!
- O que é uma construtora?
- Quais são as principais atividades desenvolvidas por essas empresas?
- Quais são as vantagens de contratar uma construtora?
- E as desvantagens da contratação?
- Qual é a diferença entre construtora, empreiteira e incorporadora?
- Como contratar uma construtora séria e de qualidade?
O que é uma construtora?
Para construir um imóvel, há dois caminhos principais que você pode seguir. O primeiro é fazer tudo por conta própria, contando apenas com o auxílio de um mestre de obras ou de um pedreiro. Já o segundo é recorrer a uma empresa especializada no assunto, como uma construtora.
Esse tipo de empresa atua no segmento de construção civil. Ela é responsável pela execução de projetos envolvendo, por exemplo, o levantamento de casas e edifícios.
O objetivo desse tipo de organização é garantir que a construção de imóveis seja feita corretamente, de acordo com especificações técnicas e seguindo as normas vigentes.
Quais são as principais atividades desenvolvidas por essas empresas?
Sabendo o que é uma construtora, vale a pena entender quais são as principais atividades desenvolvidas por essa empresa. Afinal, ela tem diversas responsabilidades. Veja!
Mão de obra
Se você já precisou fazer algum tipo de obra, sabe que contratar mão de obra qualificada não costuma ser uma tarefa tão simples e rápida.
Nesse sentido, a primeira atividade desenvolvida por uma construtora é justamente se encarregar dessa questão. A empresa fica responsável por contratar e gerir todos os trabalhadores que farão parte de cada etapa da obra.
Sendo assim, é a construtora que fará a contratação de:
- carpinteiros;
- eletricistas;
- encanadores;
- pedreiros;
- pintores;
- serventes;
- vidraceiros;
- engenheiros;
- etc.
Já pensou em como seria ter que contratar individualmente cada profissional? Você teria que analisar os serviços prestados por cada trabalhador para depois selecioná-los. Evidentemente, essa não seria uma tarefa muito simples, prática e rápida.
Vale ressaltar que a empresa deve garantir a segurança dos profissionais e manter um técnico vistoriando a construção para que não haja maiores riscos e perigos.
Equipamentos, ferramentas e maquinário
Além de ser responsável pelos profissionais que farão parte do projeto, a construtora deve fornecer os equipamentos, ferramentas e o maquinário necessário para a obra. É ela que disponibilizará, por exemplo:
- andaimes;
- betoneiras;
- caçambas;
- caminhões pipa;
- escavadeiras;
- motoniveladoras;
- pá carregadeira;
- retroescavadeiras;
- rolo compactador;
- tratores.
Qualidade
Outra atribuição relevante de uma construtora é garantir a qualidade da obra. Isso significa executar todas as atividades conforme os prazos estabelecidos. Além disso, é preciso realizar testes e ensaios e assegurar que o imóvel não tenha problemas, como:
- infiltrações;
- instabilidades;
- irregularidades;
- rachaduras.
Riscos
Mais um aspecto que uma construtora é responsável em uma obra são os riscos — desde acidentes até um eventual atraso no pagamento dos trabalhadores. Então, se essas ou outras situações acontecerem, é a empresa que deverá lidar com elas e resolvê-las.
Quais são as vantagens de contratar uma construtora?
Com base nas informações apresentadas até aqui, já é possível imaginar quais são as vantagens de contratar uma construtora, não é verdade? Um dos principais benefícios de contar com o auxílio desse tipo de empresa é ter à disposição uma mão de obra profissional, qualificada e treinada.
Dessa forma, há uma maior facilidade para que a obra comece e seja concluída com excelência. Além disso, outras vantagens de contratar uma construtora são:
- economia de tempo por não precisar se deslocar até lojas de construção a todo momento para comprar materiais;
- não ter que ficar lidando com questões burocráticas e de documentação;
- menos chances de desperdícios e prejuízos;
- melhor planejamento e gerenciamento financeiro;
- mais comodidade e praticidade.
E as desvantagens da contratação?
Embora existam todas as vantagens apresentadas, há duas desvantagens que devem ser consideradas, caso você esteja pensando em investir nessa solução.
A primeira delas refere-se à limitação. Isso porque diversas construtoras trabalham com modelos prontos de plantas. Assim, pode haver menos liberdade para que você personalize os ambientes da forma que deseja.
Já a segunda desvantagem de contar com o trabalho de uma construtora está ligada ao preço. Afinal, como você terá todos os benefícios citados acima, esse serviço tende a ser mais caro em comparação com uma obra feita diretamente por você.
Qual é a diferença entre construtora, empreiteira e incorporadora?
Até aqui, você entendeu o que é uma construtora e quais as atividades que ela desenvolve, certo? Ainda assim, quando o assunto é construção civil, é comum haver uma confusão entre alguns termos.
Por isso, vale a pena saber as diferenças entre construtora, empreiteira e incorporadora imobiliária. Isso é importante, principalmente, para quem deseja construir um empreendimento imobiliário ou comprar um imóvel na planta, por exemplo.
A construtora, como você viu, é a empresa responsável por executar a obra. Já a empreiteira, também se envolve com a construção de um imóvel. Porém, ela é contratada somente para realizar serviços auxiliares e tarefas de menores proporções em um projeto.
Por fim, há a incorporadora. Ela fica encarregada por analisar a viabilidade do projeto e formalizar as documentações. Ou seja, essa empresa atua na parte administrativa e burocrática de uma obra.
Como contratar uma construtora séria e de qualidade?
Agora você já sabe melhor o que é uma construtora e quais os principais pontos relacionados a esse assunto. Se você ficou interessado em fazer uma construção com o apoio desse tipo de empresa, veja a seguir algumas dicas essenciais para contratar o serviço:
- pesquise sobre a credibilidade e a reputação da construtora;
- veja o seu tempo de atuação no mercado;
- avalie o portfólio da empresa;
- analise algumas obras realizadas pela construtora;
- verifique se a empresa tem registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia);
- entre em contato com a empresa e observe a qualidade da comunicação;
- procure conversar com clientes da construtora para saber mais sobre como foi ou tem sido a experiência deles.
Entendeu o que é uma construtora e como funciona esse tipo de empresa? Como você viu, há diversas vantagens em contar com o serviço prestado por essas companhias. Portanto, caso esteja pensando em construir um imóvel em breve, é interessante considerá-lo.
Mas se você procura um casa ou apartamento para comprar, nós temos muitas opções no site da Loft!
Comentários
GUSTAVO BARBOSA DOS SANTOS
Excelente explicação! Obrigado
Deixe seu comentário