Um terço dos brasileiros gostaria de morar em outro estado do País; SC é o preferido

Compartilhar a notícia

Estudo da Loft com a Offerwise apontou também os principais motivos para o deslocamento: busca por melhor qualidade de vida e melhores perspectivas financeiras ou profissionais

25 de março de 2024

Atualizado: 25 de março de 2024 5 min de leitura

Um em cada três brasileiros, ou 32,6% da população, gostaria de morar em outro estado do Brasil que não o que vive atualmente, segundo o estudo Tendências de Moradia no Brasil, realizado pela startup imobiliária Loft em parceria com a Offerwise. Outros 22,1% estariam dispostos a considerar uma mudança.

A pesquisa, realizada entre os dias 9 e 13 deste mês, com 3.095 respondentes, em amostra representativa do país, apontou também os destinos preferidos e os motivos que fariam as pessoas migrarem para outro estado da federação.

Santa Catarina, conhecido pela qualidade de vida e por seu litoral valorizado, com o metro quadrado mais caro do Brasil e, é o destino mais desejado: 18.3% dos entrevistados gostariam de se mudar para lá.

“Santa Catarina vive um momento especial. O crescimento econômico, a segurança e as belezas naturais têm sido um grande atrativo. Balneário Camboriú e cidades vizinhas estão constantemente no noticiário como exemplos de valorização no mercado imobiliário. E em Florianópolis, somente no último ano, o preço do metro quadrado dos imóveis à venda subiu 15%, a maior expansão nas cidades que acompanhamos”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft.

Os moradores dos estados vizinhos Rio Grande do Sul (59,6%) e Paraná (43%) foram os que mais citaram Santa Catarina como o destino mais desejável. Os moradores de Mato Grosso do Sul completam o Top 3 –23,4% dos sul-matogrossenses afirmaram que se mudariam para Santa Catarina.

Na sequência da lista dos estados mais desejados aparece São Paulo (11,8%), o único outro estado a somar mais de 10% da preferência dos participantes da pesquisa. Confira a tabela completa abaixo.

Para o especialista de Dados da Loft, a segunda colocação de São Paulo não chega a ser uma surpresa, pois o estado segue sendo atrativo para profissionais em busca de melhor remuneração. “São Paulo é a maior economia do país, com diversos grandes centros, é natural que tenha tanta atração.”

No caso de São Paulo, foram os moradores de Alagoas (21,7%), Pernambuco (20,6%) e Minas Gerais (20,4%) os que mais citaram São Paulo como principal destino caso pudessem morar em qualquer estado do país.

Pensando num cenário em que você pudesse morar em qualquer estado do Brasil, seja agora ou no futuro, para qual estado do Brasil você mais gostaria de se mudar?

EstadoRespondentes (%)
Santa Catarina18.3%
São Paulo11.8%
Minas Gerais8.9%
Rio de Janeiro8.7%
Rio Grande do Sul7.5%
Bahia6.5%
Paraná6.0%
Ceará3.8%
Goiás3.4%
Pernambuco3.1%
Distrito Federal2.9%
Espírito Santo2.6%
Alagoas2.5%
Paraíba2.5%
Mato Grosso1.9%
Rio Grande do Norte1.7%
Mato Grosso do Sul1.4%
Maranhão1.1%
Tocantins1.1%
Sergipe0.9%
Amazonas0.8%
Pará0.7%
Acre0.5%
Rondônia0.5%
Piauí0.5%
Roraima0.2%
Amapá0.2%
Fonte: Loft/Offerwise. Pesquisa realizada entre os dias 9 e 13 de março de 2024, com 3.095 respondentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais

Entre os motivos que fariam os brasileiros mudarem de estado, a busca por uma melhor qualidade de vida para si (37,1%) e para a família (34,9%) foram as opções mais mencionadas.

Aspectos como clima, custo de vida, infraestrutura e lazer, formam o conjunto que os entrevistados consideram importantes para qualidade de vida.

“Chama a atenção que a busca por novas experiências ou desafios apareça na terceira colocação entre as principais motivações, à frente de outros como melhores perspectivas financeiras ou profissionais e para estudar numa universidade específica. Pode ser um indício de que esse desejo de mudança também está ligado a aspectos menos práticos”, conclui Takahashi. Confira a tabela completa abaixo.

Você gostaria de morar em outro estado do Brasil que não o que você vive atualmente?

Não, eu não mudaria de estado de estado de jeito nenhum24.9%
Eu provavelmente não mudaria de estado20.4%
Talvez eu me mudasse para outro estado, talvez não22.1%
Sim, eu provavelmente mudaria de estado21.7%
Sim, eu com certeza mudaria de estado10.9%
Fonte: Loft/Offerwise. Pesquisa realizada entre os dias 9 e 13 de março de 2024, com 3.095 respondentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais
Anúncios

Por que você mudaria de Estado? – mais de uma resposta possível

Por melhor qualidade de vida para mim (clima, custo de vida, infraestrutura, lazer, etc)37,1%
Por melhor qualidade de vida para minha família (clima, custo de vida, infraestrutura, lazer, etc)34,9%
Para viver novas experiências ou desafios34,8%
Por melhores perspectivas financeiras ou profissionais30,0%
Por causa da cultura do lugar25,2%
Por causa de oportunidade de emprego22,5%
Para ficar perto de familiares/amigos16,0%
Outro motivo8,6%
Para estudar numa escola/universidade/faculdade específica5,7%
Para ficar perto da pessoa com quem me relaciono/relacionava (por exemplo, namorado(a) ou esposo(a))4,8%
Fonte: Loft/Offerwise. Pesquisa realizada entre os dias 9 e 13 de março de 2024, com 3.095 respondentes. A margem de erro é de 2 pontos percentuais

O estudo mostrou, ainda, quais são os estados onde os moradores estão menos dispostos a trocar de endereço.

Nesse ranking, a Paraíba lidera – 38,50% da população não gostaria e não pretende mudar de estado. Em seguida, aparecem Espírito Santo (37,50%), Alagoas (32,60%), Rio Grande do Norte (31,10%) e Pará (29%) – todos estados do Norte e Nordeste.

Completam o Top 10, Pernambuco (27,50%), Bahia (26,80%), Minas Gerais (26,40%), Paraná (26,20%) e Sergipe (25,80%).

A primeira edição do estudo Tendências de Moradia no Brasil busca ampliar o acesso à informação sobre moradia no Brasil. “Está dentro dos esforços da Loft para ajudar a população e os atores do mercado imobiliário a entenderem melhor o setor e as tendências do morar. Nesse caso, trazemos informações interessantes sobre os fluxos de pessoas no país”, afirma Sergio Esteves, vice-presidente de Marketing da startup.

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.