Aprenda a explorar as oportunidades das redes sociais com posts para imobiliária

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27 de março de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 27 de março de 2024 13 min de leitura
Celular com aplicativos de redes sociais

Você que trabalha com venda de imóveis: os seus posts para imobiliária estão em dia ou as suas redes sociais ficam paradas e você as alimenta quando dá?

Saiba que mídias sociais desleixadas afastam potenciais clientes.

marketing imobiliário é uma forma muito eficiente de mostrar os imóveis, principalmente por despertar o interesse do potencial comprador.

Atualmente, a forma de se comunicar mudou muito, e é o cliente quem vai atrás de você. Isso acontece por conta da internet e, principalmente, pelas redes sociais.

Para ajudar, neste artigo trouxemos dicas incríveis de posts imobiliários para todas as redes sociais. Confira!

Qualidade ou quantidade: qual é a alternativa mais viável? 

Não é sobre postar todos os dias e, às vezes, mais de uma vez. Você precisa ter tempo para sentar e planejar seus posts para garantir qualidade às suas mídias sociais.

Uma boa forma de estar por dentro de tudo sobre o mercado imobiliário é ouvir alguns podcasts da área; isso servirá para que você conheça outros corretores de imóveis e as principais tendências.

Mas calma. Para manter os posts para imobiliária ativos, você não precisa ser um expert em social media. Basta ter qualidade e frequência – por isso, a importância do planejamento. Afinal, são muitas mídias e cada uma dialoga com o lead de uma forma.

Quantos posts semanais são ideais para manter um bom engajamento?

Cada rede funciona de uma forma e tem um público-alvo. Então, vamos analisar uma a uma para entender como funcionam os posts para imobiliária:

  • Instagram: uma publicação por dia no feed, variando os formatos (foto, vídeo, reelslives)
  • Instagram Stories: uma vez por dia, com possibilidade de interação com enquetes, caixa de perguntas
  • Facebook: duas vezes ao dia, com possibilidade de anúncios
  • LinkedIn: de uma a três vezes por semana
  • Pinterest: diariamente

E você precisa de posts para imobiliária em todas as redes? Não! Esteja naquelas onde você sabe que seus clientes estão.

Para postar, o ideal é conferir com frequência quais dias e horários seus clientes costumam consumir conteúdo.

Quem tem contas comerciais no Instagram e Facebook, por exemplo, já tem todos esses dados disponíveis na própria plataforma. Entretanto, em alguns casos essa alternativa pode ser um risco.

Imagine que 18h seja o horário de pico dos seus clientes. O seu primeiro pensamento seria: “Vou fazer uma postagem às 18h para eles verem”. É um bom raciocínio, mas imagine que outras contas tenham os mesmos clientes que você e elas também decidam fazer um post às 18h.

O resultado final será: a conta que tiver o melhor post vai aparecer para esses clientes e o seu corre o risco de não ficar em evidência.

Por isso, o que sugerimos é que você faça vários testes até perceber qual horário e qual dia as suas postagens engajam mais.

Você também pode contar com outras ferramentas de relatórios de marketing digital para seus posts para imobiliária, como Google Analytics, Keep.i ou Cyfe.

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Como funciona a regra 4-1-1?

regra 4-1-1 é um método em que os compartilhamentos nas mídias sociais são feitos sem que a página pareça invasiva. Ele é bem prático e funciona para corretores nos posts para imobiliárias também.

Essa metodologia considera 6 posts e:

  • 4 conteúdos devem ser de influenciadores da sua área e que sejam importantes para seu público
  • 1 peça que você criou, ou seja, um conteúdo original
  • 1 peça de venda, pode ser um cupom ou até um anúncio

Já é uma boa forma de começar, não é? Mas se você quer saber o que abordar em cada uma das redes, veja só o que vamos contar agora.

Como criar conteúdo para imobiliária: confira algumas dicas de posts para imobiliarias

Como você não é um social media, é normal se sentir perdido. Se sua experiência é só como usuário de contas pessoais, talvez você não tenha se atentado a alguns pontos técnicos quando o assunto é produção de conteúdo.

Mas a primeira coisa que você deve pensar é em deixar de lado essa experiência só com seu perfil pessoal. As contas comerciais não funcionam da mesma forma e é preciso ter a visão do negócio bem definida.

Você conhece o mercado imobiliário, sabe quem é seu público e, se busca sempre estudar, é um ótimo caminho. Agora é só pensar em como vender os imóveis com os posts para imobiliária em cada rede. Confira algumas dicas:

Conteúdo para Facebook

Para vender imóveis, o Facebook é uma excelente alternativa, principalmente por possibilitar a criação de anúncios no Facebook Ads e de vendas pelo Marketplace.

Facebook Ads é o sistema de mídia paga que dá opção de criar vários formatos de anúncio. Com ele, é possível criar campanhas e estratégias de divulgação dos imóveis, tanto lá quanto para o Instagram.

Você também pode definir seu público e investir em quem realmente tem o poder de compra dos imóveis.

Já o Marketplace do Facebook é uma ferramenta de compra e venda, algo bem prático. Você anuncia um imóvel, coloca fotos, valores e deixa seu contato. Para produtos de baixo valor, é possível negociar por lá mesmo. Mas, no caso de corretores, funciona mais como exposição do produto.

Além disso, a rede está com um programa de capacitação em marketing digital para donos de micro e pequenas empresas. É gratuito e pode ajudar a criar os melhores posts para imobiliária.

Conteúdo para Instagram

O Instagram é uma plataforma mais focada em imagens e vídeos do que em texto. Por isso, a qualidade das imagens e do material que você vai divulgar precisa ser muito boa. O conteúdo deve fazer com que o cliente, ao rolar o feed, pare e preste atenção ao que é apresentado.

O Instagram oferece uma série de funcionalidades que você pode aproveitar nos seus posts:

  • Usar a bio para deixar seu endereço, contato e site
  • Postar conteúdos nos stories para interagir com os usuários
  • Apostar nos reels, que dão ótimo engajamento para a página
  • Usar fotos, vídeos, artes e fazer lives
  • Promover suas postagens e fazer anúncios pagos

Essa é uma das redes sociais mais usadas e com grande potencial para explorar.

Conteúdo para LinkedIn

O conteúdo do LinkedIn é voltado para o lado profissional, sendo uma ótima ferramenta para divulgar o trabalho como corretor de imóveis.

Além disso, a plataforma possui funcionalidades como stories, espaço para criação de artigos, enquetes, lives etc. 

Por lá, os conteúdos são mais densos, e os usuários são pessoas que já estão no mercado de trabalho.

Procure por corretores imobiliários nessa rede e veja alguns conteúdos para se inspirar.

Conteúdo para TikTok

Ao contrário do LinkedIn, o TikTok é uma rede de entretenimento. Os conteúdos são mais leves e, se você ainda não conhece, não se admire de encontrar várias dancinhas por lá. É a marca da rede, composta em sua maioria de jovens.

Mas não se engane, ela vem conquistando cada vez mais pessoas: já é a quarta maior rede social em número de usuários. Ou seja, a faixa etária do público é mais abrangente e pode ser que algum potencial cliente seu te encontre por lá por meio dos posts para imobiliária.

No TikTok a comunicação é feita por vídeos, então use e abuse da criatividade para apresentar as imagens dos imóveis com um texto chamativo. Vale até usar um pouco de humor, trazendo situações do dia a dia da profissão.

Conteúdo para Pinterest

Já o Pinterest tem foco nas imagens. Os Pins, como são chamadas as postagens por lá, têm algumas diferenças em relação às postagens das outras redes que você costuma usar:

  • Não há hashtags
  • As imagens são na vertical
  • Frase nas imagens
  • Conteúdo mais profissional

Nessa rede, a qualidade dos posts é essencial. Há muitos designers e fotógrafos na plataforma.

É uma boa oportunidade para apresentar imóveis decorados e explorar esses detalhes. Fica mais fácil para o cliente do Pinterest se imaginar morando ali do que só os espaços vazios, por exemplo.

Posts para imobiliárias: qual é a melhor forma de mostrar imóveis?

Agora que você sabe o que cada rede tem de diferencial, já deve ter em mente como vai ser possível aproveitar todo esse potencial. E, claro, vai saber se determinada mídia social é boa ou não para seu público.

Mas, definidas as redes, o que postar? Confira algumas ideias de posts para imobiliária que separamos para você:

Lives de visitação

Como usuário, você sabe que há muito conteúdo enganoso por aí. Vai acontecer de você postar a foto de um apartamento pequeno, ele parecer maior nas fotos e ouvir reclamações dos clientes. Ou pode acontecer o contrário e o potencial comprador se surpreender.

Para fugir desses enganos de posts de imobiliária, as lives de visitação são ótimas soluções. Você pode fazer isso com empreendimentos novos, que ninguém visitou ainda. Isso vai atrair muitos clientes.

A modalidade pode até ser usada para visitações por chamada de vídeo, já pensou? Se o cliente quer comprar um imóvel em outra cidade e não pode ir até lá de imediato, é uma ótima oportunidade de conhecer sem sair de casa.

Reels 

Os reels são a oportunidade mais promissora de posts de imobiliária. Recentemente, foi divulgado que o Instagram vai deixar de ser uma rede só de fotos, e os conteúdos dos reels vão ter mais engajamento.

Ou seja, é possível variar entre vídeos com imagens estáticas e apresentações bem interessantes do exterior e interior dos imóveis. São várias as possibilidades de anunciar.

Mas não fique só nessa. Os profissionais podem mostrar um pouco do dia a dia da profissão com um pouco de entretenimento também. É uma boa forma de humanizar você como corretor de imóveis e até mesmo a imobiliária.

O ideal é mesclar os conteúdos, como falamos na regra 4-1-1. Afinal, não fica tão chamativo um perfil que só pensa em vender, não é?

Destaques dos imóveis

O recurso de destaques é bem conhecido no Instagram. Ele reúne, de forma organizada, seus stories por tema. Para adicionar um, basta ir ao seu perfil e clicar nos círculos que ficam abaixo da bio.

Depois de criado, basta selecionar os stories que você quer agrupar ali. É uma ótima funcionalidade para separar as apresentações dos imóveis por empreendimentos, por exemplo. É quase uma pasta com informações daquela casa ou do apartamento que você quer mostrar.

Estático com decoração

Você já ouviu que determinada imagem era “instagramável”? Isso lembra muito os pratos bonitos que eram postados no surgimento do Instagram. Saiba que, apesar da evolução das redes, imagens bonitas vendem, principalmente as de decoração.

Há vários imóveis que já vêm decorados, e são uma facilidade enorme para o comprador. Por isso, use essas imagens para expor aquele apartamento que você quer anunciar.

Pode até ser que o cliente não queira o decorado, mas uma imagem assim dá uma ótima perspectiva de espaço e do que ele quer para o local que vai morar.

É realmente possível converter seguidores das redes sociais em vendas?

Sim. Mas saiba que você não vai vender para todos. Às vezes, a pessoa te segue só para estar por dentro do mercado imobiliário, ou talvez não esteja no momento de decisão da compra. Mas é possível vender imóveis usando as redes sociais.

É um processo que pode ser demorado, mas, quanto mais o seu nome e sua marca forem expostos, melhor.

Os posts para imobiliárias são muito importantes, e é na internet que as pessoas procuram primeiro quando pretendem comprar alguma coisa, até mesmo um imóvel. Por isso, aproveite esse momento e as dicas que apresentamos aqui para atrair mais seguidores e, claro, potenciais clientes.

Conheça a Vista

Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.

A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.

Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com cerca de 20.000 usuários ativos mensais.

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