Diante do resultado positivo do exame de gravidez em mãos, um milhão de pensamentos rondam a cabeça dos novos pais. Além do fundamental acompanhamento do pré-natal, logo vem à mente o quarto do bebê.
- Decoração de quarto de bebê menina
- Papel de parede para quarto de bebê menina
- Onde comprar papel de parede infantil
- Dicas para instalar o papel de parede
- Quarto de bebê menina simples
- Jogo de quarto de bebê menina
- Quarto montessoriano bebê
- Enfeites de quarto de bebê menina
- Passo a passo da montagem do quarto de bebê menina
Decoração de quarto de bebê menina
Se você está à espera de uma menina, é fácil se imaginar sentada em uma poltrona, amamentando a sua pequena, em um ambiente rosa ou de tons pastéis.
Os especialistas garantem que essas opções continuam sendo as mais populares, mas há bastante tempo não são mais requisitos para a decoração de um quarto de bebê menina. As tendências se diversificaram e certos padrões foram deixados para trás, fazendo com que o interior das casas refletisse muito mais o estilo dos moradores do que uma escolha pré-estabelecida pela sociedade.
Ainda bem! Dessa forma, podemos ver quartos de meninas em tons de cinza, azul, verde com diferentes temas. Há muitas formas de imprimir a personalidade da família dessa bebê que vai nascer. Por aqui, selecionamos alguns projetos que podem inspirar e ajudar você a pensar em todos os detalhes.
Papel de parede para quarto de bebê menina
O papel de parede no quarto da bebê pode guiar a escolha dos móveis e revelar o estilo de decoração que a sua família prefere. Ao escolher algo mais neutro, como tons pastel, branco, cinza ou bege, por exemplo, o quarto pode criar um clima de tranquilidade. Se optar por um papel de parede mais marcante, com cores em tons fortes, como roxo, turquesa, verde, preto, ou rosa fúcsia, o ambiente vai transmitir essa personalidade.
No quarto da bebê Maria Julia, a sua mãe, a arquiteta Dani Oliveira, sócia do escritório Inspire n’Organize, começou a decoração definindo a paleta de cores em tons neutros: branco, rosa, passando pelo nude, com suaves toques de verde. O papel de parede foi feito de forma personalizada pelo Estúdio Papel e é o grande destaque do projeto.
Já no quarto da bebê Ana Luiza, os pais escolheram um papel de parede com a estampa inspirada no clássico de Lewis Carrol, As Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Em tons vibrantes, o modelo da marca Mooui, dá o tom de uma decoração autêntica e marcante.
Já pensou em colocar o papel de parede… no teto? No quarto da bebê Alexa, o papel de parede desenhado pelo Estúdio Uvva foi parar lá em cima e criou um efeito incrível ao contrastar com o armário azul.
No projeto da arquiteta Gabriela Marques para a pequena Helena, em vez de papel de parede, ela optou por uma pintura artística da artista Juliana Brandão.
Onde comprar papel de parede infantil
Se você mora em grandes centros, vale visitar um shopping ou lojas de decoração. Ver ao vivo a pasta de referências, algumas opções expostas amplia o olhar e as possibilidades, ainda que você decida fazer a sua compra online posteriormente. Se na sua cidade não tem lojas de decoração, a internet é um mundo de descobertas. Você encontra infinitas possibilidades e modelos na rede e ainda pode fazer a instalação, no melhor estilo faça-você-mesmo.
Dicas para instalar o papel de parede
Nivele a parede
O segredo para acertar na instalação do papel de parede é nivelar a parede antes de tudo. Se possível, faça isso uma semana antes da instalação para que ela esteja totalmente seca.
Meça a parede com atenção
Realize a medição da parede que irá receber o papel. Comece a partir do rodapé até o teto, forro ou altura desejada para a instalação. Caso haja tomadas e janelas, anote a localização para acertar nos recortes.
Acerte no corte
O rolo vem com largura fixa, mas você vai precisar cortar o comprimento de acordo com a altura da parede. Corte as faixas com 10 cm de folga e, no caso de padronagens com estampas, calcule 10% a mais para garantir o encaixe correto.
Aplique a cola
Use um rolo de pintura e comece do centro para fora.
Comece a aplicação
Inicie pela parte superior do papel no teto e, com o auxílio de um pano seco, vá colando o papel na parede de cima para baixo, alisando com o pano para não deixar bolhas. Repita a operação com as outras faixas de papel que você cortou até que todas estejam no lugar. Não esqueça de aparar o excesso de papel na parte de baixo.
Quarto de bebê menina simples
Se você está em busca de ideias simples e com ótimo resultado, a dica é investir em adesivos na parede. Eles são baratos e criam um efeito incrível. Além disso, vale refletir sobre valorizar o espaço, sem tantos móveis, com acessórios pontuais. Tudo isso transmite uma sensação de leveza.
Foi exatamente essa a opção da arquiteta Gabriela Marques neste projeto. Repare que ela colou adesivos em uma das paredes de forma descompromissada, sem regras e medições. “A ideia foi criar o efeito de confetes caindo”, conta a arquiteta. O trio de lustres é um charme. Foram importados do Studio Snowpuppe. O berço oval é verde menta, tom tranquilo e aconchegante para quarto de bebê.
Outra ideia simples e surpreendente é a pintura. Os efeitos aqui são muitos. Você pode, por exemplo, escolher apenas uma das paredes do ambiente para colorir com um tom mais vibrante, pintar meia parede ou ainda arriscar uma composição geométrica ou um efeito degradê?
Jogo de quarto de bebê menina
Berço + cômoda + poltrona de amamentação. Esse é o trio que compõe a base do quarto de bebê. Há muitas opções de cores, tamanhos, materiais e preços que variam de R$ 200 em sites e grupos de desapegos a R$ 50 mil em lojas de design.
A cômoda, por exemplo, tem gavetas para guardar as roupinhas da bebê e na parte superior, em geral, se apoia o trocador e a bandeja com água morna e algodão, ou seja, os produtos que são usados na troca de fraldas.
A poltrona de amamentação vai ser a sua melhor amiga. É importante que ela tenha um encosto alto para que você possa encostar a sua cabeça nas longas mamadas, especialmente as noturnas. Não se esqueça da almofada de amamentação. Ela é imprescindível para tornar esse momento mais confortável.
Analise a posição dos móveis levando em conta a rotina do bebê. O trocador, por exemplo, deve estar em lugar de fácil acesso. Ao lado da poltrona de amamentação, é importante incluir uma mesa de apoio com uma luminária ou abajur com luz fraca para a amamentação noturna. A mesa ainda serve de apoio para a água e celular.
Esse projeto, do escritório Spaço Interior, privilegia o berço que foi colocado no centro do quarto. Ao lado da poltrona de amamentação, uma mesa serve de apoio para o abajur. Há ainda espaço para a cama auxiliar. Ela é ótima para garantir algumas horas de conforto para os pais nos primeiros meses do bebê.
Escolha do berço
Há uma infinidade de modelos, cores, tamanhos e acabamentos. Para não se perder entre tantas opções, veja o que é importante a seguir.
Selo do Inmetro
Antes de começar a escolha, cheque se o móvel tem a certificação do Inmetro, uma garantia de que o item segue rígidos padrões de segurança.
Observe os detalhes
Nas grades laterais, que devem ser fixas, o ideal é que as ripas tenham uma distância menor que 6 centímetros entre elas para reduzir as chances de a criança colocar a cabeça para fora. As bordas devem ser arredondadas, e deve ser possível rebaixar o estrado para que os pais possam ajustar de acordo com o crescimento do bebê. Além disso, a tinta deve ser atóxica, livre de chumbo.
Berço que vira minicama
“Antes de tomar a decisão, você também precisa levar em consideração que a sua bebê vai crescer e se tornar uma menina”, alerta a arquiteta Gabriela Marques. E isso acontece muito rápido, você vai piscar e em breve estará precisando de uma brinquedoteca no apartamento. Por volta dos dois anos, já é hora de trocar o berço pela cama e repaginar o ambiente quando possível. Lembre-se disso ao escolher o lugar do berço, já que, em breve, esse mesmo espaço vai abrigar uma cama. Há muitos modelos que viram minicamas com facilidade.
Aqui o berço de acrílico foi o ponto de partida para o projeto. O papel de parede floral foi aplicado em dois terços da parede e a parte superior recebeu um tom de verde claro, além de boiseries. Criação do Milk Shake Design Infantil.
Quarto montessoriano bebê
Muitas famílias, no entanto, optam por não ter berço para o novo bebê de acordo com o conceito Montessori, criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907. O método prioriza a autoeducação. Ou seja, o quarto montessoriano deve oferecer elementos – posicionados na altura da criança – que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço. Por isso, ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior liberdade para as pequenas, que podem sair engatinhando ou se deitar quando sentirem vontade.
Conheça outros elementos importantes na composição do quarto montessoriano bebê:
Brinquedos
Devem estar dispostos de forma que a criança possa pegá-los à vontade. Para despertar o interesse e não gerar monotonia, especialistas indicam que eles sejam oferecidos em esquema de rodízio e trocados a cada 15 dias.
Espelho
Para sua filha se reconhecer. Ele deve ser colado em uma placa de MDF ou madeira e preso à parede para evitar que, se quebrar, os pedaços se soltem e machuquem a criança.
Barra afixada na parede
O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.
Tapete
Para proporcionar experiências sensoriais para os bebês e delimitar o espaço de brincadeiras para os maiores.
Armário baixo
Armazene neste espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.
O quarto de bebê menina da pequena Olívia segue os conceitos montessorianos. Cama no chão, prateleiras baixas com livros acessíveis e muito espaço para brincar a criar. Projeto assinado por Natasha Alvarez e Fernanda de la Peña, da Cores Arquitetura.
Enfeites de quarto de bebê menina
Após decidir a posição dos móveis, é hora de investir nos enfeites. Eles fazem toda a diferença e deixam o quarto da sua menina ainda mais especial.
Pelúcias
Invista em modelos pequenos e fáceis de lavar. Há opções de materiais antialérgicos. Atente-se também aos detalhes. Nada de botões ou detalhes pequenos. Eles podem se soltar e a criança corre o risco de engolir.
Livros
Há livros infantis com capas belíssimas que valem participar da decoração. Você também pode incluir o seu livro favorito e começar uma coleção para a sua pequena.
Objetos de decoração
Há opções de madeira, cerâmica, vidro, metal… O importante é deixar a imaginação fluir e sair em busca de objetos com memórias para a família. Você não precisa buscar apenas em lojas infantis.
Iluminação
Ela é fundamental para criar um clima de aconchego. Os cordões de iluminação complementam a decoração. Abajures e luminárias ainda são úteis nas mamadas noturnas.
Quadros
A internet está repleta de opções. Você pode imprimir e levar a uma loja para enquadrar. Há a opção de criar algo exclusivo. Se você tem um filho mais velho, ele pode fazer um desenho para a irmã que está a caminho, por exemplo.
As prateleiras colocadas acima do berço, mais conhecidas como nichos, foram preenchidas com livros, quadros, vasinhos de plantas, bichinhos de crochê e objetos de decoração neste projeto do escritório Tria Arquitetura.
A arquiteta Daniela Funari escolheu um papel de parede floral e criou um quarto de bebê menina com tema panda. Nas prateleiras acima do trocador, ela posicionou dois castelos, um cavalo de madeira, além de blocos e vasinhos.
Passo a passo da montagem do quarto de bebê menina
- Meça o ambiente
- Escolha o estilo de decoração
- Escolha o jogo de quarto da bebê composto por berço, cômoda e poltrona de amamentação de acordo com o estilo escolhido
- Veja se é possível incluir uma cama auxiliar para facilitar a noite
- Defina o papel de parede, pintura ou adesivo
- Posicione os móveis complementares, como nichos e mesa auxiliar
- Escolha o enxoval da bebê
- Compre os elementos para iluminar o quarto
- Decida sobre o uso de cortina e tapete
- Divirta-se escolhendo os enfeites de decoração
Colaboração Bruna Menegueço
Deixe seu comentário