A reforma de banheiro em um apartamento não é uma tarefa fácil: por ser uma área molhada, é necessário uma série de cuidados para evitar problemas hidráulicos, conflitos com vizinhos e discordâncias com o condomínio. E quem mora em prédio antigo sabe como o banheiro é um dos cômodos que mais revela a idade do imóvel: pisos e revestimentos com estampas datadas, móveis e louças com design antiquado, metais que oxidam com o tempo são só alguns dos incômodos que vão se acumulando no decorrer dos anos.
Se você está nessa jornada de reforma, não se preocupe. O time de design de interiores da Loft elencou cinco formas que permitem reformar o banheiro ou o lavabo do apartamento sem precisar mexer na infraestrutura já existente. “No projeto Renove sem Obra mostramos intervenções estéticas capazes de dar uma nova cara para o ambiente, mais moderna, funcional e seguindo as tendências de decoração”, explica a arquiteta e urbanista Nath Hartung.
Aqui vale um lembrete: reformas de banheiro ou em qualquer parte do apartamento sempre precisam ser comunicadas ao condomínio. Às vezes, pode ser necessário apresentar uma ART ou RRT (anotação ou registro de responsabilidade técnica, documento que comprova que o projeto foi feito por profissionais registrados em seus conselhos de classe profissionais).
Consulte também a planta hidráulica do cômodo para saber onde estão os encanamentos, principalmente se você tiver a intenção de furar paredes para fixar um móvel ou um quadro. “Caso você não possua a planta hidráulica, é possível contratar profissionais que utilizam equipamentos para mapear os canos, indicando as zonas seguras.
Se você não tiver acesso a nada disso, a melhor alternativa é não furar nenhuma superfície e optar por substitutos, como usar fita adesiva ou acessórios fixos por ventosas”, explica o arquiteto Vini M Furtado, responsável pelo time de design de interiores da Loft.
Reforma de banheiro com metais com design moderno deixa banheiro mais atual
Hoje, no mercado, existem inúmeros modelos de torneiras, registros e chuveiros das mais variadas formas, cores e desenhos. Metais nas cores preta, dourado e gold rose caíram no gosto dos arquitetos nos últimos anos e aparecem em todo tipo de projeto – ou seja, só de mudar aquela peça desgastada e sem brilho, seu banheiro pequeno ou grande pode ganhar um nova cara, de forma rápida.
Como esse tipo de intervenção faz interface com a parte hidráulica existente do apartamento, é necessário alguns cuidados. “Mesmo se usarmos os mesmos pontos de água, precisamos ficar atentos se as bases existentes na parede são compatíveis com os novos acabamentos que você quer instalar.
A base sendo compatível, é como se fosse uma capa que você substitui”, diz Vini. Caso não seja, pode ser necessário fazer furos em bancadas, quebrar paredes ou até trocar pontos de água de lugar – nesse caso, é mais indicado chamar um encanador. Não se esqueça de verificar se não há nenhum tipo de infiltração na parede antes de fazer qualquer intervenção estética.
Na hora de substituir misturadores, chuveiros e vaso sanitário é recomendável fechar o fluxo de água para não correr o risco de vazamentos. “Geralmente os apartamentos possuem ramais independentes para os banheiros. Se não for o seu caso, será necessário solicitar ao zelador que feche temporariamente o fluxo de água do apartamento ou da prumada do seu banheiro. Neste último cenário, é importante alinhar previamente com o condomínio, pois todos os banheiros do prédio na mesma prumada que o seu ficarão temporariamente sem água”, alerta o arquiteto.
Reforma de banheiro com mesma bancada, mas cuba diferente
Uma das soluções utilizadas no projeto Renove sem Obra para repaginar a parte da pia demanda só uma mudança: trocar a cuba, conservando a bancada de pedra. “Se você possui uma cuba de embutir de metal ou de louça, é possível retirá-la – tomando todo o cuidado para não danificar a pedra – e instalar um modelo de sobrepor sobre o buraco que fica na bancada”, ensina Vini.
A nova louça precisa ser grande o suficiente para tapar o espaço livre e é necessário usar um silicone de vedação especial para cubas para finalizar a instalação. “É aconselhável também usar um sifão flexível quando misturamos partes novas e antigas, pois os eixos dos pontos hidráulicos existentes podem não se alinhar com os novos”, complementa Vini.
Se você usar uma torneira de parede e já tiver a instalação, tome o cuidado para que o modelo escolhido seja capaz de direcionar a água para a cuba. “Se a sua torneira for de bancada, é mais fácil escolher um modelo de cuba que já tenha furos para a torneira. No entanto, dependendo do modelo, pode ser necessário realizar um novo furo na bancada”, diz o arquiteto.
Massa cimentícia no piso, parede e móveis
Versátil, a massa cimentícia funciona como uma pasta que pode ser aplicada por cima de um revestimento já instalado, sem a necessidade de remoção, criando uma superfície uniforme e sem emenda. Mesmo em locais com muita umidade e calor – como dentro do box – é possível utilizá-la no piso e na parede.
É possível aplicar a textura também sobre bancadas de banheiro. “Só é preciso lixar ou usar algum produto químico para dar base de ancoragem e aplicar a massa normalmente na superfície. Aqui, o uso é limitado em mármores e granitos”, explica Vini.
Móveis antigos de cara nova
Se a ideia é aproveitar os móveis que já existem, revestir com adesivo vinílico é sempre uma solução rápida e econômica. “É possível envelopar até as bancadas, pois existem vinílicos específicos para isso”, conta Vini. Em superfícies menores, como prateleiras dentro do box, é mais indicado só pintar com tinta.
Trocar puxadores de armários e gavetas também cria um bom efeito visual. “Se os modelos novos não forem usar os furos dos puxadores antigos, é importante tapar os buracos antigos com massa para madeira e lixar levemente após secar, para que o furo não fique marcado sob o vinil”, ensina o arquiteto.
Móveis multifuncionais
Caso você queira comprar móveis novos, saiba que há modelos no mercado que unem diversas funções em uma única peça. No projeto Renove sem Obra, por exemplo, alguns dos banheiros receberam uma pia de serralheria com cuba e toalheiro que foi comprada pronta. “Só adquirimos a torneira separadamente”, explica Vini.
Outra peça multifuncional é o espelho com iluminação embutida: em vez de comprar o espelho e a fita de led separadamente, há hoje no mercado peças que vêm com tudo junto. É só prender na parede e conectar no ponto de luz.
Entrevista com Vini sobre Reforma de Banheiro
Veja também:
- 5 dicas para ter um apartamento decorado com o seu estilo
- Como utilizar granito na decoração dos ambientes
- Reforma de cozinha: 4 formas de repaginar sem quebra-quebra