Reforma de banheiro: 5 ideias para reformar sem quebra-quebra

Compartilhar a notícia

Está pensando na reforma do banheiro antigo do seu apartamento? Aprenda como atualizar móveis, metais, louças, pisos e paredes

21 de abril de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 06 de junho de 2022 8 min de leitura
Reforma de Banheiro com várias dicas sem quebra-quebra

A reforma de banheiro em um apartamento não é uma tarefa fácil: por ser uma área molhada, é necessário uma série de cuidados para evitar problemas hidráulicos, conflitos com vizinhos e discordâncias com o condomínio. E quem mora em prédio antigo sabe como o banheiro é um dos cômodos que mais revela a idade do imóvel: pisos e revestimentos com estampas datadas, móveis e louças com design antiquado, metais que oxidam com o tempo são só alguns dos incômodos que vão se acumulando no decorrer dos anos.

Se você está nessa jornada de reforma, não se preocupe. O time de design de interiores da Loft elencou cinco formas que permitem repaginar o banheiro ou o lavabo do apartamento sem precisar mexer na infraestrutura já existente. “No projeto Renove sem Obra mostramos intervenções estéticas capazes de dar uma nova cara para o ambiente, mais moderna, funcional e seguindo as tendências de decoração”, explica a arquiteta e urbanista Nath Hartung.

Reforma de banheiro com Pia em serralheria
Repaginação completa: este banheiro ganhou metais pretos, pia em serralheria e massa cimentícia nas paredes. Foto: Fly

Aqui vale um lembrete: reformas em apartamentos sempre precisam ser comunicadas ao condomínio. Às vezes, pode ser necessário apresentar uma ART ou RRT (anotação ou registro de responsabilidade técnica, documento que comprova que o projeto foi feito por profissionais registrados em seus conselhos de classe profissionais). 

Consulte também a planta hidráulica do cômodo para saber onde estão os encanamentos, principalmente se você tiver a intenção de furar paredes para fixar um móvel ou um quadro. “Caso você não possua a planta hidráulica, é possível contratar profissionais que utilizam equipamentos para mapear os canos, indicando as zonas seguras. Se você não tiver acesso a nada disso, a melhor alternativa é não furar nenhuma superfície e optar por substitutos, como usar fita adesiva ou acessórios fixos por ventosas”, explica o arquiteto Vini M Furtado, responsável pelo time de design de interiores da Loft.

Reforma de banheiro: metais com design moderno = banheiro mais atual

Antes e depois de banheiro reformado com metais pretos
Preto e branco é uma combinação que nunca sai de moda. Aqui, metais pretos e louças brancas dão um clima minimalista ao banheiro. Foto: Fly

Hoje, no mercado, existem inúmeros modelos de torneiras, registros e chuveiros das mais variadas formas, cores e desenhos. Metais nas cores preta, dourado e gold rose caíram no gosto dos arquitetos nos últimos anos e aparecem em todo tipo de projeto - ou seja, só de mudar aquela peça desgastada e sem brilho, seu banheiro pode ganhar um nova cara, de forma rápida.

Como esse tipo de intervenção faz interface com a parte hidráulica existente do apartamento, é necessário alguns cuidados. “Mesmo se usarmos os mesmos pontos de água, precisamos ficar atentos se as bases existentes na parede são compatíveis com os novos acabamentos que você quer instalar. A base sendo compatível, é como se fosse uma capa que você substitui”, diz Vini. Caso não seja, pode ser necessário fazer furos em bancadas, quebrar paredes ou até trocar pontos de água de lugar  - nesse caso, é mais indicado chamar um encanador. Não se esqueça de verificar se não há nenhum tipo de infiltração na parede antes de fazer qualquer intervenção estética.

Metais pretos dão o toque moderno neste banheiro que ganhou superfícies em tons terrosos. Foto: Fly

Na hora de substituir misturadores, chuveiros e vaso sanitário é recomendável fechar o fluxo de água para não correr o risco de vazamentos. “Geralmente os apartamentos possuem ramais independentes para os banheiros. Se não for o seu caso, será necessário solicitar ao zelador que feche temporariamente o fluxo de água do apartamento ou da prumada do seu banheiro. Neste último cenário, é importante alinhar previamente com o condomínio, pois todos os banheiros do prédio na mesma prumada que o seu ficarão temporariamente sem água”, alerta o arquiteto.

Confira a entrevista com Vini M Furtado, arquiteto e urbanista da Loft, sobre soluções práticas e econômicas para reforma do banheiro

Mesma bancada, cuba diferente

Antes e Depois da reforma do Banheiro com mudança da cuba
Antes e depois: além da mudança da cuba, o armário foi envelopado e o espelho foi substituído por um modelo mais moderno. Foto: Fly

Uma das soluções utilizadas no projeto Renove sem Obra para repaginar a parte da pia demanda só uma mudança: trocar a cuba, conservando a bancada de pedra. “Se você possui uma cuba de embutir de metal ou de louça, é possível retirá-la - tomando todo o cuidado para não danificar a pedra - e instalar um modelo de sobrepor sobre o buraco que fica na bancada”, ensina Vini. A nova louça precisa ser grande o suficiente para tapar o espaço livre e é necessário usar um silicone de vedação especial para cubas para finalizar a instalação. “É aconselhável também usar um sifão flexível quando misturamos partes novas e antigas, pois os eixos dos pontos hidráulicos existentes podem não se alinhar com os novos”, complementa Vini.

Banheiro reformado com nova pia e materiais
Neste banheiro, a cuba já possuía furos para as torneiras e facilitou a instalação dos metais novos. Foto: Fly

Se você usar uma torneira de parede e já tiver a instalação, tome o cuidado para que o modelo escolhido seja capaz de direcionar a água para a cuba. “Se a sua torneira for de bancada, é mais fácil escolher um modelo de cuba que já tenha furos para a torneira. No entanto, dependendo do modelo, pode ser necessário realizar um novo furo na bancada”, diz o arquiteto.

Massa cimentícia no piso, parede e móveis

Antes e depois da reforma de banheiro com microcimento no piso e parede e também nova bancada
Neste banheiro, a massa cimentícia foi aplicada no piso, paredes e também na bancada da pia. Foto: Fly

Versátil, a massa cimentícia funciona como uma pasta que pode ser aplicada por cima de um revestimento já instalado, sem a necessidade de remoção, criando uma superfície uniforme e sem emenda. Mesmo em locais com muita umidade e calor - como dentro do box - é possível utilizá-la no piso e na parede. 

Reforma de banheiro com massa cimenticia
Por sua resistência, é possível utilizar massa cimentícia mesmo em áreas muito molhadas, como dentro do box. Foto: Fly

É possível aplicar a textura também sobre bancadas de banheiro. “Só é preciso lixar ou usar algum produto químico para dar base de ancoragem e aplicar a massa normalmente na superfície. Aqui, o uso é limitado em mármores e granitos”, explica Vini.

Móveis antigos de cara nova

Antes e Depois da reforma do banheiro com móvel envelopado e parede azul
Neste banheiro, além do envelopamento do armário e da troca de puxadores, a bancada foi coberta com massa cimentícia. Foto: Fly

Se a ideia é aproveitar os móveis que já existem, revestir com adesivo vinílico é sempre uma solução rápida e econômica. “É possível envelopar até as bancadas, pois existem vinílicos específicos para isso”, conta Vini. Em superfícies menores, como prateleiras dentro do box, é mais indicado só pintar com tinta.

antes e depois do banheiro com movel envelopado
Em detalhes pequenos de móveis e prateleiras, é mais indicado usar tinta (apropriada para a superfície em questão) do que adesivo vinílico para dar uma cara nova. Foto: Fly

Trocar puxadores de armários e gavetas também cria um bom efeito visual. “Se os modelos novos não forem usar os furos dos puxadores antigos, é importante tapar os buracos antigos com massa para madeira e lixar levemente após secar, para que o furo não fique marcado sob o vinil”, ensina o arquiteto.

Móveis multifuncionais

Reforma de banheiro com pia de serralheria e espelho
Neste modelo de pia, a única peça que foi comprada separadamente foi a torneira. A parte da frente do móvel pode ser usada como toalheiro. Foto: Fly

Caso você queira comprar móveis novos, saiba que há modelos no mercado que unem diversas funções em uma única peça. No projeto Renove sem Obra, por exemplo, alguns dos banheiros receberam uma pia de serralheria com cuba e toalheiro que foi comprada pronta. “Só adquirimos a torneira separadamente”, explica Vini.

antes e depois de banheiro com pia em serralheria
A pia em serralheria foi comprada pronta e já vem com a cuba: a dica aqui é usar sifão flexível para facilitar a instalação hidráulica. Foto: Fly

Outra peça multifuncional é o espelho com iluminação embutida: em vez de comprar o espelho e a fita de led separadamente, há hoje no mercado peças que vêm com tudo junto. É só prender na parede e conectar no ponto de luz.

Veja também:

Repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Veja também

parede cobogo porta ar condicionado

Morar com estilo

30 de junho de 2022

Cobogó: o que é e como deixar sua casa mais iluminada e decorada

o que é a matrícula de um imóvel - chave pendurada em uma fechadura - foto: Shutterstock

Mercado imobiliário

30 de junho de 2022

O que é matrícula do imóvel e por que saber disso pode livrar de fraudes

LofTV

29 de junho de 2022

Quadra de beach tennis em condomínios: benefício real ou modinha?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.