Procurando um apê para comprar? Saiba como organizar um bom roteiro de visitas

Compartilhar a notícia

04 de dezembro de 2021

Atualizado: 04 de dezembro de 2021 5 min de leitura
roteiro-de-visitas-para-comprar-apartamento

Veja dicas sobre o que analisar dentro e fora do imóvel e por que separar as opções por região.

Buscar um novo lar é uma experiência gostosa, mas também pode ser bem cansativa e às vezes até nos deixar perdidos. Com as dicas deste post, você vai conseguir se organizar melhor durante o processo de visitação e aproveitar esse momento com mais calma e clareza.

  • Nossas dicas para organizar um bom roteiro de visitas
  • Como funciona a visita de apê com a Loft?

Leia também: Siga essas dicas para encontrar seu apartamento ideal em menos tempo

Nossas dicas para organizar um bom roteiro de visitas

Conheça suas prioridades

É super importante ter clareza sobre o que seria legal ter em uma nova casa e o que é imprescindível ter para você e sua família. São duas coisas bem diferentes, né? 

Uma dica que os corretores dão é fazer uma lista de desejos para sua nova morada e aí depois fazer um ranking com os itens, separando-os em três categorias:

  • O que seria muito legal, mas dá para viver sem?
  • O que seria incrível e faria muita diferença?
  • O que é imprescindível e não dá para abrir mão?

Com essa listinha pronta, você começa a incluir no roteiro de visitas só aqueles lugares que fazem sentido de verdade. 

Divida suas visitas por região e sinta o dia a dia local

Vamos supor que você esteja no Rio de Janeiro e em dúvida entre morar no Botafogo ou em Copacabana. Um jeito de ficar menos confuso mentalmente é montar um roteiro regional: primeiro os apês em Botafogo, depois os apês em Copacabana. 

Assim você consegue circular mais pelos bairros e ter uma noção de movimentação cotidiana e dos prós e contras da região. Preste atenção especial nos comércios (mercados, bancos, padarias), mobilidade urbana (de ponto de táxi a ponto de ônibus) e lazer (parques, praças, cinemas, shoppings, lojinhas).

Documente suas visitas

Você provavelmente vai visitar muitos lugares antes de bater o martelo, e é possível que se confunda entre um e outro. Por isso vale a pena manter um registro do que você achou legal em cada lugar, seja anotando no celular mesmo ou em uma planilha. Como fizer mais sentido para você.

Cheque a face solar do apê

Super importante! Ideal é ter face norte (aí tem sol o dia inteiro), mas né, acontece de não ser possível. De qualquer forma, é sempre útil usar a bússola do celular nas janelas e varandas durante a visita para entender quando (ou se) o sol passa por ali.

Pensa em reformar? Confira a estrutura

Quando chegar na visita, já vá perguntando: é alvenaria estrutural (não dá para derrubar) ou uma estrutura convencional (dá para trocar algumas paredes)? É meio a meio? O que dá para fazer e o que não dá? Imagina se você compra o apê sonhando com integrar cozinha e sala e descobre que é impossível só depois de se mudar. Pesadelo, né.

No vídeo acima, arquiteta explica pontos importantes na hora de avaliar um apê

Não pule a visita à garagem

Se tiver vaga de garagem, peça para vê-la em pessoa durante a visita. Assim você evita comprar uma daquelas vagas praticamente impossíveis de manobrar e outras surpresinhas desagradáveis desse tipo.

Confira acabamentos e revestimentos

Esquadrias de portas e janelas, paredes, pintura, teto, azulejos… Dê uma olhada em tudo e vá fotografando. Se houver algo problemático mas você adorar o apê, pode pedir um desconto no preço já que vai gastar para consertar depois. (As fotos podem servir de prova durante a negociação. ;)

E confira também a infraestrutura!

Teste tudo que jorra água para entender a vazão e descobrir problemas de encanamento. No chuveiro, dá para checar o aquecimento e a potência. Quando for testar a rede elétrica, observe a quantidade de tomadas e leve alguma coisa para testá-las, tipo um carregador de celular.

Antes de fechar negócio, visite em horários e dias diferentes

O dia a dia de um prédio pode ser super diferente a depender do período (manhã, tarde, noite) e do dia da semana. Então antes de arrematar o apê, faça outra visita em um dia e período diferentes para sentir melhor a situação. 

Verifique o nível de segurança do prédio

Não por acaso, a segurança é uma das coisas com que os brasileiros mais se preocupam. Na hora de achar um lugar para morar, é óbvio que isso é super importante, certo? Então entenda como se entra e sai do prédio, qual o tipo de movimento permitido e o sistema de segurança (câmeras, portaria 24h, interfone?)

Como funciona a visita de apê com a Loft?

A Loft tem um portfólio imenso de apartamentos disponíveis em SP, Guarulhos, Rio e BH – todos com documentação verificada pelo nosso time, que garante uma compra e venda segura para as duas partes.

Na Loft é possível agendar as visitas de dois jeitos, online (via videoconferência) e presencialmente. Se você já tiver um corretor te acompanhando, ótimo! Se não tiver, vamos destacar um de nossos corretores parceiros para te ajudar nessa busca. 

Ah! E se você se interessar por uma Propriedade Loft (tem uma etiqueta na foto, você vai ver), saiba que é um dos nossos próprios apês à venda e ele já é entregue totalmente reformado em alto padrão. Show, hein?

Vem conhecer os apês da Loft e agende sua visita!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.