Já ouviu falar em uma cidade que virou bairro? Pois essa é parte da história de Santo Amaro, em São Paulo. A região fica na zona sul da capital paulista e é conhecida por quase todos os moradores da cidade, já que é uma área bem extensa e tradicional.
Nos últimos anos, o bairro vive um boom do mercado imobiliário, com opções de apartamentos para todos os momentos de vida e orçamentos. Combinando uma boa rede de serviços, com tudo o que se precisa dentro do perímetro do bairro, à localização estratégica na zona sul, a região consegue agradar diferentes perfis de moradores.
Como é morar na região de Santo Amaro?
Talvez por já ter sido um município, o bairro ainda mantém as características de uma cidade, com todos os serviços necessários ao alcance dos moradores. Morar em Santo Amaro é sinônimo de comodidade, inclusive pela proximidade ao Aeroporto de Congonhas para viagens a trabalho ou a lazer.
O bairro é um grande polo educacional em São Paulo, reunindo escolas e universidades. Alguns destaques são a Escola Waldorf Rudolf Steiner e a Escola Suíço-Brasileira de São Paulo, além de um campus do Senac-SP, com cursos técnicos e superiores, e das faculdades UNISA e Universidade Cruzeiro do Sul.
Onde fica o bairro?
Santo Amaro compõe a lista de bairros bem localizados em SP. A proximidade ao aeroporto e aos centros financeiros das regiões de Berrini e Faria Lima fazem da região um ótimo lugar para morar ou investir. Junto aos bairros vizinhos da Chácara Santo Antônio, Brooklin e Campo Belo, Santo Amaro integra uma área bastante desenvolvida da zona sul de São Paulo e de fácil acesso.
O bairro é atendido por quatro estações da linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, duas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), diversas linhas de ônibus e um terminal rodoviário. A região também possui ciclovias, além de boa mobilidade para quem usa carros particulares, com acesso pela Marginal Pinheiros e pelas avenidas Santo Amaro, Roque Petroni Júnior e Washington Luís.
História do bairro
São Paulo foi fundada em 1554, na Capitania de São Vicente. Nessa época, os jesuítas que estavam na capitania foram distribuídos em três locais: São Vicente, São Paulo e Jeribatiba (atual Santo Amaro). A região de Santo Amaro, então, se tornou uma vila e, em 1832, evoluiu para um grande município.
“O município abrangia todo o território que ficava ao sul do Córrego da Traição, hoje em dia canalizado e parte da Avenida dos Bandeirantes, estendendo-se até a Serra do Mar”, explica o São Paulo in Foco.
A grande mudança na história de Santo Amaro ocorreu por causa do Aeroporto de Congonhas, inaugurado em 1934. Pelo traçado original, o aeroporto faria parte do município de Santo Amaro, algo que não foi bem aceito pelo governo federal, na Era Vargas.
Por isso, em 1935, foi decretada a extinção de Santo Amaro enquanto município e sua absorção pela cidade de São Paulo. Após a incorporação, a área do antigo município foi dividida nos subdistritos de Santo Amaro, Capela do Socorro e Ibirapuera e outra parte no distrito de Parelheiros.
O que fazer em Santo Amaro?
A região de Santo Amaro é um presente para quem gosta de atividades ao ar livre. Com uma boa oferta de parques e praças, o bairro se consolida como uma área interessante para famílias, com filhos ou não, e para quem deseja ter mais contato com a natureza.
Um dos destaques é o Parque Alto da Boa Vista, que tem uma área de 31.000 m² e foi inaugurado em 2021. O local funciona para prática de caminhadas e corrida, mas atividades com bolas e circulação de bicicletas, patins e skate são proibidas.
O parque também é um bom observatório de pássaros, com registro de 61 espécies já avistadas por lá. Durante um passeio, você pode avistar aves como: quero-quero, rolinha, avoante, anu-branco, sanhaço-cinzento, periquito-rico, beija-flores, pica-paus e sabiás.
Outras opções para passeios e exercícios ao ar livre são o Parque Cordeiro – Martin Luther King e o Parque Severo Gomes, localizados nas margens do bairro. No primeiro, você pode participar de trilhas monitoradas, além de usar os equipamentos de ginástica e praticar ciclismo. No segundo, o bosque de amoreiras e outras plantas e flores formam um oásis no meio da cidade.
Há ainda muitas praças no bairro, como a Praça Nova América. E para os amantes de hipismo, estar ao lado do Clube Hípico de Santo Amaro será um privilégio, assim como para quem adora golf, com o São Paulo Golf Club.
Onde comer bem em Santo Amaro?
Embora não seja conhecido como um polo gastronômico, o bairro de Santo Amaro reúne restaurantes que vão agradar a todos os gostos. Vale a pena provar a comida italiana do Sapore Italia, assim como as delícias de origem alemã do Zur Laterne.
Além de muitos restaurantes práticos para o dia a dia, a região também vai abrigar o novo Mercado Municipal. O antigo prédio foi destruído em um incêndio em 2017, mas as obras de reconstrução começaram em 2020 e, quando forem finalizadas, o local deve se tornar um hub gastronômico no bairro, com 160 boxes vendendo alimentos in natura e restaurantes.
Imóveis no Santo Amaro
Se convenceu de que o bairro é o seu próximo endereço e quer encontrar um apartamento na região? Seja para morar ou para investir, a Loft é o melhor lugar para comprar ou vender imóveis e tem imóveis à venda em Santo Amaro.
Resumo do bairro
O valor médio por m2 é de R$9.630.
São no total, cerca de 81 bares e restaurante. Entre eles:
Sapore Italia
Zur Laterne
Mercado Municipal
Parque Alto da Boa Vista,
Parque Cordeiro – Martin Luther King
Parque Severo Gomes
Clube Hípico
São Paulo Golf Club.