5 Vantagens de morar em apartamento

Compartilhar a notícia

Você pensa em comprar um imóvel, mas continua na dúvida sobre o tipo de propriedade? Veja 5 vantagens de morar em apartamento!

24 de novembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de novembro de 2023 6 min de leitura
5 Vantagens de morar em apartamento

Ao buscar um novo imóvel, é imprescindível avaliar se ele será uma boa opção para você e os demais moradores, certo? Por isso, saber as vantagens de morar em apartamento é interessante para você compreender se esse modelo de residência é o mais indicado para as suas necessidades.

Fatores como segurança, economia e praticidade são benefícios desse tipo de moradia. Logo, considerar esses e outros aspectos ajudará a entender se ele é a melhor alternativa para você e sua família.

Quer auxílio para entender se esse é o tipo de imóvel ideal para você? Acompanhe a leitura e descubra 5 vantagens de morar em apartamento!

1. Maior segurança na propriedade

Manter a si e aos outros moradores seguros é uma das prioridades de quem busca apartamentos. Não seria diferente, afinal, prédios e condomínios tendem a oferecer diversos mecanismos de proteção para os condôminos.  

A presença de profissionais de segurança e sistemas de vigilância é bastante comum nesse tipo de moradia. Em condomínios com essas facilidades, os moradores contam com monitoramento a qualquer hora do dia ou da noite.

Ademais, os apartamentos frequentemente têm sistemas de acesso controlado, como portarias e cartões de identificação. Assim, a entrada de pessoas não autorizadas fica restrita, tornando mais difícil a ocorrência de situações indesejadas.

A proximidade dos vizinhos em um edifício é outra vantagem em questão de segurança. Em casos de emergência, você pode contar com a ajuda imediata de pessoas próximas. Desse modo, a rede de apoio aumenta a sensação de estar protegido.

Ainda, diferentemente de casas, os apartamentos costumam não ter acesso direto à rua, tornando-os menos vulneráveis a invasões. Muitos condomínios também têm medidas de segurança adicionais nesse sentido, como cercas elétricas e alarmes. Portanto, morar em apartamento oferece a você a vantagem da proteção em diversas camadas. 

2. Potencial de valorização

Os apartamentos, especialmente os localizados em áreas urbanas e em constante desenvolvimento, tendem a aumentar de valor ao longo do tempo. À medida que a infraestrutura local melhora e novos empreendimentos são construídos na região, o preço do imóvel pode ser maior.

Vale saber que a valorização dos apartamentos geralmente ocorre a longo prazo. Como visto, à medida que a demanda por habitação nas áreas urbanas cresce, os preços tendem a subir gradualmente no decorrer dos anos.

Então você pode obter retornos sobre o seu investimento imobiliário. Dessa forma, ter uma unidade em prédio ou condomínio proporciona não apenas conforto e segurança, mas oferece o potencial de valorização do seu bem no futuro.

Se o imóvel for considerado atrativo, ele também pode ter uma liquidez maior no mercado imobiliário. Isso significa que, caso você decida vender a sua propriedade, existe a chance de encontrar compradores interessados mais rapidamente, tornando o processo de venda mais ágil.

Anúncios

3. Oportunidades de economia

Além das demais vantagens, morar em apartamento pode ser mais econômico do que viver em uma casa. A responsabilidade de cuidar das áreas comuns e da estrutura externa, por exemplo, é do condomínio, reduzindo a necessidade de gastar em reparos com esses lugares. Isso porque os custos são divididos entre os moradores, compondo a taxa condominial. 

Também importante notar que as unidades tendem a ter tamanhos menores. Essa característica pode levar a uma maior eficiência energética, reduzindo as contas de energia. Isso acontece especialmente em edifícios que têm sistemas de aquecimento central.

Prédios com essa estrutura costumam ter custos menores com eletricidade porque compartilham uma única fonte de calor. Como consequência, há menos gasto de energia em comparação com unidades de aquecimento individuais, resultando em economia para o bolso dos condôminos. 

Os custos de segurança também podem ser menores em apartamentos, uma vez que a preocupação com ela é compartilhada com os demais residentes. Assim, é possível reduzir as despesas individuais com sistemas de alarme e seguros residenciais.

Outro fator a ser considerado ao escolher um apartamento para morar é que muitos edifícios oferecem comodidades, como academias e piscinas, inclusos em suas taxas condominiais. Dessa maneira, os moradores podem eliminar a necessidade de gastar dinheiro com clubes ou deslocamentos para atividades de lazer.

4. Maior praticidade na rotina

Mais um ponto que pode contar a favor é que cuidar de apartamentos é muito mais simples do que fazer a manutenção de casas. Por isso, quem busca praticidade no seu dia a dia encontrará vantagens em viver em uma dessas unidades residenciais.

A proximidade de serviços básicos é uma comodidade associada a apartamentos, em especial quando eles são localizados em áreas centrais. Supermercados, farmácias e outros estabelecimentos costumam estar a uma curta distância, facilitando o atendimento de demandas do dia a dia.

Outro aspecto a ser destacado é a facilidade de receber correspondências e encomendas. Com porteiros e sistemas de entrega, você não precisa se preocupar com a logística de recebimento de pacotes.

Então algumas dessas vantagens de morar em apartamento simplificam a sua vida diária. Com essas facilidades, você ganha tempo e tranquilidade para desfrutar de outros aspectos da vida.

5. Facilidade de limpeza e manutenção

Por fim, como visto, a facilidade para manter o apartamento limpo e bem cuidado é maior em relação a uma casa. Os espaços (geralmente, compactos) tornam a tarefa mais eficiente e rápida em comparação com imóveis com grandes quintais. 

Além disso, a manutenção das áreas comuns, como corredores e jardins, é de responsabilidade do condomínio. Logo, a gestão alivia a carga de trabalho que seria dos condôminos.

Outra vantagem é a redução da necessidade de cuidar de espaços externos particulares, como quintais e jardins. O morador gastará menos tempo em tarefas de jardinagem, por exemplo, sobrando mais tempo livre.

Quando os apartamentos são modernos ou passaram por reforma, eles costumam ser projetados com materiais e acabamentos que facilitam a limpeza, como pisos de fácil manutenção e superfícies resistentes a manchas. Desse modo, a própria estrutura do imóvel contribuirá para as tarefas rotineiras.

Neste conteúdo, você conferiu 5 vantagens de morar em apartamento. Como visto, o potencial de valorização do imóvel, a economia com gastos e até a facilidade para limpá-lo são benefícios de quem vive nesse tipo de moradia. Conhecer esses aspectos ajudará na sua decisão pela compra da propriedade.

Procurando apartamentos para comprar? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.