Na moda, o estilo comfy está em alta há tempos. Mas, foi na época do isolamento social que a tendência chegou à decoração da casa: tecidos macios, cores suaves, formas orgânicas e muito conforto marcam os projetos pensados para tornar os longos períodos dentro de casa ainda mais aconchegantes.
Neste apartamento em São Paulo, assinado pela arquiteta Sabrina Gnipper, a história não foi diferente: o pedido por um lar receptivo e repleto de bem-estar foi atendido com linhas orgânicas e muitos materiais que remetem à natureza.
“Toda a escolha do mobiliário ocorreu a partir do conforto e da estética. Usamos peças de design diferenciado, porém funcionais e confortáveis”, conta Sabrina. A família – um casal com duas filhas – também queria maior amplitude, o que foi alcançado com a área social integrada deixam o ambiente com uma circulação bem funcional.
Como deixar a casa aconchegante
Aconchego nas paredes
Para deixar a sala aconchegante, com sensação de acolhimento, o grande painel geométrico de marcenaria é cheio de cores e volumetrias diferentes e harmoniza com o mobiliário e a decoração, para criar um clima jovem e exclusivo ao apartamento.
As formas geométricas triangulares da parede da sala também se repetem no design da cabeceira do quarto do casal, que ganhou um padrão chevron.
Os painéis e papéis de parede criam conforto nas superfícies e também foram a solução encontrada para não perfurar as paredes originais – já que o apartamento é alugado. “Tivemos que adequar as instalações de painéis, cabeceiras, quadros, para evitar danificar as paredes existentes”, conta Sabrina.
VEJA TAMBÉM: Quer comprar um novo imóvel? Agora a Loft tem Casas à venda no Rio de Janeiro.
Casa aconchegante com plantas
O verde aparece nas plantas que estão desde a área externa até a sala de jantar. No buffet sob a janela, um exemplar de renda portuguesa recebe bastante luz indireta e, em determinado horário do dia, um pouco de sol.
“Utilizamos algumas plantas secas e artificiais em vasos de difícil acesso, como os nichos altos em estantes ou prateleiras. E também em locais de muita sombra como o lavabo”, aponta Sabrina.
O quadro do artista Melo Bastos também traz a natureza para o interior, assim como os espelhos em troncos de árvore e a mesa de centro de pedra.
A paleta de cores segue o estilo comfy e é composta por tons de madeira, verde oliva, terracota e cinza.
Cor aconchegante
Na sala de jantar, o destaque é o tom quase monocromático de rosa vintage, utilizado na parede e nas cadeiras.
Já na área íntima dos quartos, a arquiteta optou por um mobiliário orgânico, bastante confortável e acolhedor, que alia funcionalidade e organização – como, por exemplo, os nichos na cabeceira da cama.
Para a filha, a mesa de estudos ganha a companhia de uma poltrona na lateral, ganhando espaço e conforto.
VEJA TAMBÉM: Procurando casas? Agora a Loft tem Casas à venda em São Paulo.
Dicas para deixar uma decoração aconchegante em casa:
- Móveis com linhas curvas e design orgânico trazem leveza aos ambientes.
- Utilize materiais naturais em superfícies, mobiliário e acessórios: lã, madeira, pedras podem aparecer em diversas formas e tipos.
- Cores neutras e menos saturadas passam mais sensação de aconchego. A paleta deste projeto utiliza madeira, verde oliva, terracota e cinza.
- Plantas sempre aumentam o bem-estar dos ambientes. Se não puder cultivar vasos pelo apartamento, opte por espécies secas ou estampas e quadros que representam o verde.
- Os tecidos também aumentam o conforto: dê uma atenção especial aos tapetes, mantas, cortinas e enxoval.
Deixe seu comentário