Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Decoração

Decoração maximalista é aposta para decoração com personalidade

Compartilhar a notícia

Apostar em diferentes cores e texturas pode parecer desafiador, mas a simetria ajuda a criar um espaço harmonioso e fiel ao estilo maximalista

10 de novembro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 5 min de leitura
estilo maximalista

Buscar uma decoração equilibrada, mas com elementos que trazem personalidade para o lar, é o melhor caminho para criar um espaço aconchegante.  O desafio se torna  maior entre os mais extravagantes , que desejam refletir sua ousadia no décor. O estilo maximalista é uma estética que oferece ferramentas para aliar conforto e sofisticação a essa ousadia.

Na arquitetura é bastante comum ouvirmos a frase “menos é mais”, que remete à filosofia do minimalismo. A ascensão do maximalismo surge como um contraponto a esse pensamento.

Para o arquiteto Marcelo Salum, várias tendências surgem e sobrevivem, e a ascensão do maximalismo não necessariamente representa a queda da estética minimalista. “O ‘menos é mais’ só vale quando o ‘mais’ não é bem feito”. Para ele, o que vai ditar a escolha do estilo é justamente a personalidade do cliente.

O que você vai ler
  • O que é maximalismo?
  • Como fazer uma decoração maximalista?
  • Dicas para aplicar o estilo maximalista em casa

O que é maximalismo? 

O maximalismo é uma estética que defende a combinação de diferentes cores, texturas e formatos para criar uma composição criativa e cheia de elementos.

Apesar de ser uma tendência nos dias de hoje, o estilo é bastante antigo. Sua origem é até difícil de ser encontrada, mas acredita-se que um dos pioneiros foi o arquiteto e vencedor do Prêmio Pritzker Robert Venturi. Ele fazia projetos bastante inovadores e era contrário aos ideais minimalistas na decoração. 

No projeto Estúdio Liberdade, Pedro Luiz de Marqui criou uma estética que mescla o bruto com o delicado e utilizou materiais do cotidiano para tornar o projeto funcional e artístico. Foto: Renato Navarro
No projeto Estúdio Liberdade, Pedro Luiz de Marqui criou uma estética que mescla o bruto com o delicado e utilizou materiais do cotidiano para tornar o projeto funcional e artístico. Foto: Renato Navarro

“Para mim, o maximalismo não é sinônimo de muita coisa junta, mas sim de uma mistura de cores, texturas e elementos diferentes em um mesmo espaço”, afirma o arquiteto Pedro Luiz de Marqui.

Como fazer uma decoração maximalista?

O grande desafio de aplicar a estética no lar é manter o equilíbrio nos ambientes e não deixar o visual cansativo. Você já deve ter ouvido falar que é importante trazer leveza na decoração,  mas como fazer isso seguindo um estilo que propõe, na prática, o oposto? 

Assinado por Pedro Luiz de Marqui, o arquiteto fez uma mistura de cores e texturas usando a volumetria como ferramenta para não deixar o espaço carregado demais. Foto: Fran Parente
Assinado por Pedro Luiz de Marqui, o arquiteto fez uma mistura de cores e texturas usando a volumetria como ferramenta para não deixar o espaço carregado demais. Foto: Fran Parente

“Para não ficar uma decoração cansativa, é importante que tudo converse entre si, buscando relações entre as peças e até mesmo uma ordem cronológica, com objetos de diferentes épocas que tenham a mesma linguagem”, sugere Pedro Luiz de Marqui.

Marcelo Salum possui o mesmo entendimento e, para seus projetos, busca criar simetrias no intuito de deixar o visual mais harmonioso.

Banner Loft Mais Negócio desktop

Passo a passo para criar uma decoração maximalista

Salum assinou a Casa Coral para a CASACOR São Paulo deste ano, que fez uma homenagem aos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer – uma dupla importante que revolucionou a indústria têxtil brasileira.

A estampa de abacaxi usada no sofá, nas cortinas e em alguns acessórios da Casa Coral fazem referência direta ao trabalho de Attilio Baschera e Gregório Kramer. Foto: Denilson Machado
A estampa de abacaxi usada no sofá, nas cortinas e em alguns acessórios da Casa Coral fazem referência direta ao trabalho de Attilio Baschera e Gregório Kramer. Foto: Denilson Machado

Extravagante, Marcelo Salum buscou trazer diversos elementos que exibiam a personalidade do casal e contavam histórias. O ponto de partida foi eleger os tecidos que foram usados e fazem referência ao trabalho de Attilio e Gregório. 

Retratos, esculturas e até mesmo uma mala da Louis Vuitton entraram em cena para trazer exuberância e requinte ao projeto.

Apesar de apostar em vários elementos, o projeto de Marcelo Salum possui equilíbrio e simetria em todos os elementos. Foto: Denilson Machado

O destaque maior são as cores. Salum apostou em uma paleta que misturava vermelho com azul. Para suavizar, ele intercalou as cores vibrantes e foscas. “Eu precisava acalmar um pouco a intensidade do vermelho. O excesso da cor vibrante poderia ter deixado o espaço carregado demais”, explica. 

Dicas para aplicar o estilo maximalista em casa

O maximalismo traz uma atmosfera artística, já que permite que vários elementos sejam integrados para a criação de um espaço único. Os arquitetos deixaram algumas dicas de como usar isso para a decoração do lar:

Sintonia entre os elementos

Não basta só colocar vários itens no mesmo espaço e achar que se trata de uma decoração maximalista. Desde as cores até a mobília, é importante que tudo esteja conectado e converse de alguma maneira. 

Pedro Luiz de Marqui defende buscar a harmonia mesmo com itens que sigam estéticas diferentes.“É importante ter um equilíbrio entre elementos grandes e pequenos, brutos e delicados”, explica. 

Aposte na simetria

Marcelo Salum revelou que costuma usar a simetria como uma ferramenta para trazer mais equilíbrio em seus projetos. “A simetria acalma bastante esse excesso de informações para gerar mais harmonia”, afirma.

Para chegar nisso, é necessário fazer muita pesquisa e testes. O arquiteto aconselha ir fazendo a decoração maximalista pouco a pouco, e usar o feeling para sentir se está sobrecarregando ou não o décor. 

Tenha uma visão ampla do todo

Para Pedro Luiz de Marqui, é importante não ter medo de ousar e aplicar o estilo maximalista, mas, acima de tudo, é fundamental enxergar o projeto como um todo e não isolado em pontos específicos.  

“Fazer uma decoração maximalista, que envolve essa junção de diferentes estilos, épocas, formas e texturas, nos deixa quase sempre apreensivos. É uma aposta que exige uma visão ampla”, orienta. 

Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Arquitetura Design de interiores

Notícias relacionadas

piso de taco em apartamento

Decoração

Decoração

20 de julho de 2024

Piso de taco: o segredo por trás da elegância

Ambientes

Ambientes

02 de julho de 2024

Moldura de gesso: veja como usar em diferentes ambientes

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.