Quando começamos a procurar informações sobre economia e investimentos, nos deparamos com diversas siglas do setor financeiro que não sabemos o significado. Uma que aparece constantemente é o CDI, uma taxa muito importante para quem quer começar a investir.
Se você não sabe para quê serve essa taxa, quer entender o que é e quais são seus benefícios, você está no lugar certo!
- O que é o CDI?
- Como funciona o CDI?
- Qual a vantagem do CDI?
- Quem determina o CDI?
- Como calcular o CDI?
- O que significa render 100% do CDI?
- Qual a relação entre CDI e Selic?
- Qual é o valor do CDI?
- Porque investir no CDI?
- É seguro investir em CDI?
- Quanto rende o CDI em relação a poupança?
- Qual é a regra do CDI?
O que é o CDI?
Certificado de Depósito Interbancário ou CDI, é uma taxa de juros utilizada nos empréstimos entre os bancos para regular suas finanças internas. Ele é usado como principal índice dos investimentos de renda fixa.
Ele serve para proteger os clientes e evitar que as instituições tenham problemas no setor financeiro.
Como funciona o CDI?
O Banco Central determina que os bancos devem encerrar todos os dias com saldo positivo, mas isso nem sempre é possível. Quando o balanço é negativo, as instituições financeiras recorrem a empréstimos para cobrir essa diferença e não encerrarem o dia com saldo abaixo de zero.
O dinheiro emprestado vêm de outros bancos, que recebem juros por esse tipo de transação. Estes juros são calculados pela taxa CDI. Por isso, ele é classificado como uma taxa de juros do mercado financeiro.
Essa transação entre os bancos tem um prazo de devolução curto, durando apenas um dia.
Qual a vantagem do CDI?
As vantagens de ter rendimento CDI é que os riscos podem ser amenizados pelo equilíbrio das cotações e suas taxas não mudam bruscamente. Esses rendimentos são uma boa maneira de balancear a carteira de investimento.
Quem determina o CDI?
O CDI é determinado pelo Banco Central, por meio do seu Comitê de Política Monetária, o Copom.
O Banco Central exige que os bancos encerrem o expediente com o saldo positivo de caixa. No entanto, nem sempre isso acontece. Já que o volume de depósitos pode ter sido menor que o volume de retiradas.
Essa é a razão da existência do Certificado de Depósito Interbancário, que é a regulação do sistema financeiro. É uma medida que assegura que o sistema financeiro seja estável.
Como calcular o CDI?
Calcular qual a rentabilidade de um investimento atrelado à taxa CDI é bem simples, basta saber:
- O índice acumulado no período desejado
- O percentual pago pela aplicação
- Multiplicar esses valores para descobrir a rentabilidade obtida.
Por exemplo: imagine um CDB que rende 130% do CDI. Isso significa que ele terá um retorno de 30% além da taxa do CDI.
Se o CDI estiver em 11,65% ao ano, basta multiplicá-lo pelo percentual da aplicação. Transformar a rentabilidade em número decimal fica mais fácil para calcular:
1,3 x 11,65 = 15,14.
Portanto, o investimento renderá 15,55% em um ano.
O que significa render 100% do CDI?
Quando se afirma render 100% do CDI, significa que aquele investimento terá o mesmo rendimento do CDI durante o período em que ficar aplicado.
Se o CDI foi de 3,45 %, o dinheiro renderá os mesmos 3,45% pelo mesmo período. Porém, esse valor é atrelado à taxa Selic, que pode sofrer variações. Ou seja, o valor do rendimento pode mudar de acordo com essas variações.
E vale lembrar que muitos destes investimentos podem ter incidência de impostos sobre o rendimento.
Qual a relação entre CDI e Selic?
Sabemos que o CDI é a taxa que as instituições financeiras pagam umas às outras quando fazem empréstimo, enquanto a taxa Selic é o juros pago aos bancos por títulos do governo, uma taxa atrelada à dívida pública dos país.
Apesar das suas taxas serem diferentes, ambas são indexadoras de investimento e podem ser usadas para determinar rendimentos de renda fixa. O CDI tem o seu valor atrelado à taxa Selic, por isso os valores permanecem alinhados e quando uma é ajustada, logo a outra se regula aos novos valores.
Qual é o valor do CDI?
O valor atual do CDI é de 13,65% ao ano. Caso pense investir hoje em uma aplicação que paga 100% do CDI e a taxa não mudar pelos próximos 12 meses, você vai receber 13,65% de juros ao final do período.
Porque investir no CDI?
Pessoa física não pode investir no CDI, já que ele não é um produto de investimento, mas um título negociado apenas para o mercado interbancário.
Porém, a taxa serve como referência para diversos investimentos no mercado financeiro, em especial na renda fixa, que tem a rentabilidade de diversos títulos atrelada ao CDI. As aplicações atreladas são:
- Certificado de Depósito Bancário (CDB)
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
- Letra de Crédito do Agrícola (LCA)
- Letra de Câmbio (LC)
- Letra Financeira (LF)
Além, dessas aplicações de taxas relacionadas ao CDI existem outras siglas que estão relacionadas ao ramo do investimento.
O maior atrativo de investir em renda fixa é a segurança, podemos mensurar o retorno do investimento assim que fazemos a aplicação. Nela, existe uma maior previsibilidade do valor acumulado no vencimento.
É seguro investir em CDI?
Sim, investir em aplicações atreladas ao CDI é uma forma confiável de ter rendimento, pois são investimentos conservadores que permitem que seu dinheiro renda juros. Essas aplicações oferecem volatilidade menor e risco mais baixo.
Quanto rende o CDI em relação a poupança?
Quando vamos escolher um tipo de investimento, o ideal é verificarmos qual pode render mais. Outro fator importante é que devemos prezar pela segurança e calcular o risco ao guardar uma quantia. Com ele, você pode ter um ganho maior e ter o seu dinheiro protegido.
A poupança, um dos investimentos preferidos dos brasileiros, vem perdendo espaço entre os investidores. Ela é reconhecida como uma aplicação com baixo risco e alta liquidez, mas, se comparada com outras aplicações em Renda Fixa, a rentabilidade é baixa.
Isso acontece porque a poupança rende em geral o equivalente a 70% da taxa Selic + taxa de referência (TR). Quando a taxa Selic está baixa, a rentabilidade anual da poupança chega a perder para a inflação. Por isso, está se tornando menos vantajosa para quem não necessita retirar o dinheiro em um curto prazo.
Hoje, a poupança rende cerca de 6,3% ao ano. Esse valor está abaixo do CDI, já que sua taxa é de 13,65% ao ano.
Qual é a regra do CDI?
Todos os bancos brasileiros devem seguir a regra do CDI. Como citado, essa regra só existe por causa do Banco Central que determinou que todos os bancos precisam terminar o dia com um saldo positivo para proteger o sistema financeiro do Brasil.
Agora que você já conhece o CDI e sabe como investir em taxas atreladas a ele, você pode garantir o crescimento do seu patrimônio.
Deixe seu comentário