Como o nome entrega, o Alto de Pinheiros fica numa região mais elevada da cidade. Situado na Zona Oeste, vizinho de Pinheiros e Vila Madalena, é um dos bairros mais queridos da cidade, especialmente por famílias que gostam da tranquilidade que ele oferece.
Como é morar no Alto de Pinheiros
Pertinho do agito de Pinheiros e da Vila Madalena, mas não tanto. A poucos minutos do campus da USP no Butantã. Ao lado do Parque Villa-Lobos e da praça do Pôr do Sol. Dá para perceber porque um bairro como o Alto de Pinheiros é um dos mais procurados de São Paulo, né?
Com sua atmosfera calma e ruas cheias de árvores, bons índices de segurança e quarteirões largos que se dividem entre casas e prédios residenciais, o Alto de Pinheiros fica na Zona Oeste de São Paulo e segue o conceito de bairro-jardim, que marca algumas áreas da cidade desde o século 20. (O próprio bairro dos Jardins é outro exemplo desse planejamento.)
USP e escolas
Justamente por ser um bairro planejado, o ele é estruturado de forma a oferecer os serviços necessários para o dia a dia e atrai diversos perfis, especialmente famílias: os filhos podem estudar em algumas das melhores escolas de São Paulo, como Vera Cruz, Santa Cruz, Oswald de Andrade e Palmares.
Para universitários, a localização também é atraente: atravessando o Rio Pinheiros está a Universidade de São Paulo (USP).
Mobilidade
Em termos de transporte público, há as estações de trem Cidade Universitária e Villa Lobos-Jaguaré (Linha 9-Esmeralda da CPTM) e muitas linhas de ônibus que cruzam as avenidas Professor Fonseca Rodrigues e Pedroso de Moraes e a a proximidade Marginal Pinheiros, pra quem dirige, facilita bastante o dia a dia.
Quem prefere pedalar também tem opções, como a ciclovia na Marginal Pinheiros e ciclofaixas que perpassam o Alto de Pinheiros e Pinheiros.
O que fazer no Alto de Pinheiros
O dia a dia no Alto de Pinheiros pode ser vibrante ou calmo – vai do gosto do freguês. Para quem gosta de caminhar tranquilamente pelas ruas, não faltam nem opções conhecidas (como o mercado St. Marché), nem comércios locais que os moradores adoram, como a Confeitaria Leo Dolci, o restaurante Cór e as cervejas especiais do EAP Empório Alto dos Pinheiros.
O Shopping Villa Lobos oferece praticidade para compras e entretenimento, com mais de 180 lojas e mais as salas de cinema da rede Cinemark. E ao redor da Praça Panamericana tem sempre alguma coisa para fazer, com restaurantes e bares abertos até mais tarde.
Verde, verde e mais verde
Por contar com o Parque Villa Lobos, o Alto de Pinheiros já é definitivamente um bairro privilegiado. São 732 mil metros quadrados de área verde e várias opções de lazer, como ciclovia, pistas de skate e patins, quadras de esporte, playground e até um belo orquidário batizado de Ruth Cardoso, em homenagem à antropóloga e ex-Primeira Dama do Brasil. Para quem gosta de flores e plantas, é um tesouro: há mais de 16 mil exemplares.
Outra opção famosa na região é a Praça do Pôr do Sol. Como o nome entrega, sua localização inclinada permite uma bela visão desse momento e é comum que famílias e amigos se reúnam, para aproveitar o sol e observar o fim do dia, especialmente aos fins de semana.
Para quem prefere um ambiente mais calmo e intimista, o bairro tem várias pracinhas, incluindo a simpática Praça Conde de Barcelos, com um parquinho para crianças, permissão para pets e até uma horta.
Apartamentos nas melhores ruas do Alto de Pinheiros
Viu como pode ser uma delícia morar no Alto de Pinheiros? A boa notícia é que a Loft tem vários apartamentos à venda incríveis no bairro e eles estão a um clique de distância.
Vale lembrar que a Loft oferece várias vantagens para quem vai comprar apartamento no Alto de Pinheiros ou em outros bairros da cidade, como assessoria de financiamento imobiliário gratuita e serviço (já incluso!) de compra e venda segura.