Como é o apartamento de cada signo
Os signos são doze. Os imóveis disponíveis para compra e venda são milhares. Quem curte astrologia, pode usar o zodíaco como um filtro diferente para orientar essa escolha. “O signo solar, aquele que a gente descobre apenas pela data do aniversário, baliza algumas coisas. Há qualidades que são comuns a todos eles”, explica a arquiteta e astróloga Maria Aguiar, responsável pelo perfil @astraldacasadecor. “E vai acontecer de um sagitariano, por exemplo, se identificar também com qualidades de outros signos, porque ele tem, e aqui supondo, a Lua em touro, Vênus em libra e o ascendente em peixes. Assim, o lar dessa pessoa vai mesclar tudo isso”.
Os signos de Fogo (Áries, Leão, Sagitário), em geral, veem o apartamento como um playground, um espaço onde eles podem se divertir sozinhos ou com companhia. “Dinâmicos, bem humorados e espontâneos, isso vai se refletir na arquitetura que eles vão procurar”, explica.
Também do time dos sociáveis são os signos de Ar (Gêmeos, Libra, Aquário). “Mentais, gostam de trocar ideias, se conectar com o mundo e com os outros e a casa deles é uma extensão da rua”, observa Maria.
O pessoal mais pé no chão é aquele justamente com um pé nos signos de Terra (Touro, Virgem, Capricórnio). “Valorizam o imóvel no sentido patrimonial mesmo, como expressão da realização material”, ela diz.
Já para os signos de Água (Câncer, Escorpião, Peixes), a morada é um local para se recolher e se recuperar do dia a dia. “Os sensíveis do zodíaco vão se apegar aos ambientes mais privativos, onde podem se sentir seguros emocionalmente”, afirma.
Maria Aguiar ajudou o Portal Loft nessa missão de mapear qualidades comuns a cada signo solar no que diz respeito ao interesse pela arquitetura, materiais e características físicas de um imóvel.
ÁRIES
“Pessoas desse signo valorizam espaços feitos sob medida e priorizam uma arquitetura mais moderna, de linhas retas e bem definidas. Materiais brutos, como concreto e metal, têm a ver com a energia desse signo”, explica a arquiteta e astróloga. Ela destaca ainda a autonomia do ariano e, portanto, a preferência por imóveis localizados em centros urbanos, com qualidade de transporte e serviços.
Para o ariano, condomínios com academia e quadra são ideais, possibilitando a prática de atividades físicas. “Regido pelo planeta Marte, o planeta guerreiro, esse é um signo que precisa extravasar a energia”, destaca Maria.
LEÃO
Leão é o rei do zodíaco, um signo que se interessa muito por atrair a atenção do outro. “Na busca por isso, os olhos dele podem brilhar por um imóvel de arquitetura assinada, por exemplo. Ou por aqueles com revestimentos nobres, como mármore, granito, madeira natural”, pontua a arquiteta Maria Aguiar.
Regido pelo sol, o signo de leão também valoriza a iluminação. “Um apartamento ou casa com uma boa iluminação natural, com sol o dia todo, é super importante”, ela observa.
Expansivo e bom anfitrião, o leonino vai se apaixonar por uma planta em que os espaços sociais tenham destaque. “A sala de visitas pode ser o grande palco do leonino”, diz Maria. “E se o imóvel não for muito grande, um condomínio com salão de festas vai dar conta de atender a essa necessidade que as pessoas desse signo têm de receber os amigos”.
SAGITÁRIO
Liberdade é o que rege o sagitariano. “Em termos de arquitetura, janelas amplas, muito vidro para que ele tenha essa conexão do interior com o exterior”.
Imóveis com varanda ganham ainda mais destaque, de acordo com a arquiteta: “O sagitariano está ligado à ampliação de horizontes, quer enxergar longe. Apartamentos tipo garden são outro trunfo, pois mantêm essa sensação de estar livre mesmo dentro de casa”.
Mais um festeiro do zodíaco, o sagitariano prioriza áreas sociais. E, também muito dinâmico, vai gostar de condomínios com espaço fitness bem estruturado e uma piscina com raia.
“Quero destacar também o interesse por outras culturas e como isso pode influenciar a escolha do bairro em que ele vai morar”, explica a arquiteta. “O bairro da Liberdade, em São Paulo, por exemplo, um reduto da cultura japonesa, pode ser atraente para um sagitariano”
TOURO
É de todos os signos o mais ligado ao elemento terra, no sentido da natureza. “Uma casa ou condomínio com um belo jardim, paisagismo, pode ser muito atraente para o taurino”, explica Maria. “Há condomínios hoje que reservam espaço para uma horta comunitária e isso é um grande estímulo para as pessoas desse signo”.
O ambiente interno precisa satisfazer os cinco sentidos do taurino e por isso ele prioriza materiais que sejam sensorialmente estimulantes. A arquiteta e astróloga destaca a madeira em detrimento de pisos e revestimentos frios.
Por último, mas não menos importante, é a qualidade de bom gourmet do taurino. “Apartamentos com áreas gourmet, boa cozinha e sala de jantar, vão ganhar uma atenção especial na hora de escolher um imóvel”, ressalta Maria.
VIRGEM
“Ligado a funcionalidade, o virginiano vai se sentir atraído por condomínios que ofereçam serviços, como lavanderia e espaço pet“, observa a arquiteta.
Outro ponto que ela destaca é a questão da organização. As pessoas desse signo podem se interessar por imóveis que já tenham armários, despensa, depósito na garagem, por exemplo. E, também muito ligados à natureza, vão gostar de apartamentos com áreas verdes, jardineira na janela ou varanda, onde possam manter uma hortinha. “Especialmente de ervas para um chá, pois é um signo muito ligado às questões de saúde”, pontua Maria.
CAPRICÓRNIO
O capricorniano se preocupa com a beleza, mas dá muito mais importância a durabilidade das coisas. “Imóveis que deem a ele essa sensação vão se destacar na hora da escolha. Materiais como pedra e mármore remetem a isso. O capricorniano também pode se interessar por vigas e pilares aparentes”, explica a arquiteta.
Workaholic, a pessoa desse signo tende a querer um espaço para ser transformado em home office. Apartamentos com mais de um cômodo, portanto, fazem diferença. Quanto ao condomínio, ele vai procurar por um que dê bastante atenção para a questão da segurança.
GÊMEOS
Em busca de liberdade de movimento, o geminiano vai priorizar as conexões no espaço interno. “Ainda que a gente pense primeiro em integração de ambientes, tudo aberto, pra esse signo, elementos como escada e corredor não limitam a escolha dele por um imóvel”, pondera a arquiteta e astróloga Maria Aguiar.
Os apartamentos duplex podem se encaixar nessa estética.
A necessidade constante de mudança pode levar o geminiano a mexer no lar o tempo todo. “Plantas mais flexíveis ajudam a deixar isso em aberto para ele, para fazer adaptações”, explica. “A decoração e revestimento estrutural mistura tudo, sem censura e discriminação, aceitando até materiais mais simples, como plástico e acrílico”.
Preocupado com a questão da conectividade e informação, o condomínio ideal pro geminiano disponibiliza wi-fi nas áreas comuns.
LIBRA
Signo regido por Vênus, planeta ligado à beleza, o libriano busca harmonia, equilíbrio e simetria a todo custo. “Internamente, uma planta muito recortada, por exemplo, não tem vez. Além de ser um signo que também se preocupa muito com a fachada do imóvel“, destaca Maria.
A arquiteta escolheu a palavra refinamento para definir uma pessoa de libra. E isso se mostra nos materiais: “coisas muito rústicas, concreto aparente, cimento não são exatamente a praia do libriano”.
Maria também destaca que, nessa pegada, o libriano vai se preocupar em caprichar na beleza e organização dos ambientes sociais. “O hall social de um apartamento, por exemplo, que não costuma ser alvo de muita preocupação da maioria das pessoas, vai ganhar uma importância na moradia de libra”.
AQUÁRIO
Ligada à modernidade, a pessoa do signo de aquário não quer nada comum. O corretor com capacidade para encontrar algo diferente, novidadeiro, vai cativar o aquariano. “Inclusive em termos de materiais, revestimentos, ele gosta de lançamentos. Estrutura e funcionalidade futurística também”, explica a arquiteta. “Abrir janelas por sistema de voz, acender e apagar luzes com uma batida de palma, isso chama a atenção de pessoas desse signo”.
A questão da sustentabilidade também é importante para o aquariano. Casas ou condomínios que façam uso de energia solar, com coleta seletiva, captação de água da chuva, saem na frente pela preferência deles.
CÂNCER
Lar doce lar. Essa frase, riscada em plaquinhas na decoração de muitas casas, é perfeita para definir o canceriano. “Ele pode morar sozinho, mas vai buscar muitas referências do passado, da família”, revela a arquiteta e astróloga Maria Aguiar.
Nessa toada, é um signo que vai se interessar por imóveis antigos em bairros que preservam alguma história e onde ainda exista relação entre a vizinhança. “Jamais associo esse signo a algo velho e detonado, mas é alguém que não vai se importar se os materiais estiverem gastos pelo tempo, por exemplo. O ladrilho hidráulico, um revestimento cheio de história, é algo que me remete muito ao signo de Câncer”.
Os cômodos mais valorizados pelo canceriano são o quarto, tido como um refúgio, um santuário próprio, e a cozinha, que remete aos encontros familiares, em volta da mesa.
Um dos signos mais formador de família, pode se sentir atraído por condomínios com área de lazer infantil, como playground e brinquedoteca.
ESCORPIÃO
Privacidade define o escorpiano. “Pensando no próprio bicho, o escorpião vive sozinho, no subterrâneo. E isso se reflete muito no lar das pessoas desse signo, que buscam lugares com um quê de secreto“, explica a arquiteta.
Maria Aguiar destaca imóveis com elementos arquitetônicos vazados, como painéis e cobogós, que permitem ao escorpiano vivenciar essa sensação de esconderijo.
Imóveis mais isolados ou com entrada privativa podem agradar a pessoas desse signo.
Os escorpianos também valorizam a segurança. “Como gosta de ter o controle da situação, essa sensação é muito importante para o escorpiano. Câmeras de vigilância e fechaduras mais robustas são ítens essenciais na hora de escolher onde morar”, destaca a arquiteta.
PEIXES
Quem dera ser um peixe… para encontrar uma casa ou condomínio com piscina, fonte, contato com a água! “Isso é muito importante para o pisciano, é a maneira dele atingir sua espiritualidade, se desconectar da realidade”, explica Maria.
Nessa busca pela calma e tranquilidade, a pessoa de Peixes pode fugir de imóveis muito amplos e integrados e preferir plantas mais compartimentadas. “Agora na pandemia, com todo mundo dentro de casa, percebemos a importância de espaços onde a gente possa manter a privacidade e a individualidade. De natureza sensível, isso é importante pro pisciano, especialmente”, observa a arquiteta e astróloga.