Veja os tipos de fechadura e como escolher

Compartilhar a notícia

Você conhece os principais tipos de fechadura disponíveis no mercado? Confira as alternativas que podem trazer mais segurança ao seu imóvel!

08 de maio de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 08 de maio de 2023 6 min de leitura
Veja os tipos de fechadura e como escolher

A fechadura é um item essencial para a proteção do seu imóvel. Mas ela não serve apenas para dificultar a entrada de estranhos no seu lar. Na verdade, o item também ajuda a garantir mais privacidade aos ambientes internos.

Nesse sentido, existem diferentes tipos de fechadura de portas disponíveis no mercado. As alternativas variam das mais tradicionais até as mais modernas. Por isso, a escolha do melhor modelo deve atender às suas necessidades e expectativas.

Quer descobrir os tipos de fechadura recomendado para as portas do seu imóvel? Então continue a leitura e veja como fazer a melhor escolha!

Quais são os principais tipos de fechaduras?

Cada tipo de fechadura de porta disponível no mercado tem características próprias, que se relacionam ao nível de segurança que o usuário busca. Logo, antes de escolher um modelo, é preciso saber quais são os mais utilizados. 

Confira!

Tetra

A fechadura do tipo tetra funciona como um sistema auxiliar de segurança do imóvel. Por isso, a instalação dela é comum nas portas e portões de entrada das residências. Geralmente, esse modelo é fabricado em aço inox e posicionado acima da fechadura principal.

Sua chave tem quatro fileiras de dentes serrilhados (daí o nome), ampliando a segurança da peça. Para garantir uma proteção extra, é possível utilizar mais de uma fechadura do tipo tetra nas portas.

Anúncios

Multiponto

Embora seja um tipo semelhante à fechadura tetra, o modelo multiponto é mais moderno e garante mais segurança para a residência. Ele recebe esse nome porque suas chaves têm pequenos pontos nas lâminas, em vez de dentes serrilhados.

A fechadura multiponto pode ser fabricada em diferentes materiais, como aço inox, latão ou alpaca. Ela tem indicação de uso em locais com elevado fluxo de entrada e saída de pessoas, como portões de garagens.

Gorges

O modelo gorges é um clássico, por ser famoso em filmes, novelas e desenhos animados. Em geral, ele aparece quando os personagens desejam observar outro ambiente por meio do buraco da fechadura.

Embora fosse bastante popular antigamente, o tipo gorges tem sido menos utilizado. Por oferecer pouca proteção, ele foi substituído por versões mais modernas e seguras.

Ainda assim, esse modelo pode ser interessante para o interior das residências, principalmente se você deseja compor uma decoração retrô. Contudo, ele não é indicado para a porta do banheiro, pois esse cômodo exige mais privacidade.

Fechadura eletrônica

Quem busca segurança, qualidade, facilidade de uso e design pode se interessar pela fechadura eletrônica. Ela é um dos modelos mais modernos disponíveis no mercado e pode oferecer proteção de média a alta para as residências.

Comumente utilizada na entrada dos imóveis, a fechadura eletrônica não possui chave. Na prática, é possível abrir a porta utilizando uma senha numérica. Os modelos ainda mais modernos também podem ser acessados com biometria ou reconhecimento facial.

Outra característica relevante dessas fechaduras é que elas podem ser conectadas a sistemas de alarme e monitoramento residencial. Dessa forma, todo o sistema de segurança do imóvel funciona de maneira integrada e ainda mais eficiente.

Bico de papagaio

Se o seu imóvel tem portas de correr no ambiente interno, esse modelo pode atender às suas necessidades. A peça apresenta um fecho em formato de gancho, que se movimenta como um bico de papagaio.

Por garantir um fechamento completo e ser aberto apenas com a própria chave, esse tipo de fechadura garante um nível de segurança de médio a alto. Por isso, ele pode ser uma boa alternativa para portas localizadas em varandas e sacadas, por exemplo.

Como escolher a fechadura ideal?

Agora que você sabe quais são os principais tipos de fechaduras de porta disponíveis no mercado, é hora de entender como escolher o modelo ideal para as suas necessidades. 

Veja o que considerar nesse processo!

Qualidade do material

Independentemente se a fechadura será instalada na parte interna ou externa do imóvel, é fundamental que o material de fabricação tenha qualidade. Esse é um ponto central, tanto pelo nível de segurança oferecido quanto pela durabilidade da peça.

Também vale considerar a resistência do material. Afinal, ele deve conseguir suportar variações climáticas, como calor, vento e chuva. Esse cuidado evita que a fechadura sofra com corrosão e danifique, por exemplo.

Uso e funcionalidade

A escolha da fechadura ainda envolve pensar em como ela será usada. Se instalar o item no portão de entrada, por exemplo, a frequência diária de utilização dele será maior.

Esse ponto está diretamente relacionado à qualidade do material. Optar por um produto mais resistente nesses ambientes pode significar um custo-benefício melhor.

Também é preciso pensar em quem utilizará a fechadura. Se forem idosos ou pessoas com dificuldades motoras, pode ser melhor escolher modelos com sistemas de acionamento simples.

Além disso, você aprendeu que determinados ambientes exigem mais privacidade ou maior segurança. Já uma porta no corredor pode ser uma oportunidade para escolher uma fechadura com nível de segurança mais baixo, mas que combine com a decoração do seu lar.

Design e tamanho

Outro ponto é avaliar o design da peça. Isso inclui escolher a melhor cor e formato para a fechadura, conforme a estética do ambiente. Afinal, mesmo que seja um detalhe na porta, ela pode servir para a composição do estilo do imóvel.

Ainda, avalie se o material da porta ou do portão está aderente ao modelo de fechadura que você deseja utilizar, combinado? Se eles forem incompatíveis, a instalação pode prejudicar o nível de segurança da peça.

Por fim, se o seu objetivo é trocar uma fechadura muito antiga, é fundamental ter as medidas do item. Sem esses dados, você poderá ter problemas de incompatibilidade no momento de instalar a nova peça.

Vale ressaltar que, no Brasil, as fechaduras passaram a seguir normas de padronização somente após 2011. Antes disso, as peças seguiam formatos e tamanhos diversos, conforme as preferências do fabricante.

Procurando imóveis para comprar que tem muita segurança? A Loft tem muitas opções!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Deixe seu comentário

Veja também

Espaço do Corretor

12 de abril de 2024

Como ser um bom corretor de imóveis

Espaço do Corretor

12 de abril de 2024

4 livros que todo o corretor de imóveis deve ler

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.