Modelo de portas: saiba como escolher o ideal para o seu lar

Compartilhar a notícia

A escolha correta do modelo de porta garante um aproveitamento maior do espaço e traz mais estilo para o ambiente

25 de agosto de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 5 min de leitura
porta de madeira, painel ripado, modelo de porta

As portas são essenciais para qualquer empreendimento. Seja uma casa, um apartamento ou um escritório, todos precisam contar com esse elemento fundamental. 

Existem vários modelos de portas disponíveis no mercado atualmente – com materiais, aberturas e tamanhos para todos os gostos e necessidades. Mas como saber qual é o mais indicado para o meu lar? 

Alguns critérios importantes precisam ser levados em consideração ao fazer essa escolha, como o tamanho da residência, se o ambiente que vai receber a porta é interno ou externo e, principalmente, o gosto do morador. 

Por onde começar a escolher o modelo de portas?

A arquiteta e designer Isabela Castello, da Keeping Arquitetura e Engenharia, acredita que as medidas são o ponto de partida para fazer a melhor escolha e revela seu método para casas e apartamentos: “utilizo normalmente folhas de 8×2 cm para quartos e 7×2 cm para banheiros. Já para a porta de entrada, em apartamentos geralmente é 8×2 cm, e casas 9×2 cm.”

porta de madeira, painel ripado, modelo de porta
É importante garantir que a porta tenha o tamanho certo também na abertura para não comprometer o espaço e a passagem dos moradores. Projeto: Keeping Arquitetura e Engenharia. Crédito da foto: Estúdio360

Fazer a medição é mais do que recomendado para evitar problemas com a circulação dos ambientes. Otimizar os espaços e garantir que eles estejam fluidos é um dos segredos para trazer aconchego e, para isso, o modelo de porta precisa ser amigo e não o vilão.

 Para quem mora em loft ou apartamento studio, a tarefa de encontrar uma porta em prol da circulação do espaço pode ser ainda mais desafiadora. 

modelo de porta, porta de madeira, estante preto
As portas de embutir são bastante práticas, mas precisam de um espaço livre na parede para serem implementadas. Projeto: Keeping Arquitetura e Engenharia. Crédito da foto: Estúdio 360

Isabela Castello recomenda alguns modelos como a porta camarão, os de correr (que não têm angulação de abertura) e embutir. No caso da última, a arquiteta alerta para um ponto de atenção: “[a porta] precisa estar em uma parede livre maior, sem tomadas e interruptores, já que irá correr por dentro.”

Principais modelos de portas

Existem vários modelos de portas disponíveis no mercado atualmente. A seguir, conheça os principais:

Anúncios

Porta de correr

Recomendadas para espaços pequenos, as portas de correr são vantajosas porque não precisam de uma área livre para abertura na frente. Elas se ajustam bem a diferentes tipos de decoração e costumam trazer um ar bastante moderno. São comuns em lofts e studios. 

Porta pivotante

A porta pivotante tem uma estética única e é uma das queridinhas entre muitos profissionais da arquitetura. Ela é escolhida principalmente para valorizar a fachada da residência por se tratar de um modelo mais pesado e elegante. 

Porta camarão

Outra opção interessante para espaços pequenos é a porta camarão. Ela se assemelha muito às portas sanfonadas de PVC, mas tem como vantagem o uso de materiais mais sofisticados e uma quantidade menor de dobradiças. A vantagem de apostar no modelo é que, além de otimizar espaço, é também muito divertida e moderna. 

Porta de giro

A porta de giro é a mais tradicional de todas. Ela possui abertura para a frente e pode ser encontrada em diferentes tamanhos e materiais (PVC, plástico, metal, vidro e madeira). 

Porta de madeira ou alumínio?

O material é sempre um ponto de atenção, já que está diretamente relacionado com a decoração e aparência que se deseja trazer para o espaço. Isabella Castello tem um favorito. “Prefiro sempre madeira de boa procedência, que permita pintura caso deseje, e com boas ferragens para garantir o funcionamento sem barulho”, comenta.  

modelo de porta, cozinha de corredor, porta de madeira
Uma das vantagens de optar pela porta de madeira é que elas possuem diferentes cores e podem ser pintadas. Projeto: Keeping Arquitetura e Engenharia. Crédito da foto: Estúdio360

Uma das vantagens da madeira é que ela está disponível em várias cores e texturas que se adaptam a diversos estilos. Para um projeto mais rústico é possível contar com portas com coloração mais escuras e madeira de demolição, enquanto uma decoração mais minimalista tem a opção da madeira clara. “Você pode ter vários tipos de porta para a parte de interiores, como com bandeira, portas mimetizadas, tudo isso é ditado pelo conceito do projeto”, explica a arquiteta. 

porta de vidro
O uso de portas com vidro é mais comum para fachadas e áreas externas. Projeto: Keeping Arquitetura e Engenharia. Crédito da foto: Estúdio360

O alumínio também tem o seu valor. Geralmente é usado para a parte externa e em projetos comerciais – especialmente junto do vidro. Em projetos industriais e mais cosmopolitas, esse material pode entrar em cena como um elemento marcante e que combina com o visual mais despojado do décor. 

Colaboração de Yeska Coelho

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Como é morar em Vinhedo - SP

Bairros

02 de dezembro de 2023

Como é morar em Vinhedo - SP?

planta de casas

Ambientes

01 de dezembro de 2023

Plantas de casas: veja o que é, tipos e modelos!

jardim-america-sao-paulo-loft

Bairros

01 de dezembro de 2023

Como é morar no bairro Jardim América - SP?

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.