Quais são os seus direitos e deveres na assembleia de condomínio?

Compartilhar a notícia

Entenda como funciona a assembleia de condomínio, quem pode convocar esta reunião e qual é a sua importância para a vida em condomínio

05 de agosto de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de junho de 2022 6 min de leitura
assembleia-de-condominio

É provável que você já tenha vivido esta cena: se mudou para um apartamento e, um tempo depois, viu a chamada para a próxima assembleia de condomínio no elevador ou no hall do prédio. Mas você já foi a uma? Sabe para que ela serve e quais são as principais regras?

Neste artigo, você encontra o conceito de assembleia de condomínio e como aproveitar este direito condominial. Entenda quem pode convocar e quais são os tipos de assembleia, além dos assuntos normalmente discutidos nessas reuniões.

O que é e como fazer uma assembleia de condomínio?

A assembleia de condomínio é uma obrigação dos condôminos prevista em lei. Mas como fazer uma assembleia de condomínio? Ela deve ser realizada a cada ano para que os proprietários possam se reunir para discutir e decidir questões relacionadas à convivência em condomínio.

Cada unidade do condomínio tem direito a um voto nas decisões, que incluem a eleição do síndico, por exemplo. Mas apenas os proprietários podem votar, os inquilinos não têm poder de voto. É importante respeitar os direitos dos outros condôminos e não tentar influenciar as decisões, para que sejam democráticas. O Código Civil estabelece que a decisão da maioria é o que vale, a não ser que seja pedido um quorum especial.

Os condôminos não são obrigados a comparecer, mas quem falta perde o direito ao voto. Vale lembrar que muita gente foge das reuniões com os vizinhos porque há casos em que a assembleia de condomínio vira um centro de discussões acaloradas. Cabe ao síndico e ao administrador de condomínio (caso haja) impor as regras de conduta. Mas cada um deve sempre fazer a sua parte para uma convivência - e uma assembleia - pacífica.

Quem pode convocar uma assembleia de condomínio?

De acordo com o Código Civil, quem pode convocar uma assembleia de condomínio é o síndico. O Art. 1.348 estabelece as competências do síndico:

I - convocar a assembleia dos condôminos;

II - representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;

III - dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;

V - diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI - elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII - cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII - prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

IX - realizar o seguro da edificação.

Deve ser elaborada uma carta, avisando a data e o horário da reunião, e uma cópia deve ser entregue em cada apartamento com no mínimo 8 dias de antecedência. Se houver alguma pauta específica a ser discutida, é necessário avisar no texto da carta.

A assembleia de condomínio precisa ser convocada anualmente e, caso o síndico não faça a convocação, os condôminos podem fazê-lo. Basta que um quarto dos condôminos decida pelo agendamento da assembleia condominial. 

Além disso, se a reunião anual não for realizada e um morador tiver um problema que precisa de resolução do condomínio, ele poderá solicitar auxílio judicial e a decisão ficará a cargo do juiz.

Mas e se a assembleia passou e surgiu outro problema que precisa de atenção urgente dos moradores? Como convocar uma assembleia extraordinária de condomínio? As regras para a assembleia extraordinária são as mesmas: geralmente o síndico convoca a reunião. Caso ele não o faça, um quarto dos condôminos podem decidir pela realização da assembleia.

Tipos de assembleia condominial

Há três tipos de assembleia condominial regulamentadas no Brasil: ordinária, extraordinária e virtual. A assembleia ordinária é aquela convocada ao menos uma vez por ano, que geralmente cobre temas como orçamento, aumento de taxa condominial, contratação ou demissão de funcionários e eleição do síndico.

A assembleia extraordinária existe para resolver alguma questão urgente, que não pode esperar até a reunião do ano seguinte. Já a assembleia de condomínio virtual pode acontecer tanto no caso da ordinária quanto da extraordinária. É a assembleia que acontece através de uma sala de reuniões online, como no Zoom ou Google Meet. 

Essa modalidade ganhou mais popularidade devido à pandemia de covid-19. De acordo com o Estadão, a opção de assembleia de condomínio virtual dobrou o número de participantes nas reuniões.

Como anular a assembleia de condomínio?

Já sabemos que o síndico e os condôminos podem convocar a reunião condominial, mas tem como anular assembleia de condomínio? Assim como na maioria dos acordos, as decisões da assembleia também podem ser desfeitas. O portal Síndiconet explica que “se alguma regra não for respeitada, a assembleia (e suas decisões) podem ser anuladas por uma assembleia seguinte, ou por decisão judicial”.

Existe um lugar ideal para viver cada momento da sua vida

Cada fase da vida representa novos desejos e necessidades. Seja para estar mais perto do trabalho, para ter mais espaço ou para morar em um condomínio com lazer completo, é importante realizar uma busca focada para encontrar o apartamento ideal. 

A Loft é o local ideal para compra de imóveis pois tem apartamentos à venda nas melhores regiões de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Assim como uma assembleia de condomínio virtual, é possível visitar os imóveis de casa, por meio de videoconferências, tours virtuais e sessões online para tirar dúvidas sobre o imóvel ou sobre financiamento imobiliário. Conheça nossos apartamentos e agende uma visita!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

bebe tapete brinquedoteca

Morar com estilo

28 de junho de 2022

Como adaptar o lar para a chegada de um filho

sala estar sofa tapete planta

Morar com estilo

28 de junho de 2022

Casa aconchegante: a decoração deste apartamento é baseada no estilo comfy

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.