A questão da segurança é uma das mais importantes no momento de decidir um bairro para alugar ou comprar um imóvel em grandes cidades. Para ajudar na escolha de onde morar no Rio de Janeiro, a Loft analisou todos os dados do Instituto de Segurança Pública do governo fluminense de 2022 referentes à capital do estado e elencou as regiões com os melhores e piores índices de violência.
Fatores que favorecem a segurança
Se o turista quer saber qual é o melhor bairro para se hospedar no Rio de Janeiro, para o morador, é importante entender os melhores lugares para viver. Na hora de escolher o local para morar, além de ficar atento aos índices de segurança da região e saber quais bairros têm menos ocorrências, é necessário olhar também para algumas características que contribuem para que os moradores fiquem mais seguros.
Iluminação
Ruas e praças iluminadas tendem a inibir a ação de criminosos que costumam procurar locais mais ermos onde há menos chances de serem vistos.
Policiamento
A presença de um efetivo maior de forças de segurança, sejam policiais militares ou guardas metropolitanas, também são um importante fator para dificultar a ação de criminosos. É possível obter informações sobre efetivo em batalhões e na Secretaria de Segurança Pública.
Informação
Os índices de criminalidade podem variar de uma rua para outra dentro do mesmo bairro. Ao escolher o local onde pretende alugar ou comprar um imóvel, procure conversar com vizinhos e policiais que atuam na região para saber um pouco do histórico da rua em que se localiza seu futuro lar.
Movimento
Assim como a iluminação e o policiamento, lugares com mais movimento tendem a inibir ações de criminosos. É importante saber quais são os estabelecimentos comerciais próximos, horário que abrem e fecham e a quantidade de pessoas que atraem.
Equipamentos de segurança
Mesmo em bairros mais seguros, alguns prédios ou mesmo ruas podem se beneficiar de aparatos de segurança de condomínios como câmeras ou portarias 24 horas.
Bairros mais seguros do Rio de Janeiro
O Instituto de Segurança Pública divulga o índice de criminalidade no Rio de Janeiro por bairro. Com base nos dados de 2022, a Loft selecionou quatro categorias utilizadas pelo ISP: homicídio, roubo, furto e total de ocorrências. Em cada uma delas, o levantamento destacou as três regiões com menos registros (as mais seguras) e as três regiões com mais registros (piores bairros do Rio de Janeiro).
Santa Tereza
O bairro de Santa Tereza é o mais seguro do Rio de Janeiro. A região está entre as que têm os menores registros de crimes nas quatro categorias analisadas. Se considerado o tipo de crimes mais violentos, como o homicídio, o bairro teve o menor número de casos da cidade em 2022.
O bairro histórico, com casas antigas, Santa Tereza é um patrimônio cultural da cidade e abriga diversos pontos turísticos, como a Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas e a Catedral Presbiteriana do Rio.
É também uma região bastante movimentada, tanto pelos moradores locais como por turistas que querem conhecer uma área histórica, usufruir do cenário de arte de rua ou comprar souvenires.
Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal
Na divulgação dos dados, o Instituto de Segurança Público do Rio de Janeiro faz uma divisão por regiões, que, em alguns casos, engloba mais de um bairro. É o caso de Gávea, Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado e Vidigal. Esses bairros também apareceram entre os menos violentos do Rio de Janeiro em quase todas as categorias. A região é a segunda da cidade com menos homicídios e com menos roubos.
Essa região concentra alguns dos edifícios mais caros e sofisticados do Rio de Janeiro e engloba também a favela do Vidigal, uma das mais conhecidas da cidade. Tem como um dos destaques ser rodeada por montanhas e áreas preservadas de Mata Atlântica.
Conta com um policiamento presente em qualquer horário por conter alguns dos pontos mais conhecidos do Rio, como o Jardim Botânico e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Também é uma região conhecida por ser um dos principais polos gastronômicos e boêmios da capital fluminense.
Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá e Urca
Outros bairros que aparecem entre os que têm o menor número de registros de homicídios são Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Laranjeiras, Botafogo, Humaitá e Urca.
Essa extensa área do Rio de Janeiro faz a transição dos bairros mais conhecidos da zona sul para áreas mais centrais da cidade. A região mistura áreas bastante residenciais com uma atividade comercial e de negócios intensa.
Além disso, é a porta de entrada para alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o bondinho para o Pão de Açúcar ou trem do Corcovado, que leva ao Cristo Redentor.
Tem várias opções de moradia em prédios, como os grandes apartamentos do Aterro do Flamengo, as áreas mais tranquilas de Laranjeiras ou mais movimentadas de Botafogo, mas também as casas tradicionais do Cosme Velho.
Assim como Gávea, Jardim Botânico e Lagoa, os bairros contam com um grande efetivo policial, que atua na região durante todo o dia e a noite por causa do movimento constante nesses bairros.
Praias são campeãs de furtos
Os bairros que concentram as praias mais conhecidas do Rio de Janeiro são os que mais registraram furtos na cidade. Os campeões em número de furtos são Ipanema e Leblon, seguidos pela região formada por Barra da Tijuca, Itanhangá e Joá. Na sequência aparecem Copacabana e Leme.
Embora as estatísticas de furto afastem essas regiões das consideradas as mais seguras da cidade, os registros de crimes mais violentos, como homicídio, latrocínio ou roubo, são menos recorrentes. É comum que áreas que concentrem multidões tenham um alto índice de furtos. Portanto, não é possível dizer que esses bairros estejam entre os menos seguros do Rio de Janeiro.
De qualquer maneira, se a ideia é procurar uma praia mais segura no Rio de Janeiro, seja para morar ou para passar uma temporada, o ideal é fugir das mais conhecidas e movimentadas.
Lugares menos seguros do Rio de Janeiro
Os dados do Instituto de Segurança Pública revelaram também os piores bairros do Rio de Janeiro para se viver no que se refere à violência. Foram analisadas mais uma vez as categorias homicídio, roubo, furto e total de ocorrências.
Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará
A região mais violenta da cidade em 2022, segundo os dados do ISP, foi a formada pelos bairros de Bangu, Gericinó, Padre Miguel e Senador Camará. Esses foram os lugares com o maior índice de homicídios da capital fluminense.
Logo na sequência está a região formada pelos bairros Anil, Cidade de Deus, Curicica, Gardênia Azul, Jacarepaguá e Taquara.
Quando o critério é o índice de roubos, a região formada pelos bairros de Cavalcanti, Engenheiro Leal, Madureira, Turiaçu, Vaz Lobo, Oswaldo Cruz, Cascadura e Quintino Bocaiúva foi a que teve o maior número de registros em 2022.
A principal característica de todas essas regiões é de serem áreas mais periféricas da cidade. A maior parte desses bairros acaba tendo alguma deficiência de estrutura urbana, como iluminação, ou no efetivo de forças de segurança, o que favorece o aumento no índice de criminalidade.
Colaboração de João Vito Cinquepalmi
Comentários
Marina bernacchi
Acho a Barra da Tijuca um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro.
Taís Mendes
Desculpem, mas o bairro mais seguro do Rio de Janeiro é a Ilha de Paquetá, podem chegar no Isp. Uma pena a reportagem ter esquecido Paquetá. Além de charmosa, a ilha certamente é o bairro mais seguro do Rio.
William valdevino Bernardo
Olá, sobre os bairros na questão segurança pública o bairro de Realengo não foi citado. Isso é bom ou Ruim.kk
Jairo gabriel
São Cristóvão qual a faixa de segurança.
Laerte
Nesse texto publicitário, nem tudo é verdade, nem tudo é mentira. Quem mora no Rio sabe muito bem como anda a violência em TODA cidade.
Honestaldo
Faltou Jacarepaguá não vejo notícias de assaltos
RONALD FACURY WIGG
Creio que o Jardim Guanabara, na Ilha do Governador é o bairro mais seguro do Rio incontestavelmente. Esqueceram dele.
Simone
falar sobre os bairros mais seguros do Rio de Janeiro e deixar de citar a Ilha de Paquetá é dose rs
Natanael Rocha
Santa Teresa pode ser , mas em seu entorno tem muitas comunidades violentas.
HILDEBRANDO GERALDO DE MEDEIROS
Si esqueceu de dizer Caxias pavuna belforoxo são perigoso
Ivone Souza Brito
Não foi mencionado na Zona Oeste , Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande e pequena, Guaratiba. São seguros?
Renato
Como esta irajá rio de janeiro
Pedro Leonardo Fontana
Tem alguns bairros ou sub bairros não colocados pesquisados. Vargem Grande, Barrinha, Bairro Peixoto…
Silvio
O bairro mais seguro no Rio de Janeiro sem dúvida nenhuma chama-se URCA! Ninguém ouve nada de ruim desse bairro.
marcelo da costa ribeiro
O Andaraí está em uma ilha de insegurança. Temos o Segurança Presente em quase toda a Grande Tijuca.... já por aqui, bem no centro de tudo, o abandono. Somos um bairro de passagem....
Guacira
Pedra de guaratiba na zona oeste
Marcos
Esqueceram que a área da zona norte no IAPI da Penha e de Olaria ainda continua um bom lugar para morar no momento nessas regiões.
Marcos Alexandre
Esqueceram que a área da zona norte no IAPI da Penha e de Olaria ainda continua um bom lugar para morar no momento nessas regiões.
Demetrio Morani
Esqueceram mesmo foi de Vista Alegre. Bairro super charmoso e muito seguro. Só sendo morador pra comprovar.
MOISES SANTOS
A mais segura da cidade é a Barra da Tijuca,é a melhor da cidade,mas o melhor a se fazer é procurar outro estado para se morar,não vale a pena se arriscar por aqui,o sonho de todo carioca é sair deste inferno,o tráfico está crescendo,fechando as ruas e desvalorizando os imóveis.
Carlos Vital
Meu bairro de Iraja não foi comentado como o mais seguro e completo pois aqui eu encontro de tudo de Bom transporte para qualquer lugar no Rio de Janeiro, Evento, cultura, Praça ,Hospitais e temos a Igreja Nossa Senhora da Apresentação como uma das mais Antigas do Rio de Janeiro quer conhecer o Rio primeiro tem que passar por aqui Iraja Venha nos conhecer povo acolhedor e Amigo
Gabriel
O bairro mais seguro do RJ, É sepetiba.
Deixe seu comentário