Foi-se o tempo em que os apartamentos e as casas separavam espaços utilizados apenas por empregados ou prestadores de serviços. Partindo da premissa que cada metro quadrado de uma residência pesa muito no valor do imóvel – alguns pesam muito mesmo, inclusive – não faz sentido deixar um cômodo sem utilidade na maior parte do tempo.
Seguindo uma proposta mais moderna, em que cada metragem deve ser aproveitada – principalmente nos apartamentos menores – deixar um espaço sem uso é um desperdício, avalia a arquiteta Jéssica Ruy.
“Considero um avanço social essa mudança de comportamento. Nosso papel como arquitetos e arquitetas é buscar meios de ressignificar o espaço doméstico, pois a sociedade vai se transformando ao longo do tempo e as formas de morar acompanham essas mudanças”, enfatiza.
“É recorrente o banheiro de serviço e também o quarto de empregada serem objetos de intervenção quando projetamos reformas de apartamentos”, acrescenta Jéssica, que já criou novos espaços para incluir o banheiro de serviços à rotina dos moradores.
Ideias de lavabo
O primeiro passo para iniciar um projeto é entender as necessidades dos moradores que irão habitar a nova casa, além da configuração ou layout existentes. Deve-se pensar no sistema estrutural, hidráulico e também no orçamento para a obra.
Quando o apartamento não dispõe de um lavabo, este costuma ser um desejo comum, principalmente se os moradores gostam de receber visitas e familiares. “O ideal é reverter a entrada dele para a área social”, explica Jéssica.
Quando o banheiro de serviços e o quarto de empregada estão próximos aos dormitórios principais da casa, porém com entradas pela lavanderia, é possível alterar o layout, transformando o banheiro em suíte e quarto de empregada em closet, por exemplo.
É possível ainda converter o banheiro em uma pequena lavanderia, adicionando uma máquina lava e seca e um tanque – já que a infraestrutura de água, esgoto e elétrica estão prontas.
Outra possibilidade é ampliar a cozinha para a antiga área de serviço. Ou usar a área do próprio banheiro como área adicional. Mas isso vai depender da planta do apartamento.
Transforme a área de serviço em cozinha
O escritório de Jéssica Ruy projetou uma mudança nesse sentido, no Apê Cayowaá, no bairro de Perdizes, em São Paulo. A cozinha ganhou nova formatação com espaço extra.
Também é possível integrar banheiro de serviço ao quarto de empregada, para criar um banheiro com maior metragem. “Neste caso, é interessante alterar a entrada para a área íntima da casa, se possível”, lembra Jéssica.
“A maior dificuldade nas intervenções em banheiros é em relação ao esgoto do vaso sanitário, que, preferencialmente, deve permanecer dentro da delimitação do banheiro existente, pois é onde tem o espaço para a passagem de tubulações, tanto nos prédios mais antigos em que a própria laje era rebaixada, ou nos demais em que a hidráulica fica no gesso o andar inferior. No segundo caso, precisa ainda solicitar a permissão do vizinho que mora abaixo”, enfatiza a arquiteta.
Se a solução contar com um vaso sanitário fora da delimitação do antigo banheiro, mas que esteja encostado na mesma parede, não há problema: existem modelos de bacias sanitárias com saída horizontal, que resolvem bem a questão.
“Caso contrário, será necessário elevar o piso ou utilizar modelos de bacias com trituradores, que considero a melhor opção”, explica Jéssica.
“Na obra do Apê Cayowaá, fizemos algumas alterações hidráulicas e elétricas da rede interna para a abertura da porta, o vizinho deu a permissão para alteração do vaso sanitário e pudemos reverter a entrada para a chapelaria, contígua à cozinha, com a delimitação entre os dois espaços demarcada por um vidro. Já a ventilação e iluminação natural são feitas através de uma janela voltada para a lavanderia”.
Esconder a área de serviços até o lavabo?
Quando a decisão do cliente é transformar o banheiro de empregada em um lavabo, mas ele não quer que a visita passe pela lavanderia, existem soluções possíveis, como a criação de divisórias com cobogós ou vidros.
Há projetos em que as lavanderias são bem compactas e ficam “camufladas”, como se estivessem em um armário de vidro ou madeira.
Repaginar sem obra e baixo custo
Se a ideia é modificar o banheiro de serviços sem grandes intervenções, é possível buscar um uso que seja coerente com a dinâmica familiar.
“Com a pandemia e o teletrabalho, muitas pessoas sentiram a necessidade de um escritório em casa e o quarto de serviço passou a ter essa função. O banheiro de serviço ao lado, recebendo uma decoração agradável, servirá perfeitamente como apoio ao novo home office”, sugere Jéssica.
Seguindo a necessidade dos moradores, os cuidados com os animais de estimação podem ganhar um espaço reservado, higiênico e específico para isso. O encanamento já está pronto, portanto, transformar o local em um “pet care” particular será bem mais fácil.
Reforma de banheiro também é uma boa solução para repaginar esse ambiente. Você pode usar tinta para azulejos, adesivo lavável, trocar torneiras, colocar espelhos e plantas e melhorar a iluminação com arandelas e pendentes. Uma linda decoração fará com que sua visita não se sinta desconfortável ao utilizar o banheiro que era de serviço.
Colaboração de Marcela Guimarães