Bom Fim: tudo sobre o charmoso bairro de Porto Alegre

Compartilhar a notícia

Você gostaria de comprar um imóvel em Bom Fim, Porto Alegre, mas não conhece muito sobre o local? Veja atrativos, infraestrutura e outras informações!

09 de fevereiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 09 de fevereiro de 2024 12 min de leitura
Bom Fim_ tudo sobre o charmoso bairro de Porto Alegre

O Bom Fim, em Porto Alegre, é um lugar especial na capital do Rio Grande do Sul. O bairro é rico em história e conta com muito verde em plena área urbana. Desse modo, o local se torna um prato cheio para quem busca experiências diferenciadas na cidade gaúcha.

A região conta com nomes de destaque para o estado, como o Brique da Redenção, e parques de longa data. Além disso, a localidade é conhecida pela qualidade de vida que oferece aos moradores, com a sua completa estrutura educacional e de saúde, entre outros aspectos relevantes. 

Você quer conhecer mais sobre o Bom Fim, em Porto Alegre? Descubra, a seguir, as características desse bairro e saiba como é morar na região!

História do charmoso bairro Bom Fim 

O Bairro Bom Fim, uma das regiões mais antigas do município de Porto Alegre, tem raízes que remontam ao século XIX. Originalmente, ele era conhecido como Campo de Várzea e foi o lar da comunidade africana trazida ao Brasil à época da escravidão.

Nesse lugar, as pessoas encontraram refúgio no famoso Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção. Portanto, o local é emblemático e se tornou um dos patrimônios da cultura gaúcha e brasileira, como um todo.

Ele passou por diversas transformações no decorrer das décadas. O espaço já foi abrigo para gado, secagem de couros, reuniões de carreteiros e até descarte de lixo. Em 1807, o então terreno particular foi doado à cidade e as suas atividades começaram aproximadamente 15 anos depois.

Por volta de 1900, o lugar começou a tomar a forma de um parque, recebendo alamedas, a redução do seu tamanho e a construção de instituições importantes. Entre elas, destacam-se a Escola de Engenharia e o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O nome Bom Fim tem origem na capela Nosso Senhor do Bom Fim, que foi construída em 1870 e inaugurada em 1883, na Avenida Osvaldo Aranha. A identidade do atual espaço surgiu por volta de 1920, quando as primeiras comunidades judaicas se estabeleceram na área.

A partir desse período, a localidade se tornou um ponto de encontro para diversas comunidades que migravam para o Sul do Brasil, incluindo alemães, árabes, italianos e os citados africanos e judeus. Logo, existe pluralidade de moradores e visitantes, que contribuem para a formação cultural local.

Em 7 de dezembro de 1959, a área se tornou oficialmente um bairro porto-alegrense. A lei municipal de número 2022 denominou Bom Fim a região situada nas proximidades da Avenida Osvaldo Aranha. 

Opções de lazer nas redondezas do bairro 

Como você conferiu, o Bom Fim envolve uma parte vital da história e da cultura da cidade de Porto Alegre. A sua origem está enraizada na tradição e na diversidade, mantendo a sua identidade única. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a formação do lugar, veja os atrativos nas proximidades!

Anúncios

Parque Farroupilha

O Parque Farroupilha é um ponto marcante na capital do Rio Grande do Sul. Inicialmente conhecido como Potreiro da Várzea ou Campos da Várzea do Portão, o local somente foi batizado com o seu nome atual em 1935, após a Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha.

O seu tamanho é de aproximadamente 37 hectares, oferecendo uma variedade de atividades de lazer, tais como:

  • Parque de diversões;
  • Passeios de trenzinho e pedalinhos;
  • Comércio no Mercado do Bom Fim, que abriga lojas de conveniência e lanchonetes;
  • Feira Ecológica aos sábados de manhã.

O local também tem diversos recantos especiais, como o Orquidário, Jardim Alpino, Jardim Oriental e Jardim Europeu. Desse modo, no Parque Farroupilha existe um ambiente ideal para passeios e contemplação da natureza com amigos e familiares. 

A vasta área verde é lar de cerca de 10 mil árvores de variadas espécies. Entre elas, podem ser mencionadas: chal-chal, pitangueira, jacarandá e ipê-roxo. Dessa maneira, a localidade é uma boa opção para quem gosta de ter contato próximo com a natureza.

O Parque Farroupilha fica localizado na Avenida João Pessoa, bem perto do Bom Fim. Ele consegue reunir natureza e história, sendo um verdadeiro refúgio para moradores e visitantes da cidade de Porto Alegre.

Brique da Redenção

Outro atrativo local é o Brique da Redenção. Trata-se de uma feira a céu aberto que acontece todos os domingos no canteiro central da Avenida José Bonifácio, estendendo-se da Avenida Osvaldo Aranha até a Avenida João Pessoa. 

O evento reúne aproximadamente 300 expositores distribuídos em quatro setores distintos, abrangendo áreas como artesanato, artes plásticas, antiquários e espaços gastronômicos. Devido à sua importância, ele foi declarado Patrimônio Cultural do Estado no ano de 2005.

Sua história remonta ao fim da década de 1970, quando começou como a “Feira das Pulgas” no Parque Farroupilha. Em 1982, o Brique da Redenção se mudou para o atual endereço, tornando-se um ponto de referência cultural para o Rio Grande do Sul. 

Os expositores seguem um regulamento interno aprovado pelo departamento jurídico do município de Porto Alegre, respeitando assim o espaço público. Portanto, cada setor tem suas próprias comissões deliberativas para garantir a conformidade do seu funcionamento.

Além de ser um local para artesãos e empreendedores da região, o Brique da Redenção é um símbolo de convivência e cidadania. Afinal, o lugar recebe centenas de artistas de rua e diversas manifestações culturais gaúchas, ultrapassando os limites de uma feira comum com criatividade e talento. 

O evento oferece uma experiência única, na qual visitantes de todas as classes e origens se reúnem para o compartilhamento de momentos de convivência. Como resultado, o lugar se tornou um ponto de encontro tradicional para passeios e entretenimento aos domingos, unindo história, arte e cultura.

Museu da UFRGS

O museu universitário é dedicado à preservação, pesquisa e compartilhamento do patrimônio cultural da UFRGS. Ele realiza exposições, projetos e atividades educacionais interdisciplinares para todos os públicos, explorando com isso os estudos e as discussões acadêmicas da universidade.

Fundado em 1984, o museu foi concebido como um órgão suplementar durante as celebrações do 50º aniversário da instituição. A sua missão é o destaque do patrimônio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por meio de acervos e a colaboração com outras organizações científico-culturais.

O museu não mantém exposições permanentes, mas produziu uma variedade delas com itens e temas diversos ao longo de sua história. Além disso, ele é importante em seu papel como coordenador da Rede de Museus e Acervos da UFRGS (REMAM).

O espaço era originalmente localizado no prédio da reitoria no Campus Centro. Em 2002, ele se mudou para o imóvel atual, conhecido como Curtumes e Tanantes. O edifício foi construído no início do século passado, e passou por restauração e adaptação para as atividades.

O Museu da UFRGS é fundamental na promoção da cultura e do patrimônio cultural da universidade. Logo, ele proporciona um ambiente educativo para a comunidade acadêmica e o público em geral.

Auditório Araújo Vianna

Esse ícone de Porto Alegre tem recebido inúmeros eventos de destaque desde o seu surgimento. Inaugurado em 1927 e revitalizado nos anos 1960, o local foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município em 1997. 

Com capacidade para 3.146 pessoas, o Auditório Araújo Vianna conta com camarins, palco em formato de concha acústica e outros recursos. Portanto, ele é um local ideal para eventos culturais na cidade.

Qualidade de vida no bairro

Agora você conhece os principais atrativos que ficam nas proximidades do bairro Bom Fim, certo? Então chegou o momento de saber quais são as características que tornam o local uma escolha interessante para quem busca qualidade de vida na capital gaúcha. 

As redondezas se destacam pela oferta de serviços médicos, presença de escolas e universidades, assim como a preservação da segurança nas ruas. Na área da saúde, o lugar tem instituições renomadas. 

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e o Hospital Nora Teixeira prestam serviços e atendimento aos moradores da região. Em relação à educação, o bairro abriga a UFRGS, como visto.

Outras instituições são importantes fontes de ensino que contribuem para a formação dos membros da comunidade. Entre elas, estão o Colégio Militar de Porto Alegre, o Colégio Marista Rosário e o Instituto de Educação General Flores da Cunha.

A segurança é mais um ponto de destaque, e a atuação da Guarda Municipal é um exemplo disso. Durante operações como o “Esforço Concentrado”, ela se mostra eficiente na prevenção e no combate à criminalidade, proporcionando um ambiente mais seguro para os residentes e visitantes.

Além disso, a fiscalização dos decretos municipais visa a regulamentação do funcionamento de bares, promovendo a convivência harmoniosa entre os moradores e o comércio local. Assim, a Guarda Municipal atua para garantir a segurança da população também durante a madrugada.

No que diz respeito a ações educativas, fiscais municipais trabalham em estreita colaboração com os estabelecimentos comerciais para conscientizá-los sobre o cumprimento das normas. Horários de funcionamento, descarte de lixo, e acessibilidade são exemplos de medidas promovidas pela prefeitura.

Serviços e comércio da região

Até aqui, você descobriu dezenas de informações sobre o bairro Bom Fim, não é mesmo? Mas o aprendizado sobre essa localidade porto-alegrense deve ir além, abordando também a infraestrutura desse privilegiado ponto do município.

Com uma ampla gama de serviços e comércio, a região oferece opções diversificadas a moradores e visitantes. Supermercados como o Zaffari Fernandes Vieira e o Supermercado Gecepel proporcionam conveniência para compras diárias, como mercearia e produtos de limpeza. 

Enquanto isso, o Cartório de Registro Civil da 4ª Zona e o 9º Tabelionato de Notas são usados para processos legais e burocráticos de quem vive nas proximidades. Ainda, a presença de instituições bancárias torna os serviços financeiros fisicamente acessíveis aos moradores.

O Bom Fim também conta com a renomada Feira Ecológica, uma das maiores ao ar livre do Brasil. Com mais de 30 anos de história, ela disponibiliza produtos certificados organicamente e verificados pelo Centro Agrícola Demonstrativo (CAD/SMGOV). Portanto, ela é relevante na promoção da agricultura sustentável e no incentivo a uma alimentação saudável dos gaúchos.

Academias, padarias, lojas e prestadores de serviço variados completam a estrutura do bairro. Desse modo, o Bom Fim se destaca por sua diversificada estrutura, que oferece conveniências aos seus moradores e visitantes.

Gastronomia no Bom Fim, em Porto Alegre

Finalmente, você conhecerá a rede gastronômica que enriquece a experiência de quem vive ou visita a localidade. A culinária local é sortida, atraindo os paladares mais exigentes com uma variedade de opções.

Um exemplo é o Raw Porto Alegre, um restaurante que oferece alternativas culinárias orgânicas. Nele, os ingredientes frescos e saudáveis são a base para pratos que atendem a quem busca uma alimentação mais consciente.

Se você procura uma atmosfera intimista, o Restaurante Ojas é uma alternativa na região. O estabelecimento oferece bolos, tortas, saladas orgânicas, café e uma seleção de drinks quentes e gelados em um ambiente acolhedor e charmoso.

Já o Med Gastro Giardino Mediterrâneo é um bar e restaurante rústico que convida os clientes à degustação de menu mediterrâneo à la carte, acompanhado por coquetéis. A sua atmosfera e a culinária únicas proporcionam uma experiência diferenciada.

Para uma refeição descontraída em um ambiente espaçoso, o Equilibrium Restaurante é uma alternativa. O local serve um buffet diversificado, ideal para quem deseja experimentar uma variedade de pratos saborosos. 

Se você prefere uma refeição rápida e casual, a Lancheria do Parque é um ponto de encontro tradicional. Nela, é possível experimentar pratos executivos e uma ampla seleção de sanduíches, com o acompanhamento de sucos naturais.

Para os amantes da culinária oriental, o Sambô Sushi é uma opção no bairro de Porto Alegre. O estabelecimento é conhecido por sua fusão criativa de comidas japonesa e tailandesa, com um toque brasileiro. 

Com esses e muitos outros estabelecimentos, a culinária diversificada da localidade oferece uma experiência enriquecedora. Deu para perceber que o bairro é um local acolhedor para apreciação de boa gastronomia e descoberta de novos sabores, concorda?

Conclusão

Neste post, você pôde conhecer detalhes sobre o Bom Fim, em Porto Alegre. Rico em história, natureza e opções gastronômicas, o lugar é destino para quem deseja ter uma experiência única de moradia na capital do Rio Grande do Sul.

Gostou deste conteúdo? Agora, aproveite a oportunidade e conheça os imóveis disponíveis nas proximidades!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.