O que é Capital de giro e como conseguir?

Compartilhar a notícia

O capital de giro é de grande importância para a saúde financeira das empresas. Leia este conteúdo e descubra como conseguir o recurso!

07 de dezembro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 07 de dezembro de 2023 6 min de leitura
Capital-de-giro_-o-que-e-e-como-conseguir

Empresas podem passar por verdadeiros desafios financeiros se não tiverem capital de giro suficiente. A ausência dos recursos é capaz de gerar complicações para o caixa, atrasos no pagamento de funcionários e até mesmo a dificuldade de relacionamento com parceiros do negócio.

Portanto, entender o conceito e como calcular a quantia é fundamental para descobrir se será preciso buscar empréstimos e financiamentos com terceiros, por exemplo. Em caso de captação de recursos, é fundamental saber como potencializar as chances de obtê-los no mercado.

Confira, então, o que é capital de giro e como melhorar as possibilidades de o seu negócio conseguir o dinheiro necessário!

O que é capital de giro e para que ele serve? 

Entender o que é capital de giro se torna fundamental no mundo empresarial. O conceito se refere à quantia necessária em caixa para garantir que uma empresa consiga manter as suas atividades operacionais em pleno funcionamento.

Dessa forma, o recurso é crucial para manter a estabilidade financeira do negócio e evitar problemas de fluxo de caixa que comprometam a empresa no médio e longo prazo. Manter o capital de giro em níveis adequados traz diversos benefícios, como a possibilidade de realização de investimentos e a compra de imóveis, por exemplo.

Esse resguardo financeiro desempenha um papel vital ao fornecer os recursos para manter as operações de uma empresa. Assim, o capital de giro permite pagar despesas rotineiras, como fornecedores, folha de salários e outras contas do dia a dia do negócio.

Logo, quando a gestão sabe a quantia necessária para as suas operações e mantém esse valor em caixa, ela consegue lidar com as suas finanças de modo mais seguro e estratégico. Desse modo, as saídas de dinheiro não prejudicarão as atividades operacionais — porque já estarão no orçamento. 

Por que o capital de giro é importante para empresa?

Ao entender o conceito e o uso do capital de giro, é mais fácil perceber a importância desses recursos para o negócio, certo? Veja agora os motivos para calcular e manter a quantia disponível em sua empresa: 

  • garantir estabilidade: ele proporciona uma base financeira sólida para enfrentar momentos de baixa receita e imprevistos;
  • suportar operações diárias: com recursos disponíveis, a empresa pode honrar pagamentos a credores e manter o funcionamento sem contratempos;
  • aproveitar oportunidades: com capital de giro, é possível investir em melhorias, expandir os negócios e aproveitar oportunidades estratégicas de investimentos;
  • evitar endividamento excessivo: ao ter dinheiro suficiente, a empresa deixa de depender de empréstimos urgentes e suas altas taxas de juros.
Anúncios

Como calcular o capital de giro? 

Agora que você já tem mais informações sobre a importância do capital de giro, é preciso aprender a calculá-lo. Para tanto, some os valores dos recursos de curto prazo da empresa. É o caso do dinheiro em caixa, saldo das contas bancárias, estoque e contas a receber. 

Depois, subtraia as obrigações de curto prazo, como contas a pagar, salários, impostos, entre outros. Se o resultado for positivo, o negócio tem capital de giro disponível para suas operações. Mas se ele for negativo, é preciso analisar e buscar soluções para melhorar a gestão financeira, injetando recursos no caixa da empresa.

Esse cálculo serve para qualquer tipo de empreendimento, como microempreendedores individuais (MEIs) e negócios de pequeno, médio e grande porte, independentemente do tempo de mercado. 

Além disso, ao identificar as despesas médias do negócio, fica mais fácil compreender qual é o capital de giro necessário. Dessa forma, é possível desenvolver um planejamento a fim de garantir reservas financeiras suficientes. 

Quais são as alternativas para obter capital de giro?

Você aprendeu que é possível que o resultado do cálculo do capital de giro seja negativo, certo? Diante dessa situação, caso seja necessário aumentar o valor disponível, existem alternativas no mercado. 

Confira algumas opções: 

  • empréstimos bancários;
  • linhas de crédito;
  • injeção de recursos por investidores ou sócios;
  • antecipação de recebíveis;
  • fomento mercantil (factoring);
  • crowdfunding ou financiamento coletivo.

Analise cada alternativa com cuidado para entender as vantagens e riscos, escolhendo aquela que melhor se adequa às necessidades da sua empresa. Afinal, o capital de giro é essencial para garantir a estabilidade financeira e o crescimento dos seus negócios.

Como ampliar as chances de a empresa conseguir capital de giro?

Se, depois de conferir essas informações, você identificou que precisa buscar recursos externos para melhorar o seu capital de giro, preste atenção: existem formas de potencializar as suas possibilidades de consegui-lo. 

Acompanhe!

Faça o planejamento financeiro

A primeira maneira de aumentar as suas chances de obter recursos é fazer um planejamento financeiro detalhado. Identifique as necessidades do seu negócio e estime o montante correspondente. A tarefa permitirá uma abordagem mais precisa ao buscar alternativas de crédito no mercado.

Mantenha as atividades financeiras ordenadas

Outra tarefa importante é a manutenção das finanças da empresa em dia. Deixe-as organizadas e transparentes, demonstrando uma boa gestão financeira. Isso pode ser feito com registros claros de receitas, despesas e fluxo de caixa.

Avalie os riscos da obtenção de crédito

Fazer uma análise dos riscos envolvidos na obtenção de capital de giro é fundamental. Por esse motivo, considere criteriosamente as taxas de juros, prazos de pagamento e outras condições oferecidas pelas instituições financeiras e outros credores.

Relacione-se bem com os parceiros 

Lembre-se de cultivar um bom relacionamento com bancos e outros atores do mercado. Ao fazer pagamentos em dia e movimentar a conta bancária, por exemplo, você demonstra solidez e comprometimento com o negócio, facilitando a concessão de crédito.

Analise diferentes alternativas

Outra ação que pode potencializar as suas chances de captação de recursos é pesquisar alternativas para obter capital de giro — como empréstimos bancários ou antecipação de recebíveis. Ter diferentes opções aumenta a possibilidade de encontrar melhores condições e de ter sucesso.

Argumente com credores

Ao buscar investidores ou credores, apresente o seu negócio de forma clara e atraente, destacando o potencial do mercado e como a sua empresa poderá pagar o valor a ser tomado. Para esse propósito, use documentos e registros que comprovem os seus argumentos. 

O capital de giro, como você conferiu, é um recurso crucial para a saúde dos negócios e para mantê-los em funcionamento. Depois de fazer os seus cálculos e verificar que precisará de quantias adicionais, busque soluções no mercado para melhorar as finanças da empresa.

Precisando de crédito para capital de giro? Conheça o home equity que pode te ajudar nesse momento!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.