Casa aconchegante: a decoração deste apartamento é baseada no estilo comfy

Compartilhar a notícia

Sem grandes reformas, mas com ambientes aconchegantes, este apartamento tem decoração repleta de tons claros, design orgânico e materiais naturais

28 de junho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 01 de julho de 2022 4 min de leitura
sala estar sofa tapete planta

Na moda, o estilo comfy está em alta há tempos. Mas, foi na época do isolamento social que a tendência chegou à decoração: tecidos macios, cores suaves, formas orgânicas e muito conforto marcam os projetos pensados para tornar os longos períodos dentro de casa mais aconchegantes. Neste apartamento em São Paulo, assinado pela arquiteta Sabrina Gnipper, a história não foi diferente: o pedido por um lar receptivo e repleto de bem-estar foi atendido com linhas orgânicas e muitos materiais que remetem à natureza.

sala estar sofa cinza quadro madeira
Foto: Rafael Renzo

“Toda a escolha do mobiliário ocorreu a partir do conforto e da estética. Usamos peças de design diferenciado, porém funcionais e confortáveis”, conta Sabrina. A família - um casal com duas filhas - também queria maior amplitude, o que foi alcançado com a área social integrada e uma circulação bem funcional.

Aconchego nas paredes

sala estar painel marcenaria
O painel feito de marcenaria faz uma conexão com a cabeceira da cama. Foto: Rafael Renzo

Para deixar a sala aconchegante, o grande painel geométrico de marcenaria é cheio de cores e volumetrias diferentes e harmoniza com o mobiliário e a decoração, atribuindo um ar jovem e exclusivo ao apartamento.

quarto cama parede cinza almofada
Foto: Rafael Renzo

As formas geométricas triangulares da parede da sala também se repetem no design da cabeceira do quarto do casal, que ganhou um padrão chevron.

sala jantar mesa espelho luminaria
Foto: Rafael Renzo

Os painéis e papéis de parede criam conforto nas superfícies e também foram a solução encontrada para não perfurar as paredes originais - já que o apartamento é alugado. “Tivemos que adequar as instalações de painéis, cabeceiras, quadros, para evitar danificar as paredes existentes”, conta Sabrina.

Natureza dentro de casa

sala jantar mesa cortina luminaria rosa
Foto: Rafael Renzo

O verde aparece nas plantas que estão desde a área externa até a sala de jantar. No buffet sob a janela, um exemplar de renda portuguesa recebe bastante luz indireta e, em determinado horário do dia, um pouco de sol.

banheiro espelho madeira
Foto: Rafael Renzo

“Utilizamos algumas plantas secas e artificiais em vasos de difícil acesso, como os nichos altos em estantes ou prateleiras. E também em locais de muita sombra como o lavabo”, aponta Sabrina.

sala quadro floresta
Foto: Rafael Renzo

O quadro do artista Melo Bastos também traz a natureza para o interior, assim como os espelhos em troncos de árvore e a mesa de centro de pedra.

sala tv cinza poltrona estante
Foto: Rafael Renzo

A paleta de cores segue o estilo comfy e é composta por tons de madeira, verde oliva, terracota e cinza.

Cor aconchegante

conforto mesa jantar parede rosa
Foto: Rafael Renzo

Na sala de jantar, o destaque é o tom quase monocromático de rosa vintage, utilizado na parede e nas cadeiras.

quarto parede colorida nichos
Foto: Rafael Renzo

Já na área íntima dos quartos, a arquiteta optou por um mobiliário orgânico, bastante confortável e acolhedor, que alia funcionalidade e organização - como, por exemplo, os nichos na cabeceira da cama. 

quarto cama madeira cinza
Foto: Rafael Renzo

Para a filha, a mesa de estudos ganha a companhia de uma poltrona na lateral, ganhando espaço e conforto.

quarto crianca escrivaninha rosa armario
Foto: Rafael Renzo

Como criar uma decoração aconchegante em casa:

  • Móveis com linhas curvas e design orgânico trazem leveza aos ambientes.
  • Utilize materiais naturais em superfícies, mobiliário e acessórios: lã, madeira, pedras podem aparecer em diversas formas e tipos.
  • Cores neutras e menos saturadas passam mais sensação de aconchego. A paleta deste projeto utiliza madeira, verde oliva, terracota e cinza.
  • Plantas sempre aumentam o bem-estar dos ambientes. Se não puder cultivar vasos pelo apartamento, opte por espécies secas ou estampas e quadros que representam o verde.
  • Os tecidos também aumentam o conforto: dê uma atenção especial aos tapetes, mantas, cortinas e enxoval.

Veja também:

Foi repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.