O cloffice ganhou força após aparecer no Pinterest Predicts 2021, relatório que utilizou dados de pesquisa para mostrar as tendências e as mudanças que a pandemia e o isolamento social trouxeram às casas de seus usuários.
“Passando mais dias em casa, muitos de nós tivemos que incorporar o escritório à casa e criar espaços multifuncionais para todos os tipos de atividades do dia a dia. Nesse cenário, o armário pode ser o lugar onde os proprietários encontram a sua individualidade, silêncio e espaço extra”, explica Larkin Brown, líder de Pesquisa e Experiência do Usuário do Pinterest.
Outros aumentos de busca detectados pela rede social no mesmo período foram “design de biblioteca em casa”, “estante divisória de ambientes” e “salas de jogos de computador”.
O que é Cloffice?
Apesar de ter se tornado conhecido durante a pandemia, o termo cloffice circula há algum tempo pela internet: da junção das palavras inglesas “closet” e “office”, a tendência de designa, escritórios em closets ou localizados dentro de armários – ou seja, home office que podem ser escondidos ou revelados somente abrindo portas. O nome surgiu no universo das blogueiras de moda, que costumavam montar suas mesas de trabalho dentro de seus closets de roupas.
Em 2022, uma pesquisa encomendada pelo Loft Dados mostra que mais da metade (55%) dos trabalhadores da classe A trabalham atualmente no formato híbrido ou apenas remoto. Entre os pertencentes às classes D e E, a parcela é de 36%. Nessa nova realidade, ter um espaço em casa exclusivo é algo cada vez mais comum: na mesma pesquisa, pouco mais de um terço dos entrevistados (35%) diz trabalhar em um cômodo exclusivo dentro da casa, enquanto 26% o fazem de um cômodo compartilhado, 19% trabalham em um local fora da casa (garagem ou quintal) e 26% não têm local específico para trabalhar na casa.
Onde instalar o cloffice?
Os pontos em comum que definem os cloffices são áreas reduzidas, móveis planejados ou multifuncionais e soluções inteligentes de uso do espaço. A maior parte deles possui portas ou divisórias que permitem que o escritório fique isolado e possa ser até escondido – dessa forma, além do cômodo ficar reservado para melhorar a concentração no horário de trabalho, também não fica à vista durante os momentos de lazer.
E, apesar do nome, o cloffice não precisa necessariamente ficar dentro do closet. Na verdade, nem do armário. “A melhor situação é uma área que possa ser fechada, que não seja de passagem. Podemos instalar o cloffice num depósito, na despensa ou até numa rouparia do corredor”, explica a arquiteta Karen Pisacane. “A grande vantagem é poder esconder a bagunça somente fechando as portas”, completa a arquiteta Marina Carvalho.
Como montar um cloffice em casa
Na hora de isolar o espaço, as portas do estilo camarão são as mais indicadas, pois permitem a abertura de 100% do vão – modelos de portas de correr deixam um lado com as portas acumuladas e ocupam espaço útil. Caso a opção seja realmente por um armário, tome cuidado com o chão: “você pode manter as laterais e as portas do móvel, mas o espaço precisa estar no mesmo nível do piso do resto do ambiente”, atenta a arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix.
Vale lembrar que é preciso tomar cuidado com o fundo, já que muita gente utiliza o cloffice para fazer videochamadas ou assistir aulas. Uma opção para espaços sem portas é instalar cortinas.
“A iluminação é também importante. Caso haja uma prateleira sobre a bancada, a dica é usar uma fita de led na parte de baixo dessa prateleira – mas não coloque junto à parede, deixe-a mais perto da borda e da pessoa”, explica Karen. Dessa forma, o rosto fica bem iluminado durante uma conferência online e o cantinho se torna mais aconchegante. Luzes amarelas deixam o tom de pele mais bonito também. “Se a pessoa não tem essa opção, um ou dois abajures com uma lâmpada boa também funcionam”, completa Júlia.
Quais móveis usar no cloffice?
Duas características são essenciais na hora de escolher o mobiliário do cloffice: ergonomia e otimização de espaço. “O tamanho indicado para uma bancada para o uso do notebook é de 120 cm de largura por 60 cm de profundidade. Nessa área, é possível até acomodar um desktop. Se for o caso, sugiro deixar a CPU em um nicho inferior para liberar espaço na mesa”, diz Marina. O importante é sempre que o usuário fique confortável enquanto trabalha, então, as medidas podem variar de projeto a projeto.
“Quanto à altura, o ideal é em torno de 75 cm. O correto é uma medida que permita que o morador coloque os pés no chão confortavelmente e também apoie os cotovelos sobre a mesa sem tensionar os ombros”, explica Júlia. Caso a bancada possua gavetas embutidas, é preciso tomar cuidado para que o braço da cadeira não pegue em nenhuma superfície. Inclusive, se a intenção é esconder o cloffice totalmente atrás de portas, a cadeira precisa se encaixar embaixo da bancada – às vezes é preciso diminuir a profundidade da escrivaninha por conta disso.
“Gavetas embutidas na bancada podem armazenar coisas do dia a dia, como material de escritório. É possível também criar uma tomada ali dentro para carregar eletrônicos e celular”, indica Karen. Se houver espaço, gaveteiros com rodízios sempre são uma boa opção. “Geralmente você usa o cloffice sozinho, mas caso precise sentar com outra pessoa, é só remover o gaveteiro volante para criar mais um espaço. Pode ser bem útil em uma reunião, numa aula compartilhada ou até mesmo para ajudar uma criança numa lição da escola”, completa a arquiteta.
Móveis retráteis otimizam o espaço, mas podem não ser práticos na rotina diária. “Eu evito mesas dobráveis porque pode acabar dificultando na hora de usar o escritório. Mas também gosto de aproveitar o espaço vertical, colocando prateleiras até o teto”, conta Júlia.
Como decorar o cloffice
Para quem quer que o cloffice “desapareça” quando não está em uso, o ideal é deixá-lo com a mesma decoração do cômodo em que ele está inserido. “Quando é no quarto ou no closet, colocar espelhos pode transformar o espaço numa penteadeira e também servir de apoio na hora de fazer a maquiagem ou o cabelo”, explica Karen.
Do lado de fora, as portas podem receber pintura e até tinta lousa para ajudar na organização. “Um moodboard seria interessante na parte do fundo atrás do monitor e painéis de cortiça para recados também funcionam”, finaliza Lívia.
Cabines para escritório em casa
Apesar de não ser uma solução comum, as cabines individuais usadas em escritórios também podem ser instaladas em casa. A linha Bine, da Minimal Design, por exemplo, mede 1,5 x 1 m e vem pronta de fábrica – só é necessário plugar na tomada para usar. A peça tem assinatura de Mauro Barros e não vem com mobiliário interno. Preço sob consulta.