Cloffice: aprenda como montar um escritório que cabe no armário

Compartilhar a notícia

O cloffice vem da junção dos termos closet e office - ou seja, um escritório dentro do armário - mas a tendência no mundo da decoração se expandiu e hoje pode ser encontrada em qualquer cantinho escondido da casa ou do apartamento

03 de junho de 2022

Autor Nádia Kaku
Atualizado: 22 de junho de 2022 8 min de leitura
cloffice star wars escritorio armario

Apesar de ter se tornado conhecido durante a pandemia, o termo cloffice circula há algum tempo pela internet: da junção das palavras inglesas “closet” e “office”, a tendência de decoração designa escritórios localizados dentro de armários ou closets - ou seja, home offices que podem ser escondidos ou revelados somente abrindo portas. O nome surgiu no universo das blogueiras de moda, que costumavam montar suas mesas de trabalho dentro de seus closets de roupas.

cloffice escritorio armario sala decoracao geek azul
A estrutura feita sob medida e assinada por Marina Carvalho mede 2,39 x 2,39 m e possui 89 cm de profundidade. A cadeira pode ser guardada dentro do armário, quando as portas estão fechadas. Foto: Evelyn Muller.

O cloffice ganhou força após aparecer no Pinterest Predicts 2021, relatório que utilizou dados de pesquisa para mostrar as tendências e as mudanças que a pandemia e o isolamento social trouxeram às casas de seus usuários. “Passando mais dias em casa, muitos de nós tivemos que incorporar o escritório à casa e criar espaços multifuncionais para todos os tipos de atividades do dia a dia. Nesse cenário, o armário pode ser o lugar onde os proprietários encontram a sua individualidade, silêncio e espaço extra”, explica Larkin Brown, líder de Pesquisa e Experiência do Usuário do Pinterest. Outros aumentos de busca detectados pela rede social no mesmo período foram “design de biblioteca em casa”, “estante divisória de ambientes” e “salas de jogos de computador”.

Em 2022, uma pesquisa encomendada pelo Loft Analytics (núcleo de dados da Loft lançado em março de 2022 que dissemina análises sobre o mercado imobiliário para a sociedade) mostra que mais da metade (55%) dos trabalhadores da classe A trabalham atualmente no formato híbrido ou apenas remoto. Entre os pertencentes às classes D e E, a parcela é de 36%. Nessa nova realidade, ter um espaço exclusivo dentro do lar é algo cada vez mais comum: na mesma pesquisa comandada pela Loft Analytics, pouco mais de um terço dos entrevistados (35%) diz trabalhar em um cômodo exclusivo dentro da casa, enquanto 26% o fazem de um cômodo compartilhado, 19% trabalham em um local fora da casa (garagem ou quintal) e 26% não têm local específico para trabalhar na casa.

Onde instalar o cloffice?

cloffice corredor madeira roupeiro corredor
O espaço de passagem virou o escritório no projeto assinado por Karen Pisacane. O gaveteiro possui rodízios e pode ser retirado caso o usuário precise de mais espaço. Foto: Maíra Acayaba

Os pontos em comum que definem os cloffices são áreas reduzidas, móveis multifuncionais e soluções inteligentes de uso do espaço. A maior parte deles possui portas ou divisórias que permitem que o escritório fique isolado e possa ser até escondido - dessa forma, além do cômodo ficar reservado para melhorar a concentração no horário de trabalho, também não fica à vista durante os momentos de lazer. 

E, apesar do nome, o cloffice não precisa necessariamente ficar dentro do closet. Na verdade, nem do armário. “A melhor situação é uma área que possa ser fechada, que não seja de passagem. Podemos instalar o cloffice num depósito de funcionários, na despensa ou até numa rouparia do corredor”, explica a arquiteta Karen Pisacane. "A grande vantagem é poder esconder a bagunça somente fechando as portas”, completa a arquiteta Marina Carvalho.

Como montar um cloffice em casa

cloffice iluminacao led prateleira
Fitas de led na parte inferior das prateleiras criam a iluminação do projeto assinado por Júlia Guadix. Foto: Guilherme Pucci

Na hora de isolar o espaço, as portas do estilo camarão são as mais indicadas, pois permitem a abertura de 100% do vão - modelos de correr deixam um lado com as portas acumuladas e ocupam espaço útil. Caso a opção seja realmente por um armário, tome cuidado com o chão: “você pode manter as laterais e as portas do móvel, mas o espaço precisa estar no mesmo nível do piso do resto do ambiente", atenta a arquiteta Júlia Guadix, do Studio Guadix.

Vale lembrar que é preciso tomar cuidado com o fundo, já que muita gente utiliza o cloffice para fazer videochamadas ou assistir aulas. Uma opção para espaços sem portas é instalar cortinas.

cloffice star wars escritorio armario
Portas no estilo camarão escondem ou revelam o escritório. A cadeira remete aos modelos utilizados por diretores de cinema. Projeto de Marina Carvalho. Foto: Evelyn Muller

“A iluminação é também importante. Caso haja uma prateleira sobre a bancada, a dica é usar uma fita de led na parte de baixo dessa prateleira - mas não coloque junto à parede, deixe-a mais perto da borda e da pessoa”, explica Karen. Dessa forma, o rosto fica bem iluminado durante uma conferência online e o cantinho se torna mais aconchegante. Luzes amarelas deixam o tom de pele mais bonito também. “Se a pessoa não tem essa opção, um ou dois abajures com uma lâmpada boa também funcionam”, completa Júlia.

Quais móveis usar?

sala intima hospede casacor rio de janeiro
Na CASACOR Rio de Janeiro 2021, a Sala Íntima do Hóspede ganhou um cloffice emoldurado por desenhos na parede. O projeto é assinado por Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes. Foto: André Nazareth

Duas características são essenciais na hora de escolher o mobiliário do cloffice: ergonomia e otimização de espaço. “O tamanho indicado para uma bancada para o uso do notebook é de 120 cm de largura por 60 cm de profundidade. Nessa área, é possível até acomodar um desktop. Se for o caso, sugiro deixar a CPU em um nicho inferior para liberar espaço na mesa”, diz Marina. O importante é sempre que o usuário fique confortável enquanto trabalha, então, as medidas podem variar de projeto a projeto. 

“Quanto à altura, o ideal é em torno de 75 cm. O correto é uma medida que permita que o morador coloque os pés no chão confortavelmente e também apoie os cotovelos sobre a mesa sem tensionar os ombros”, explica Júlia. Caso a bancada possua gavetas embutidas, é preciso tomar cuidado para que o braço da cadeira não pegue em nenhuma superfície. Inclusive, se a intenção é esconder o cloffice totalmente atrás de portas, a cadeira precisa se encaixar embaixo da bancada - às vezes é preciso diminuir a profundidade da escrivaninha por conta disso.

armario marcenaria branco escrivaninha
Para tirar proveito da altura, a arquiteta Lívia Guadix colocou prateleiras até o teto neste cloffice. Foto: Guilherme Pucci

“Gavetas embutidas na bancada podem armazenar coisas do dia a dia, como material de escritório. É possível também criar uma tomada ali dentro para carregar eletrônicos e celular”, indica Karen. Se houver espaço, gaveteiros com rodízios sempre são uma boa opção. “Geralmente você usa o cloffice sozinho, mas caso precise sentar com outra pessoa, é só remover o gaveteiro volante para criar mais um espaço. Pode ser bem útil em uma reunião, numa aula compartilhada ou até mesmo para ajudar uma criança numa lição da escola”, completa a arquiteta.

Móveis retráteis otimizam o espaço, mas podem não ser práticos na rotina diária. “Eu evito mesas dobráveis porque pode acabar dificultando na hora de usar o escritório. Mas também gosto de aproveitar o espaço vertical, colocando prateleiras até o teto”, conta Júlia.

Como decorar o cloffice

cloffice armario parede azul
Desenhado por Amanda Castro e Giovana Giosa, do Studio AG, este cloffice fica no hall dos quartos e acumula múltiplas funções: há nichos específicos para armazenar roupas de cama e de banho, casacos e sapatos, todos fechados com portas. O home office tem 90 cm de largura e interior pintado de azul, cor que tem reconhecido efeito tranquilizador. Foto: Ricardo Basetti.

Para quem quer que o cloffice "desapareça" quando não está em uso, o ideal é deixá-lo com a mesma decoração do cômodo em que ele está inserido. “Quando é no quarto ou no closet, colocar espelhos pode transformar o espaço numa penteadeira e também servir de apoio na hora de fazer a maquiagem ou o cabelo", explica Karen.  

Do lado de fora, as portas podem receber pintura e até tinta lousa para ajudar na organização. “Um moodboard seria interessante na parte do fundo atrás do monitor e painéis de cortiça para recados também funcionam”, finaliza Lívia.

Do escritório para casa

minimal design cloffice cabine trabalho
Para usar a linha Bine em casa é só ligar a cabine na tomada. Foto: Divulgação

Apesar de não ser uma solução comum, as cabines individuais usadas em escritórios também podem ser instaladas em casa. A linha Bine, da Minimal Design, por exemplo, mede 1,5 x 1 m e vem pronta de fábrica - só é necessário plugar na tomada para usar. A peça tem assinatura de Mauro Barros e não vem com mobiliário interno. Preço sob consulta.

Repórter de decoração do Portal Loft. Jornalista formada pela ECA-USP, trabalha há mais de 10 anos cobrindo arquitetura, design e decoração. Com passagens por redações de revistas impressas e digitais, foi editora e socialmedia das marcas Casa.com.br, CASACOR, Minha Casa, A&C e Casa Claudia.

Veja também

sala estar sofa verde janela sacada

Mercado imobiliário

27 de junho de 2022

Home Staging: o que é e como isso ajuda a vender seu imóvel mais rápido

quadros filmes shutterstock

Morar com estilo

27 de junho de 2022

Decoração com quadros de filmes: inspiração, complemento ou ponto de partida

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.