Dicas e benefícios de ter um closet em apartamento

Compartilhar a notícia

Ter um closet em apartamento é sinônimo de modernidade, praticidade e aconchego e, o melhor: é viável para a maior parte dos apês, até os pequenos

12 de dezembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de junho de 2022 5 min de leitura
closet-em-apartamento

Praticidade, organização, conforto e modernidade. Um closet em apartamento pode juntar tudo isso e aumentar o bem-estar e a comodidade da família. E engana-se quem pensa que só é possível fazer um closet em um local amplo e que a instalação é trabalhosa. Quem mora em apartamento pequeno também pode ter um.

O que é closet?

Para definir o que é closet, basta recorrer ao nosso imaginário, uma vez que este tipo de ambiente é bem ilustrado em revistas e filmes. Um closet é um ambiente, geralmente ligado ao quarto, que tem armários, gaveteiros e maleiros para você guardar roupas, calçados, malas e outros objetos pessoais. Muitas pessoas optam por colocar uma porta na entrada do closet, mas isso não é obrigatório.

Por ser um ambiente separado do quarto, o closet tem iluminação e decoração próprias. Há quem decida também colocar poltronas, bancos e espelhos para torná-lo mais funcional. Na hora de escolher qual roupa vestir ou qual sapato usar, será mais confortável sentar e testar.

closet-grande
O closet comporta uma poltrona, banco ou espelho para facilitar a troca de roupas

O closet é diferente de araras e guarda-roupas. As araras são peças móveis que você pode usar para pendurar e arejar as roupas, por exemplo. Elas podem ficar no quarto ou em outro ambiente. Já os guarda-roupas são móveis mais estáticos, até porque podem ser feitos sob medida e embutidos, usados para pendurar roupas e guardar calçados.

Modelos de closet

Como este tipo de ambiente é criado do zero, há diversos modelos de closet. A revista Casa e Jardim listou alguns deles. O closet pode ser aberto ou fechado por uma porta, mais compacto ou mais espaçoso. Pode ainda ser acoplado ao quarto onde você dorme ou ser instalado em um ambiente separado.

Uma das possibilidade, segundo a revista, é usar o sótão como closet. Em apartamentos pequenos, uma ideia é colocar uma porta pantográfica como biombo. Além de ser compacta, essa divisória vai deixar passar luminosidade para o ambiente.

Como montar um closet simples

Na hora de entender como montar um closet simples, é importante lembrar que a instalação deve ser acompanhada por um arquiteto. As medidas do ambiente que você quer criar podem variar, mas, de maneira geral, é necessário que o espaço tenha, no mínimo, 1 metro e 30 centímetros de largura, segundo o arquiteto Ralph Dias, do canal Planarq Campos.

Essa medida leva em conta que a área de circulação terá 70 cm e o armário terá mais 60 cm. A altura dos armários do closet vai seguir o pé direito do apartamento. A recomendação é que haja pelo menos 2,50 m de altura no ambiente.

Veja qual o tamanho de closet ideal para você

Para quem tem um espaço maior, o closet em formato de U é uma solução confortável. Neste caso, você vai precisar de um ambiente com pelo menos 2,4 m de largura, para ter uma boa área de circulação e conseguir ainda colocar um banco ou pufe no meio do closet. Esta medida também vai ser importante caso você queira instalar um espelho no ambiente. Com espaço, você vai conseguir se ver de corpo inteiro.

Apartamento com closet é sinônimo de aconchego. Mas não só. A outra vantagem do closet é oferecer praticidade no dia a dia. Isso porque fica mais fácil organizar os objetos individuais, já que você olha para eles como um todo. Outro benefício é poder combinar melhor as roupas, uma vez que você tem espaço para se ver.

closet-praticidade
O closet oferece praticidade, já que permite que você tenha uma visão ampla das suas roupas e acessórios

Como fazer um closet em apartamento pequeno ou closet em quarto pequeno

Quando o espaço que temos para criar este tipo de ambiente não é muito grande, é preciso mais atenção para entender como fazer um closet em apartamento pequeno ou um closet em quarto pequeno. Isso porque detalhes como o modelo de porta do armário que será construído dentro do closet pequeno de casal contam muito. 

O arquiteto dá três dicas para não errar na escolha:

1) Armário sem porta pode ter uma profundidade de 55 cm;

2) Armário com porta de abrir precisa ter pelo menos 60 cm de profundidade, porque algumas roupas são mais largas;

3) Armário com porta de correr precisa de trilhos. Sendo assim, você vai precisar de 65 cm de profundidade para este armário.

Quando não há muito espaço para instalar este tipo de ambiente, é preciso ser criativo nas ideias de closet pequeno. Segundo o arquiteto, é possível fazer o seguinte:

- Adaptar um corredor do imóvel e transformá-lo em closet;

- Fazer um closet em formato de L, para um quarto com closet pequeno.

Confira apartamentos com closet no site da Loft

A Loft tem apês à venda em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e está em plena expansão para dar a você cada vez mais opções para encontrar o seu cantinho.

No site da Loft, você pode comprar, vender ou até mesmo trocar seu apê atual por outro que faça mais sentido para seu momento!

Quem sabe o apê com aquele closet incrível que você procura não está por aqui? Conheça nossos apartamentos e encontre seu novo lar!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

emprestimo com garantia de imovel e pouco difundido no Brasil

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

Empréstimo com Garantia de Imóvel: saiba como funciona o crédito com juros baixos e prazos longos para pagar

taxa referencial Foto: Shutterstock

Mercado imobiliário

01 de julho de 2022

TR: O que é a Taxa Referencial e qual seu impacto nos contratos de financiamento imobiliário

sala cloffice escritoio armario banheiro lousa geek

Morar com estilo

01 de julho de 2022

Apartamento de 110 m² possui decoração geek, cloffice e banheiro camuflado

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.