Portal Loft
  • Morar com estilo
    Decoração Ambientes
  • Vizinhança
    Bairros Condomínios Apartamentos Casas
  • Mercado imobiliário
    Anunciar apartamento Comprar apartamento Vender apartamento Assuntos financeiros Financiamento imobiliario +Loft
  • Dados e pesquisas
    Sala de Imprensa Sobre a Loft
  • Negócios
    Espaço Corretor Fechar negócio Loft mais negócio Planejar a venda Receber visitas
  • Imóveis à venda
    Imóveis à venda em São Paulo Imóveis à venda no Rio de Janeiro Imóveis à venda em Porto Alegre Imóveis à venda em Belo Horizonte Vender imóveis Contato
  • Web Stories
  • Home
  • Mercado imobiliário

Confira os 5 passos sobre como renegociar dívidas imobiliárias

Compartilhar a notícia

O primeiro passo para se livrar de uma dívida imobiliária é entrar em contar com o banco, a fim de renegociar as condições do financiamento.

03 de janeiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de janeiro de 2024 6 min de leitura
Divida de cartao de credito

Na hora de fazer a compra de um imóvel, é necessário que você tenha finanças sólidas e realize um planejamento financeiro adequado para que a realização do sonho da casa própria não traga problemas. Contudo, situações inesperadas podem acontecer no período em que estiver pagando o financiamento imobiliário.

O desemprego, crise econômica no país, a chegada de um filho, uma doença são alguns exemplos de circunstâncias que dificultam ou impedem o pagamento da dívida imobiliária nas condições combinadas no contrato. E o que fazer para sair do vermelho e ficar em dia com suas contas? Renegociar as pendências financeiras!

Pensando em ajudá-lo, fizemos este post ensinando como você pode renegociar dívidas em 5 passos. Fique conosco e entenda mais!

O que você vai ler
  • Entrar em contato com o banco e renegociar dívida
  • Fazer a portabilidade da dívida
  • Buscar prorrogação dívidas
  • Contratar uma consultoria para entender a melhor solução
  • Escolher entre aumentar as parcelas do financiamento ou reduzir os juros

Entrar em contato com o banco e renegociar dívida

O primeiro passo para se livrar de uma dívida imobiliária é entrar em contar com o banco, a fim de renegociar as condições do financiamento feito com à instituição financeira. Dependendo da situação econômica do país, os bancos se tornam mais aberto à negociação e criam uma carência para a dívida ser quitada.

Contudo, caso não consiga negociar o valor do débito, tente aumentar o prazo para quitação do financiamento imobiliário. Assim, o valor das parcelas diminuirão, enquanto a quantidade de prestações será maior, de modo proporcional ao saldo devedor.

Não havendo diálogo com o banco, use seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), que pode ser usado para quitar parte do valor de um imóvel. Nesse caso, o prazo para pagamento não é alterado. Ainda, o FGTS serve para pagar parte das parcelas do financiamento, diminuindo o prazo de adimplemento do empréstimo.

As renegociações devem ser redigidas em contrato, que deve apresentar os termos que você precisa cumprir para dar fim ao débito. Assim, será garantida que a viabilidade da nova transação sobreponha ao contrato de financiamento anterior. Não deixe a dívida virar uma bola de neve para conversar com o banco.

Fazer a portabilidade da dívida

Se renegociar com a instituição financeira não der certo, é hora de fazer a portabilidade da dívida. Procure outro banco e tente transferir seu financiamento para lá. Contudo, para que a portabilidade seja vantajosa, a taxa de juros deve ser menor e os custos adicionais mais baixos, que pode reduzir a quantidade de prestações ou o montante final do empréstimo imobiliário.

A transferência de débito é direito do devedor, pois o banco não possa impedi-lo. Por determinação da Lei de Portabilidade do Crédito Imobiliário você também pode fazer a portabilidade de dívida quantas vezes julgar necessário. Entretanto, apenas as pessoas que estão em dia com suas prestações podem realizar a portabilidade. Logo, não deixe as parcelas atrasarem e virar bola de neve para estudar possibilidades de diminuir a taxa de juros.

Por isso, é necessário pesquisar os juros, custo efetivo total (CET) do financiamento, comparar as condições apresentadas por cada instituição financeira e perguntar sobre outros custos envolvidos.

Banner Loft Mais Negócio desktop

Buscar prorrogação dívidas

Em momentos de crise, como o atual, você pode buscar uma prorrogação de dívidas, assim, os bancos alongam o prazo para pagamento das parcelas do financiamento imobiliário. No período em que a prorrogação estiver vigente, caso não pague alguma prestação, você não ficará como devedor.

No entanto, se desejar prorrogar a dívida, é necessário entrar em contato com a instituição financeira para realizar uma negociação — a prorrogação não é automática. O banco apresentará as condições para o adiamento da data de pagamento, que costuma ser cerca de 60 dias, e deve estar com o parcelamento em dia ou com pequenos atrasos.

Procure seu banco e converse, a fim de prorrogar a dívida e conseguir pagar o novo valor futuramente. Não adianta deixar de pagar agora e não ter condição de quitar as parcelas quando a suspensão de pagamento acabar.

Contratar uma consultoria para entender a melhor solução

Para sair das dívidas imobiliárias, contratar uma consultoria financeira é uma boa opção, pois o planejamento financeiro impede que você aumente seus débitos ao invés de diminuí-los. Uma negociação não analisada pode ser mais nociva que a falta de inadimplemento das parcelas.

Com o objetivo de encontrar soluções para seus débitos, conte com a ajuda de um consultor financeiro, que diagnosticará os seus problemas financeiros e traçará um plano para sair do mar de contas.

Uma consultoria financeira é capaz de ensiná-lo sobre organização de orçamentos, parcelamento de dívidas, renegociação de débitos ou portabilidade. Ainda, você aprenderá a fazer investimentos e a tomar decisões mais conscientes, de acordo com o seu perfil financeiro e objetivos de vida.

Escolher entre aumentar as parcelas do financiamento ou reduzir os juros

Outra opção para dar fim ao financiamento imobiliário é realizar uma amortização, com o pagamento parcial ou total do montante devedor. A amortização surge como uma alternativa para reduzir os juros, pois, diminuindo o valor do débito, a taxa de juros diminui por consequência.

Existem 3 tipos de amortizações, que influenciam a diminuição dos juros. No Sistema de Amortização Constate (SAC), o valor da prestação começa alto e vai reduzindo ao longo do tempo. Ao realizar o pagamento de uma parcela, o saldo devedor é recalculado e os juros incidem nesse novo valor. Essa é melhor forma de reduzir os juros.

Se você não tem condição de arcar com parcelas de valor elevado, é interessante optar pelo Sistema da Tabela Price, com prestações fixas. As amortizações vão aumentando ao longo do tempo e os juros diminuindo. Logo, no começo você paga mais juros e no final amortiza mais o débito.

Portanto, é fato que não e fácil se livrar das contas, que muitas vezes se acumulam e lhe deixam perdido. Por mais que queira manter tudo em dia, circunstâncias surpresas podem atrapalhar seu objetivo. Não se desespere, pois, sabendo como negociar dívidas, você pode criar um plano e sair do fundo do poço. Comece renegociando as dívidas imobiliárias, provenientes de financiamentos. Você não precisa escolher entre ter sua casa própria ou saúde financeira — com organização, você pode ter os dois!

Logo-Loft

Autor Time Loft

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Documentação imobiliária Tipos de crédito

Notícias relacionadas

como comprar imóveis em leilão

Assuntos financeiros

Assuntos financeiros

21 de setembro de 2024

Como comprar imóveis em leilão? Aprenda!

itcmd

Mercado imobiliário

Mercado imobiliário

19 de setembro de 2024

O que é ITCMD e qual é a função desse imposto?

Posts mais lidos

vila-mariana-loft

Bairros

Bairros

10 de junho de 2024

Vila Mariana: um bairro residencial e bem localizado

Imobiliárias

Imobiliárias

05 de abril de 2024

Leads imobiliários: saiba como captar clientes qualificados para a sua empresa

Banner Loft Masi Negócio lateral

Deixe seu comentário

Cancelar resposta

Veja também

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel no Rio dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Viver de aluguel ou comprar apartamento - Saiba qual opção escolher

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Número de interessados em comprar imóvel em POA mais que dobra após anúncio de mudanças no MCMV

Sala de Imprensa

09 de maio de 2025

Ruas na Vila Olímpia lideram vendas de imóveis na capital paulista em 2025

Assine nossa Newsletter

  • Morar com estilo
  • Vizinhança
  • Mercado imobiliário
  • Dados e pesquisas
  • Negócios
  • Web Stories
  • Contato

Portal Loft © 2022 Loft - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:
Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.