Inúmeros brasileiros têm o sonho de ter a casa própria. Por outro lado, também existem diversos interessados em vender uma propriedade — e isso pode acontecer por diversos motivos, como mudança de cidade, necessidade de capital, busca de retorno em um investimento etc.
Mas, afinal, como vender seu imóvel sozinho? O processo de venda envolve diversas etapas burocráticas. Então é preciso entender como ele funciona para avaliar se, de fato, vale a pena realizar o procedimento por conta própria.
Continue a leitura e entenda como vender seu imóvel sozinho e quando vale a pena contar com ajuda profissional nesse momento. Não perca!
Quais são os processos necessários para a venda de um imóvel?
Por ser um bem de alto valor, a venda de um imóvel envolve diversos processos e burocracias. Então é importante ter em mente que não basta anunciar que está vendendo a sua propriedade e falar com alguém interessado para fechar a venda.
Em geral, esse tipo de transação pode levar semanas ou até meses para ser concretizada. Além disso, para realizar o processo corretamente, você precisará de uma série de documentos — tanto seus quanto do imóvel.
Entre eles, estão:
- RG e CPF;
- Certidão de nascimento (ou casamento);
- Certidão de Distribuidor Cível;
- Certidão de Feitos da Justiça do Trabalho;
- Certidão Negativa de Ônus Reais;
- Certidão de Ações Reipersecutórias e Alienações;
- Declaração de Pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Além de providenciar os documentos, você precisará:
- elaborar um contrato de compra e venda;
- obter a escritura do imóvel no cartório;
- fazer o registro da propriedade, transferindo o bem definitivamente.
Perceba que o procedimento pode ser um pouco burocrático, especialmente diante do volume de documentos necessários. No entanto, esse processo é fundamental para trazer segurança para todas as partes do contrato.
Como vender seu imóvel sozinho?
Além de lidar com toda a documentação e os procedimentos burocráticos para registro da compra e venda, você precisará adotar outras medidas para vender seu imóvel sozinho. Veja os principais passos:
- chegar a um preço justo pelo imóvel;
- atender potenciais compradores;
- agendar visitas no imóvel com pessoas interessadas;
- fazer possíveis reformas e reparos;
- investir em boas estratégias de divulgação para atrair compradores em potencial.
Afinal, vale a pena encarar esse desafio sozinho?
Como viu, vender seu imóvel sozinho é possível. Porém, trata-se de uma tarefa bastante complexa. Isso acontece porque, em primeiro lugar, é preciso ter conhecimento, calma e paciência para fazer um bom negócio. No entanto, esse tipo de transação pode ser desgastante e demorado.
Ainda, vale destacar que há uma série de riscos envolvidos no processo. É comum que surjam alguns percalços ao longo do caminho. Porém, sem a preparação adequada, as chances de eles resultarem em problemas maiores aumentam.
Nesse sentido, o custo de fazer tudo sozinho, precisando solucionar eventuais problemas, pode ser maior do que se houvesse o suporte de um profissional. Portanto, vender seu imóvel sozinho não costuma valer a pena, sendo mais interessante contar com auxílio profissional.
Quais os benefícios de realizar esse processo com suporte profissional?
Agora que você sabe que vender seu imóvel por conta própria é uma tarefa complexa e que tende a não compensar, vale entender por que realizar esse processo contando com o suporte de profissionais do mercado imobiliário.
Confira as principais vantagens!
Conhecimento a respeito de documentação e legislação
O primeiro benefício de contar com o suporte de um profissional experiente e qualificado diz respeito ao conhecimento dele sobre documentação necessária e a legislação aplicável ao processo.
Como você aprendeu, existem diversos trâmites legais e burocráticos na venda de um imóvel. Logo, contar com a ajuda de uma empresa qualificada facilita a operação e proporciona mais segurança para todos os envolvidos.
Avaliação adequada do imóvel
Outra vantagem de recorrer a um profissional da área é que ele pode ajudar na avaliação do imóvel. Por meio de seus conhecimentos sobre o mercado imobiliário, ele poderá contribuir para a precificação adequada para a venda da sua propriedade.
Sozinho, você pode fazer essa definição de maneira equivocada, tanto para baixo quanto para cima. Isso pode prejudicar o seu potencial de lucro ou dificultar a venda.
Habilidades de negociação
Um profissional que já atua no ramo imobiliário tem habilidades de negociação importantes, que são utilizadas na hora de vender o imóvel. Então, essa é outra vantagem de contar com esse suporte.
Na prática, o profissional pode tornar a negociação mais simples, fácil e focada nas condições que você deseja. Com seus conhecimentos e habilidades, ele pode contribuir consideravelmente para a concretização da venda com as melhores condições para as suas necessidades.
Economia de tempo
Existem diversas tarefas e responsabilidades envolvidas no processo de venda de um imóvel, certo? Como consequência, é preciso investir um tempo considerável para concretizar o negócio — mas nem sempre o vendedor tem essa disponibilidade, concorda?
Com o suporte de um profissional, você não precisa se preocupar com essas questões. O profissional contratado pode, por exemplo, acompanhar as visitas no imóvel e conversar com potenciais compradores.
Além disso, ele pode resolver todas as burocracias e trâmites legais envolvidos no processo. Dessa forma, você ganhará tempo para lidar com seus outros compromissos.
Parcerias estratégicas
Muitos corretores e imobiliárias fazem parcerias estratégicas. Devido a esse trabalho em conjunto, as chances de encontrar potenciais compradores para a propriedade aumentam. Logo, a contratação ajuda a impulsionar a divulgação do seu imóvel e conquistar uma venda.
Alcance e divulgação
Por fim, outro benefício de realizar esse processo de venda com o auxílio de um profissional diz respeito ao alcance e ao trabalho de divulgação.
Isso porque, além das parcerias estratégicas, empresas e profissionais têm canais apropriados e estratégias de divulgação bem definidas e planejadas. Por exemplo, em relação à captação e escolha de fotos e vídeos, à descrição de informações em anúncios etc.
As estratégias são usadas para chamar a atenção, despertar o interesse das pessoas e fazer com que o seu imóvel possa ser vendido de maneira rápida e segura. Logo, é comum que eles conquistem um alcance maior no mercado que os vendedores que atuam por conta própria.
Entendeu como vender seu imóvel com o suporte de um profissional é mais interessante do que fazer isso sozinho? Como o processo de venda é bastante burocrático, existem diversos benefícios e vantagens de contar com suporte nesse momento.
Quer ter esse tipo de ajuda para vender a sua propriedade? Então confira as soluções da Loft!
Comentários
Eliete Della Santina
Abrangência de temas, texto amigável e confiabilidade. Parabéns a todos vocês pela prestação de serviço que fazem
Arlê Salvestroni da Fonseca
Tenho uma casa em Vassouras e quero vendê-la. Não queri intermediarios. Como faço para anunciar?
Guilherme Cavassani
Acesse nossa parte de cadastro de imóveis, em: https://loft.com.br/anunciar/imovel
Deixe seu comentário