Vale a pena comprar imóvel financiado?

Compartilhar a notícia

Vale a pena comprar imóvel financiado? A resposta depende de diversos fatores. Confira nossas dicas!

02 de janeiro de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 02 de janeiro de 2024 5 min de leitura
Consórcio ou financiamento qual a melhor opção para adquirir um imóvel

Comprar uma casa é o sonho de muitas pessoas, mas esta é uma decisão que precisa ser bem pensada. Saber se vale a pena comprar imóvel financiado também é importante para realizar o sonho sem arrependimentos.

Especialmente no Brasil, adquirir um imóvel representa não apenas conforto, mas uma estabilidade financeira e, muitas vezes, um novo início para toda a família.

Continue lendo para descobrir se vale a pena ou não comprar imóvel financiado.

Quando vale a pena comprar imóvel financiado?

Financiar um imóvel é uma decisão importante e que, por conta das parcelas, precisará ser mantida por vários anos. É essencial que você faça um bom planejamento e entenda a situação financeira da sua família, para que a decisão não seja um arrependimento mais tarde.

De modo geral, vale a pena comprar imóvel financiado em algumas situações:

Quando o preço está atraente

Um imóvel, seja ele uma casa ou apartamento, é uma aquisição cara, diferente das compras simples do dia a dia. Por isso, faça muitas pesquisas para encontrar um valor que seja atraente e justo para a sua situação financeira.

Anúncios

Quando você tem o valor da entrada

Embora o financiamento ajude na hora de comprar um imóvel, já que você poderá parcelar a quantia, a regra é que você precisa dar uma entrada de 10% a 30% do valor do imóvel para então financiar o restante do valor.

De fato, quanto maior a entrada, menores serão as parcelas, já que o valor restante para ser financiado é menor.

Quando o imóvel tem boa perspectiva de valorização

Ao comprar imóvel financiado, sempre esteja atento se o mesmo tem perspectiva de ser valorizado com o tempo. Alguns fatores que influenciam na valorização do imóvel são: localização, tamanho do imóvel, estrutura e acabamentos, segurança, vista, entre outros.

Quando os juros do financiamento estão vantajosos

Os juros podem ser maiores ou menores dependendo do momento, da economia e da alta ou baixa procura por imóveis. Por isso é sempre bom ficar atento às tarifas, taxas e encargos que um financiamento cobra, para ver se vale a pena ou não comprar imóvel financiado.

Lembre-se também de ficar de olho na Taxa Selic, taxa básica de juros, responsável por regular a taxação em todos os bancos do Brasil. Essa taxa causa reflexos no mercado imobiliário, já que quando se aumenta essa taxa de juros, há uma redução no valor da propriedade, mas um aumento do valor do financiamento. Esse valor acompanha o movimento da Taxa Selic, subindo ou diminuindo com ela.

Atualmente, houve um aumento da Selic e a tendência é que a taxa de juros de financiamentos também suba, mas a longo prazo. Por isso, se você deseja comprar um imóvel financiado, este é o melhor momento de aproveitar boas taxas de juros antes que eles aumentem.

Um jeito fácil de descobrir isso é fazendo uma simulação. Ao simular um financiamento, você terá uma boa ideia do valor financiado, dependendo da entrada, e dos juros mensais.

Quando não vale a pena comprar imóvel financiado?

Comprar imóvel financiado pode não valer a pena em algumas situações. Veja quais são elas:

Quando o valor está muito alto

Se o valor do imóvel está muito alto, talvez não seja o melhor momento de financiar. É importante ficar de olho nos valores para encontrar aquele que mais se encaixa nas suas condições financeiras.

Quando você não tem um bom valor para dar de entrada

Quanto maior a entrada, menor será o valor a ser financiado e, consequentemente, menores serão as parcelas e os juros. Se você não tiver o valor da entrada do imóvel, talvez seja melhor esperar um pouco para comprar imóvel financiado.

Quando você não tem condições de arcar com o financiamento

Comprar imóvel financiado significa que você terá parcelas a pagar por um longo tempo. Este é um compromisso que você não deve fazer a não ser que esteja preparado e possa arcar com o financiamento.

Uma dica é se planejar bem e compreender a sua situação financeira. Que tal baixar nossa planilha de financiamento para te ajudar nesse processo? Clique aqui!

Comprar imóvel financiado ou não?

Como você percebeu, essa é uma decisão que deve ser bem pensada e planejada, para que você possa realizar seu sonho da casa própria sem dores de cabeça. O financiamento pode valer a pena ou não, dependendo de todos os fatores que elencamos.

O sonho da casa própria está presente na vida de grande parte dos brasileiros, mas realizar esse sonho é difícil se você precisa juntar o dinheiro e ainda pagar aluguel, por exemplo. Comprar um imóvel financiado vale a pena nesse caso, já que você pode morar no imóvel enquanto paga as parcelas do financiamento.

Para tirar quaisquer dúvidas que tenham surgido, você pode fazer a simulação de financiamento com a gente. Se precisar, pode contar conosco para te ajudar no que precisar.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.