Consórcio de imóvel contemplado: o que é e como funciona?

Compartilhar a notícia

Você tem o objetivo de comprar um imóvel? Então descubra o que é e como funciona o consórcio contemplado e veja se essa alternativa vale a pena!

11 de outubro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de outubro de 2023 6 min de leitura
Consórcio de imóvel contemplado_ o que é e como funciona

Quem deseja adquirir um imóvel, mas não tem todo o capital disponível pode contar com diversas alternativas disponíveis no mercado. Entre elas, está a possibilidade de adquirir um consórcio contemplado.

Contudo, antes de optar por essa alternativa, é importante saber como ela funciona, não é mesmo? Desse modo, você tem mais base para avaliar se essa possibilidade está alinhada às suas necessidades e capacidade financeira.

Então continue a leitura deste artigo e entenda o que é e como funciona o consórcio imobiliário contemplado. Vamos lá?

O que é consórcio de imóvel contemplado?

O consórcio de imóvel reúne um grupo de pessoas com o objetivo de comprar um bem. Para isso, os participantes devem depositar recursos mensalmente, formando uma espécie de poupança conjunta.

Quando são contemplados, por meio de sorteio ou lance em leilão, os consorciados têm acesso à carta de consórcio. Ela também é chamada de carta de crédito e pode ser utilizada para a compra do imóvel, porque funciona como um pagamento à vista.

Logo, esse documento permite que os consorciados alcancem o objetivo almejado no momento de entrar no consórcio. Nesse sentido, cabe ressaltar que a carta de crédito é um título de pagamento e não permite receber o dinheiro imediatamente. Ela possibilita apenas que o participante compre o bem de interesse.

As quantias e condições são previstas no momento da contratação do consórcio, sendo disponibilizadas em um documento. Essa característica ajuda a trazer mais transparência aos envolvidos, certo?

Então o consórcio de imóvel contemplado é aquele no qual a carta de crédito já foi sorteada ou disponibilizada a partir de um lance. Consequentemente, quem adquire essa cota tem o direito de acessar a carta e comprar o bem, apenas dando continuidade ao pagamento das mensalidades restantes.

Como funciona esse sistema de aquisição de imóveis?

Ao optar pelo consórcio, você não sabe em qual momento será contemplado. Isso pode ocorrer tanto no primeiro mês de participação quanto no final do prazo, por exemplo. No entanto, é possível antecipar o benefício ao comprar a carta de crédito de um consorciado que já foi contemplado.

Com essa escolha, você pode usar o crédito para adquirir qualquer imóvel à sua escolha, desde que ele esteja dentro da faixa de preço contratada. Ademais, você pode negociar descontos para o pagamento à vista do bem, mesmo que ainda existam parcelas do consórcio para pagar.

Nesse caso, vale saber que não há a incidência de juros, mas há cobrança de taxa de administração. Essa quantia é usada para remunerar a uma administradora que fica responsável pela organização e gestão do consórcio. Também pode haver custos com fundo de reserva e seguro.

Anúncios

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de consórcio?

Além de saber o que é e como funciona o consórcio contemplado de imóveis, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens dessa alternativa. Somente dessa forma você pode analisar com mais embasamento se ela vale a pena para você.

Confira!

Vantagens

Em geral, as vantagens de adquirir uma carta de crédito contemplada estão relacionadas ao próprio consórcio. Não há cobrança de juros, e normalmente essa alternativa apresenta taxas mais atrativas.

Outro benefício da alternativa é não precisar aguardar a liberação do crédito por sorteio ou lances. Ou seja, você pode utilizar os recursos imediatamente para a compra do imóvel que deseja.

Adquirir uma carta de crédito contemplada também é uma maneira mais versátil de ter acesso aos recursos. Ao contrário dos financiamentos, por exemplo, a carta não está vinculada a um imóvel específico. Logo, você pode utilizá-la de diferentes formas.

Desvantagens

Em relação aos pontos negativos, é preciso saber que a administradora deve estar ciente da venda do consórcio contemplado de imóveis. Além disso, ela precisa aprovar a transferência de titularidade após a análise cadastral.

Esse processo envolve conferir as informações do comprador, como renda e restrições financeiras. Em determinados casos, a transferência pode não ser autorizada — situação em que a negociação da carta de crédito não será concluída.

Outra desvantagem está relacionada às parcelas em atraso do vendedor da cota. Nesse caso, o comprador precisará arcar com a possível inadimplência para não perder a contemplação, o que pode resultar em prejuízos financeiros.

Como adquirir um consórcio contemplado de imóveis?

Como você viu, a carta contemplada pode ser adquirida por uma pessoa que não faz parte do grupo inicial do consórcio. Para tanto, ela deve escolher a carta que deseja e fechar o contrato para iniciar o cadastro.

Dessa forma, é possível solicitar a análise junto à administradora do consórcio escolhido. A entidade tem um prazo para avaliar as informações e retornar com a resposta. Se você for aprovado, é preciso pagar a taxa de transferência.

Vale ressaltar que esse procedimento pode variar conforme cada administradora, que possui seus próprios prazos para análise e valores das taxas de transferência.

Quais cuidados tomar na compra da carta contemplada?

Se você se interessou por comprar uma carta de crédito contemplada, é preciso ter alguns cuidados para evitar problemas com a aquisição do seu imóvel no futuro. A primeira dica é verificar no site do Banco Central se a administradora do consórcio está credenciada, combinado?

Confirme se a contemplação existiu e que o crédito será liberado. Esses pontos ajudam a evitar que você se torne vítima de fraudes e golpes.

Depois, leia as cláusulas do contrato para saber quais são os direitos e deveres do consorciado e verifique como será feita a transferência. Também analise as regras de uso da carta de crédito para garantir que suas expectativas serão atendidas.

Outro ponto importante é confirmar que as parcelas cabem no seu orçamento. Afinal, é preciso ter planejamento financeiro para conseguir arcar com o pagamento do restante das mensalidades. Portanto, é válido solicitar o histórico para saber quais valores já foram quitados.

Essa estratégia ajuda a entender se a cota está adimplente e quanto falta quitar. A informação ajudará você a fazer cálculos mais acertados conforme o seu orçamento, mantendo a transparência da operação.

Com essas informações, você aprendeu o que é e como funciona o consórcio de imóvel contemplado. Para definir se essa alternativa está adequada às suas necessidades, não deixe de avaliar a sua realidade financeira e objetivos.

Procurando imóveis para comprar com seu consórcio? A Loft tem muitas opções para você!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.