Qual a diferença entre corretor de imóveis e consultor imobiliário?

Compartilhar a notícia

07 de setembro de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 6 min de leitura
consultor-imobiliario

Entenda o que faz um consultor imobiliário (e o que não faz!) e onde se informar para ganhar mais expertise.

Nesse artigo você irá encontrar:

  • O que faz um consultor imobiliário?
  • O que difere um Corretor Imobiliário de um Consultor Imobiliário?
  • Vantagens de ser parceiro imobiliário da Loft

O título soa sofisticado, mas o trabalho pode ser diferente do que você está pensando. Afinal, você tem certeza que sabe o que um consultor imobiliário faz? E por que consultores e corretores não fazem a mesma coisa? Descubra neste post!

O que faz um consultor imobiliário

Antes de passar para o que faz um consultor imobiliário, é interessante compreender o que faz um consultor. Trata-se de um profissional com expertise em uma determinada área e capaz de utilizar esses conhecimentos para sanar dúvidas de seus clientes e ajudá-los a tomarem decisões embasadas em fatos e estudos.

O consultor imobiliário, portanto, é um consultor com expertise no mercado imobiliário. Todos precisam conhecer o mercado de forma geral, mas também é possível se especializar nesse universo e prestar consultorias sobre fundos imobiliários ou imóveis residenciais como investimento, por exemplo.

Justamente por isso, o trabalho do consultor imobiliário é bastante variado: depende tanto das perguntas de seus clientes quanto do caminho, ou nicho, que escolheu trilhar.

Caso seus serviços sejam solicitados por quem busca uma nova residência, por exemplo, os critérios para saber se aquele é um bom negócio envolvem tanto conforto e segurança para a família quanto valorização da unidade a longo prazo.

Já o que faz um consultor de investimentos imobiliários é analisar variáveis completamente diferentes para pessoas físicas e jurídicas. Uma construtora que queira saber quais são as áreas mais interessantes da cidade para novos prédios comerciais, por exemplo, está interessada em outro tipo de rentabilidade.

Para realmente dominar seu campo, consultores imobiliários devem compreender, entre outros:

  • O processo de compra e venda de imóveis
  • O que valoriza e desvaloriza diversos tipos de imóveis
  • Os medos e desejos de diferentes perfis de clientes
  • As tendências do mercado imobiliário internacional, nacional e regional
  • O cenário de financiamento imobiliário no Brasil
  • As variáveis econômicas que impactam o setor, como alta do dólar e baixa da Selic
  • Planos das maiores imobiliárias, construtoras e incorporadoras do país

Todos esses assuntos trazem consigo uma grande quantidade de dados que os consultores imobiliários interpretam para criar suas análises e relatórios. Afinal, é esse o produto que eles vendem: sua expertise aplicada em análises de riscos e oportunidades.

Não por acaso, os consultores imobiliários podem ser profissionais formados em áreas como administração, economia, marketing, engenharia ou arquitetura. Quanto mais conhecimento aplicado, maior será o diferencial dessa consultoria. 

Consultor imobiliário poder ser independente ou precisa estar ligado a imobiliária?

Assim como um corretor pode ser autônomo ou ligado a uma imobiliária (e ambos são aceitos como parceiros imobiliários da Loft), consultores imobiliários também podem optar pelo trabalho independente ou dentro de uma empresa

Onde se informar para fazer consultoria imobiliária?

Além de consumir diariamente notícias de portais especializados e jornais (com atenção especial ao caderno de economia), consultores imobiliários podem aproveitar a diversidade de conteúdos online criados por especialistas.

Entre eles, destaque para:

Acima, o podcast Banco Imobiliário fala sobre a presença da Brookfield, gigante do mercado imobiliário internacional, no Brasil: aprender sobre tendências e players é fundamental para prestar uma boa consultoria

Qual a diferença entre corretor de imóveis e consultor imobiliário?

Vamos começar pela principal: um corretor pode atuar também como consultor imobiliário se tiver a expertise, mas um consultor imobiliário não pode atuar como corretor sem registro no CRECI, pois exige curso especializado e estágio obrigatório (saiba mais aqui). 

Além disso, o cotidiano desses profissionais é diferente. O corretor de imóveis auxilia clientes no processo de compra, venda e aluguel de imóveis e terrenos, em áreas urbanas ou rurais. 

Precisa prospectar imóveis e clientes, conseguir avaliar imóveis em termos de preço e potencial, conhecer a fundo os aspectos burocráticos das transações imobiliárias, saber negociar e manter relacionamentos. 

o consultor imobiliário se atenta mais ao cenário micro e macroeconômico do mercado imobiliário. Sabe analisar as regiões e tipos de imóveis em alta ou baixa em um determinado momento ou para um determinado perfil, entre outros tipos de estudo.  

Por entender o que impacta esse campo a curto, médio ou longo prazo, consegue direcionar seus clientes para decisões baseadas em dados, insights e elucidar suas dúvidas. 

Por fim, há uma diferença no pagamento. Enquanto o corretor recebe comissão ao fechar um aluguel ou uma venda de imóvel, o consultor imobiliário pode receber por hora, projeto ou comissão. Tudo depende de seu contrato e vínculo empregatício (o consultor independente, por exemplo, tem mais flexibilidade para negociar que seu colega em uma empresa). 

Seja parceiro imobiliário da Loft

Aproveite essa oportunidade para se tornar um parceiro imobiliário da Loft. É só se inscrever gratuitamente

Além de aproveitar os diferenciais abaixo, você amplia seus conhecimentos sobre a revolução tecnológica do mercado imobiliário – algo essencial para quem é ou quer ser consultor imobiliário.

  • Portfólio com imóveis nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte
  • Mais chances de fechar negócio: a plataforma da Loft tem mais de 5 milhões de visualizações por mês
  • Site e aplicativo fáceis de usar. Você realiza agendamentos, acompanha status de visitas, propostas, pagamento, etc
  • Atendimento dedicado e humanizado. Te ajudamos nas dúvidas de pagamentos, status de indicações e outros assuntos
  • Especialistas que cuidam de toda a burocracia para você fechar mais negócios
  • Segurança na transação através de uma política transparente e simples de vínculo entre cliente e parceiro imobiliário

Torne-se um parceiro imobiliário da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde! Caso necessite de mais informações sobre a Loft ou sobre parcerias, entre em contato pelo e-mail imprensa@loft.com.br que responderemos você rapidinho.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.