Como converter meses em anos no financiamento?

Compartilhar a notícia

25 de outubro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 31 de outubro de 2023 6 min de leitura

Saber como converter meses em anos é um conhecimento de grande importância, principalmente pensando no contexto do mercado imobiliário. Isso ocorre porque os prazos de muitos contratos e financiamentos são definidos em meses. 

Em um primeiro momento, esse assunto até pode parecer simples. Afinal, se alguém perguntar a você quantos anos tem 24 meses, por exemplo, a resposta é fácil: 2 anos. Porém, no mercado de imóveis, os prazos costumam ser bem maiores, podendo chegar ou ultrapassar 420 meses. Logo, o cálculo tende a ser mais complicado. 

Por esse motivo, veja neste artigo como converter meses em anos, além de compreender outros pontos relevantes sobre o tema!

Como são usados os prazos no mercado imobiliário?

Normalmente, os prazos no mercado imobiliário são contados em meses. Essa é uma característica comum a financiamentos, tempos de contratos, prazos de construção de propriedades, entre outras situações.

Nesse sentido, saber como transformar meses em anos é fundamental. Assim, é possível ter uma visão mais clara a respeito do compromisso financeiro que você está assumindo e de quanto tempo levará para você alcançar o seu objetivo — como a compra de um imóvel.

Ainda, vale observar que, no mercado imobiliário, os prazos costumam ser mais longos em comparação com diversos outros setores. Essa situação ocorre devido à natureza dos bens envolvidos e aos desafios associados à compra, venda e desenvolvimento de propriedades. 

Em geral, os imóveis — sejam eles residenciais ou comerciais — são bens de alto valor. Dessa maneira, a aquisição ou a construção deles requer quantias significativas de dinheiro

Assim, os prazos mais longos são uma forma de permitir que as pessoas consigam comprar propriedades sem comprometer todo o seu orçamento. O mesmo vale para a construção de um imóvel do zero.

Na prática, os prazos mais extensos são uma característica própria do mercado imobiliário por conta da complexidade das transações e do valor substancial dos ativos envolvidos. Eles servem para oferecer mais flexibilidade e possibilidades às partes interessadas em uma propriedade.

Afinal, como converter meses em anos?

Agora que você já está contextualizado com relação aos prazos no mercado imobiliário, é válido entender como converter meses em anos, na prática. Como você verá, transformar essas medidas de tempo envolve um cálculo simples, mas que é bastante útil.

Para converter meses em anos, basta dividir o número de meses pela quantidade de meses presentes em 1 ano, que no caso é 12. Então, se você deseja saber, por exemplo, quantos anos tem em 36 meses, basta realizar a divisão desse número por 12, que equivale a 3 anos. Simples, não?

Quer ver outra simulação? Imagine que você encontrou um empreendimento imobiliário que será desenvolvido em 48 meses. Fazendo o cálculo 48/12, é possível saber que ele levará 4 anos para ficar pronto.

Agora, é válido destacar que existem prazos bem maiores no mercado imobiliário, principalmente quando se fala em financiamento. Veja alguns exemplos de prazos mais extensos, com base em períodos que costumam ser praticados no mercado de imóveis!

Anúncios

60/120/180 meses são quantos anos?

60 meses em anos equivalem a 5 anos. Já 120 meses (o dobro), naturalmente corresponde a 10 anos. Por fim, vale saber que 180 meses representam 15 anos (180/12 = 15) — um prazo bastante comum para o financiamento de um imóvel no Brasil.

240/360/420 meses são quantos anos?

Além dos períodos anteriores, é válido saber que existem prazos ainda maiores na modalidade de financiamento imobiliário — a começar por 240 meses. Ao optar por financiar uma propriedade nesse tempo, você terá 20 anos para pagá-la (240/12 = 20).

Já 360 meses em anos correspondem a um prazo de 30 anos para quitar um imóvel que você comprou via financiamento. Além dessas opções, existe um período maior: o de 420 meses. Esse é o tempo máximo permitido para financiar uma propriedade e equivale a 35 anos.

Como utilizar essa conversão na prática?

Sabendo como converter meses em anos, é interessante compreender como você pode utilizar esse cálculo no seu cotidiano. Para tanto, acompanhe nos tópicos a seguir algumas situações em que essa conversão costuma ser bastante útil!

Financiamento imobiliário

Na hora de comprar um imóvel, como uma casa ou um apartamento, grande parte dos brasileiros opta pelo financiamento imobiliário. Ao recorrer a essa solução de crédito, os termos geralmente são apresentados em meses.

Se o banco apresentar uma proposta de 72 meses para financiar a propriedade desejada, você já saberá que o prazo equivale a 6 anos. Afinal, foi possível aprender a fazer essa conversão na prática.

Dessa forma, há como compreender de maneira mais clara o compromisso financeiro que você terá e se ele de fato atende às suas necessidades. Dependendo da situação, você pode precisar de um prazo maior — por exemplo, de 9 anos (108 meses) — para as parcelas caberem no seu orçamento.

Sabendo como converter meses em anos, você poderá avaliar e comparar diferentes opções de financiamento e se planejar e tomar melhores decisões financeiras.

Tempo de contrato

Outra situação que você pode utilizar a conversão de meses em anos refere-se aos tempos de contratos, como o de aluguel. Isso porque eles também costumam ter prazos especificados por um determinado número de meses.

Pela Lei do Inquilinato, é comum que o tempo de contrato de aluguel seja de 30 meses (2,5 anos). Porém, vale ressaltar que ele pode ser negociado entre locador e locatário, com períodos maiores ou menores.

Independentemente do prazo, ao saber como converter meses em anos você conseguirá entender por quanto tempo está comprometido com um acordo imobiliário.

Tempo de construção

Por fim, é válido saber que, caso você pretenda construir um imóvel ou adquirir uma propriedade em fase de construção, os prazos de entrega costumam ser fornecidos em meses.

Logo, sabendo como fazer essa conversão, fica mais fácil compreender quanto tempo levará até que o seu imóvel esteja pronto para morar. No geral, isso também é essencial para o seu planejamento, já que permite que você se prepare para a mudança, por exemplo.

No mercado imobiliário, saber como converter meses em anos é um conhecimento fundamental. Por meio dele, você consegue entender prazos, contratos e compromissos de maneira mais clara. Na prática, ele contribui para as suas tomadas de decisões e o seu planejamento financeiro.

Gostou do conteúdo? Conheça o Simulador de Financiamento Imobiliário da Loft.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.