Custo Unitário Básico: o maior indicador da construção civil

Compartilhar a notícia

31 de janeiro de 2022

Atualizado: 31 de janeiro de 2022 6 min de leitura
custo-unitario-basico

O Custo Unitário Básico (CUB) é o principal indicador da construção civil, ajudando a determinar o preço-base de um imóvel de forma muito mais clara. Isso acontece com base nos custos médios que toda construção tem com materiais, pessoal e equipamentos. 

Nesse artigo, a gente vai te ensinar como funciona o Custo Unitário Básico, ver sua importância para o setor e aprender a como calcular e encontrar as tabelas estaduais que facilitam o processo de custo da construção civil!

O que é CUB?

Muita gente ouve falar, mas poucos sabem o que é o CUB. O Custo Unitário Básico de Construção (também CUB/m²) é o indicador-chave dos custos do setor da construção civil. Ele é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil. Basicamente, serve como um índice que representa o custo parcial de uma obra (sem considerar custos adicionais que deverão ser calculados em separado). 

Regulado pela Lei Federal 4.591 de 1964, o CUB busca criar um parâmetro claro para os custos dos imóveis para fins de construção e incorporação imobiliária, com base nos preços de produtos e serviços associados à atividade para cada região. Assim, servindo de base para todo o setor - por isso o nome custo unitário básico (CUB).

Como indica o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais, “o CUB/m² é um indicador essencial no dia a dia das empresas de construção civil”: “É através dele que podemos realizar o registro de nossas incorporações imobiliárias e é através dele também que podemos verificar o custo básico de nossos empreendimentos.” 

Considerando como o processo de compra e venda de um imóvel tem sempre gastos extras e que existe especulação mesmo na planta, orçar um projeto sem margem para erros é facilitado pelo indicador. Ele ainda deixa mais previsível o orçamento de quem estiver desenvolvendo qualquer projeto imobiliário! 

Agora que a gente viu o que é o CUB, vamos ver como ele é formado?

CUB: índice é formado por materiais, pessoal e equipamento

Para definir um custo unitário básico da construção civil, o CUB usa no índice uma série de critérios. Para calcular o CUB, devem ser considerados os seguintes itens: materiais de construção, mão de obra e equipamentos.

  • Em materiais de construção, estão insumos como cimento, concreto, areia, vidro e outros itens básicos;
  • Na mão de obra, são avaliados os serviços de pedreiro e de servente, entre outros;
  • Nos equipamentos, tudo que for necessário de suporte, como por exemplo a locação de betoneiras.

Ao calcular o CUB, o índice desconsidera o que não é essencial e que precisa ser avaliado caso a caso. Por exemplo, ficam de fora elementos como fundações, instalações, elevadores, eletrodomésticos e outros itens acoplados, climatização, ventilação, exaustão, projetos arquitetônicos, etc.

É claro que, com essas limitações, o CUB tem como objetivo guiar o preço-base do setor. Vale ainda conhecer outros índices importantes para o mercado imobiliário!

O que significa CUB? O que esse indicador mede?

Como calcular o CUB

A forma de como calcular o CUB segue uma lógica simples: é o resultado da soma dos custos de materiais, mão de obra e equipamentos dividido pela área construída. No formato final, o CUB/m² é a relação R$/m², ajudando a estimar um valor-base por metro quadrado da área construída.

Apesar de a gente ter como calcular o CUB de forma estimada, você precisaria identificar qual o projeto-padrão mais adequado ao planejamento para poder escolher qual o valor CUB a ser utilizado como base para o cálculo. E existem várias possibilidades, cada uma para construções residenciais, comerciais e industriais e dependendo do número de pavimentos.

Como isso não precisa ser uma dor de cabeça, quem faz o serviço de cálculos são os sindicatos da construção (Sinduscon) de cada estado.

Tabela do CUB: como conseguir?

Você pode encontrar a tabela de preços da construção civil por estado diretamente no site da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Por lá, também é possível ver a tabela do CUB médio no país e mais vários conteúdos, como metodologia de cálculos e as definições de projetos-padrão de diferentes tipos.

Mas olha: se o seu caso é de estimar o valor-base do imóvel que você está negociando, a tabela do CUB não dá conta do cálculo, porque um imóvel já construído teve inúmeros custos agregados. 

Nesse caso, a sugestão de precificação da Loft é uma ótima aliada, por exemplo, para quem quer vender um apê, pois garante uma transação de acordo com a realidade do mercado e ajuda a vender mais rápido.

Descomplique com a Loft na hora de comprar seu apê 

Se você está de olho em comprar um lugarzinho para poder enfim chamar de seu, não importa qual seja o padrão: a Loft te ajuda a descomplicar e agilizar o processo! A gente entende tudo de compra e venda de apês residenciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Guarulhos, e te garante todo o apoio que você possa precisar na compra de um apê do nosso catálogo - incluindo assessoria gratuita de financiamento imobiliário.

Dentre o que a Loft oferece, nossa assessoria imobiliária inclui toda a parte jurídica de contrato, serviços de cartório e verificação de pendências jurídicas, garantindo uma compra segura, com economia e tudo feito nos conformes. E você ainda tem à disposição a garantia das melhores ofertas de financiamento graças ao nosso time especializado de crédito, que negocia taxas vantajosas com bancos e instituições especializadas.

Ah, e sabe o melhor de tudo? Você pode acompanhar cada etapa do processo diretamente no nosso app – inclusive com um sistema de pesquisa de imóveis personalizado e que permite visitas (locais e virtuais) e agendamento.

Não é brincadeira: a gente te acompanha do começo ao fim. Vem garantir o apê dos seus sonhos com a Loft!

Especialista de SEO e conteúdo com mais de uma década de experiência em agências de publicidade, mercado financeiro e decoração. Já trabalhou com grandes marcas como Itaú e Banco Pan, além de ter sido empreendedor. Possui MBA em Marketing pela FGV e pós em Gestão de Produtos Digitais pela BBI Chicago.

Veja também

lavanderia dentro armario sala estar marcenaria

Morar com estilo

24 de junho de 2022

Inspiração: A lavanderia deste apê fica dentro do armário da sala de estar

plantas apartamento sala vaso pleomele

Morar com estilo

23 de junho de 2022

Plantas e folhagens para apartamento: 10 opções para você cultivar

SBPE Sistema Brasileiro de Poupanca e Emprestimo

Mercado imobiliário

22 de junho de 2022

SBPE: saiba o que é e para quem vale a pena

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.