Decoração com espelhos: como usá-los da melhor maneira?

Compartilhar a notícia

Confira dicas de especialistas para usar espelhos de forma a garantir amplitude, melhor iluminação do espaço e ainda trazer um décor mais moderno

06 de outubro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de setembro de 2023 7 min de leitura

Sempre presentes, os espelhos decorativos são elementos que não ficam de fora dos lares. Mais do que só um instrumento prático para quem quer checar o próprio visual, muitos profissionais da arquitetura estão incentivando a decoração com espelhos. 

Como usar espelhos na decoração?

casacor, espelho, decoração com espelho
Ambiente de Beatriz Quinelato para a CASACOR São Paulo 2022 que apostou em um espelho em formato arredondado para trazer modernidade e fluidez ao projeto. Crédito da foto: Renato Navarro

Essa tendência não é de hoje. Ela caminha à medida em que as moradias com metragens reduzidas também ganham força, já que o principal benefício dos espelhos é trazer mais amplitude ao espaço.

Essa técnica de usar o espelho para passar uma sensação de maior dimensão dos ambientes é usada com frequência, mas você sabia que existem outras contribuições que o elemento pode trazer para a decoração do lar?

A arquiteta Daiane Antinolfi destaca que os espelhos podem ser grandes aliados para a iluminação do projeto, pois eles refletem a luz e, dessa forma, melhoram a claridade do ambiente.

Os espelhos decorativos também têm o poder de trazer uma estética única. Na CASACOR São Paulo 2022, maior mostra de arquitetura e decoração das Américas, vários profissionais do elenco usaram o espelho de maneiras inusitadas, como uma peça de design decorativa – que conta com o plus de trazer praticidade também. 

Onde usar espelhos decorativos?

Essa é uma dúvida frequente, mas a boa notícia é que existem opções de espelhos disponíveis para praticamente todos os ambientes. 

quarto de criança, espelho no quarto
A arquiteta Si Saccab apostou no espelho do piso ao teto para trazer mais amplitude ao quarto infantil. Crédito da foto: Mariana Orsi

A arquiteta Si Saccab acredita que os espelhos podem estar presentes desde as suítes para ajudar os moradores a se arrumarem e se verem de corpo inteiro até um lavabo, sala de estar e sala de jantar. 

“Quando o espelho é usado em superfícies totais, em que reveste toda a extensão da parede, dá aquele efeito inegável de que a estrutura nem existe. Já em composições com outros quadros e elementos, desperta curiosidade e interação das pessoas com este o espelho”, afirma Si Saccab. 

A dica da arquiteta Daiane Antinolfi é usar os espelhos em ambientes que carecem de ampliação visual, mas ressalta o poder estético que a peça pode ter para trazer elegância: “Gosto muito de utilizar espelhos para trazer sofisticação ao ambiente. Hoje em dia, temos espelhos de inúmeros acabamentos, até mais escurecidos ou bronze que podem facilmente ser usados como revestimento em paredes da sala, por exemplo”, comenta. 

Anúncios

Como fazer a decoração com espelhos para trazer mais amplitude?

espelho na sala de jantar, decoração com espelho na sala
Além da porta camuflada, Si Saccab apostou em uma estrutura espelhada que permitia inclusive colocar o ar condicionado sem danificar o espelho. Crédito da foto: Divulgação

Se você é uma das milhares de pessoas que vivem em um apartamento pequeno (de até 40 m²) já deve ter pensado em usar os espelhos para trazer mais dimensão ao espaço.

Existem vários jeitos de usá-los para essa finalidade. Si Saccab prefere como “revestimento total da parede de ponta a ponta”, em que até as portas de passagem podem contar com essa cobertura espelhada para ficar camufladas. 

Ela também aconselha, nesses casos, a usar um rodapé invertido para passar a sensação de que a parede está flutuando sob o piso – o que ajuda também a diminuir a superfície do espelho. 

Decoração com espelhos nos móveis

moveis espelhados, estante de livros, estante espelhada
Daiane Antinolfi usou uma estante de livros espelhada para trazer um toque sofisticado para seu projeto. Crédito da foto: Renato Navarro

Outras aplicações também são possíveis. Daiane Antinolfi destaca o uso de móveis espelhados que, além de se tornarem pontos de luz, também trazem um charme especial para a composição. 

Decoração com espelhos na sala de estar 

decoração de espelho redondo
Neste projeto assinado por Marcelo Salum, o espelho redondo foi utilizado como um elemento decorativo para não deixar a parede sem graça. Crédito da foto: Divulgação

A sala de estar é o cartão postal do lar, e apostar nos espelhos ajuda a deixar o ambiente com mais personalidade. A seguir, confira algumas inspirações:

decoração de espelho na sala de estar
Sabrina Salles adotou um espelho com moldura para destacar a sala de estar e deixá-la mais ampla. Crédito da foto: Julia Herman Fotografia

Decoração com Espelhos redondos no hall de entrada

decoração de espelho no hall de entrada
Os espelhos redondos são práticos e cabem em qualquer espaço – desde um hall de entrada até banheiros. Crédito da foto: Shutterstock

Os espelhos com formato arredondado estão mais em alta do que nunca com as formas orgânicas ganhando cada vez mais espaço nos projetos. 

decoração com espelhos na sala de jantar
Os espelhos redondos estão em alta na decoração por trazer um toque mais contemporâneo para os ambientes. Crédito da foto: Shutterstock

Cuidados importantes ao usar espelhos na decoração

Ao apostar no elemento para a decoração, ninguém espera ter o espelho danificado ou até mesmo quebrado – seja pelo custo ou pelos sete anos de azar entre os mais supersticiosos. 

Por serem muito populares, poucas pessoas dão a devida atenção em relação à procedência do espelho, e esse é um ponto que Daiane Antinolfi acredita ser crucial. “Para garantir uma boa nitidez, o espelho precisa ser em cristal, no mínimo, 4 mm”. 

Lavabo com espelhos, espelho na decoração do lavabo
É importante tomar cuidado com a limpeza dos espelhos e não usar produtos abrasivos. Crédito da foto: Renato Navarro/ Projeto de Daiane Antinolfi

Ela também alerta para a escolha da cola, que deve ser usada com moderação e própria para esse tipo de aplicação, assim, não corre o risco de corroer a película de trás do espelho. 

No caso dos banheiros, é importante que a cola seja passada sempre na vertical, para assegurar que partículas de água do vapor não fiquem acumuladas atrás do espelho, pois podem formar mofo ou mesmo gerar desgastes ao longo do tempo. 

Já em relação à decoração com espelhos, Daiane Antinolfi aconselha a não utilizar o espelho em algum móvel ou parede que recebe luz diretamente, pois o reflexo pode incomodar. Ela dá o exemplo de mesas de centro espelhadas que refletem a luz do teto. 

lavabo com espelho
Usar uma moldura ajuda a trazer mais elegância e traz um formato mais orgânico para o espelho, como no projeto de Si Saccab. Crédito da foto: Rafael Renzo

Si Saccab traz uma dica diretamente para os pais com crianças pequenas que usam espelhos na decoração do lar: “ao mesmo tempo que as crianças interagem muito com o espelho (e é muito interessante para se olharem), também tem o perigo da quebra”. 

A arquiteta recomenda usar uma moldura, pois o acabamento da lateral do espelho não costuma ser tão bonito, e não é recomendado deixar aparente. Além disso, a moldura pode ajudar a fixar melhor o espelho e evitar que ele seja danificado com o passar do tempo.

Colaboração Yeska Coelho

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Deixe seu comentário

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.